BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Santa Ceia - Estudo 01

Análise Bíblica/Confessional das Palavras da Instituição

Introdução

  • A Santa Ceia é evangelho (é dádiva de Deus, através de Cristo, para todo pecador).
  • A Santa Ceia é sacramento (é instituído por Deus, possui elementos externos, estão unidos à Palavra e conferem perdão e todas bênçãos espirituais adquiridas por Cristo).
  • A diferença entre Batismo e Santa Ceia - Batismo é o sacramento que cria a fé e nos torna filhos de Deus, enquanto que a Santa Ceia nutre e fortalece esta fé.
  • A Santa Ceia é a grande resposta à pergunta: "Como Cristo conduz ou está presente em sua igreja como cabeça?
  • A Santa Ceia recebe vários nomes: mesa do Senhor, ceia do Senhor, o partir do pão, eucaristia, santa comunhão, sacramento do altar, missa e mistério.

A Instituição de Cristo

  • A Ceia ocorreu em Jerusalém, local único da Páscoa e numa residência, comum devido ao grande número de peregrinos que vinham para a festa.
  • A utilização de qualquer aposento para a celebração da Ceia era livre nas residências em Jerusalém (Mc 14.13-15)
  • A celebração da Páscoa era uma das três grandes festas para o povo de Israel, a qual caracterizava a libertação do povo do Egito. Era uma ceia familiar - por isso Jesus a tomou só com seu grupo dos Doze Discípulos.
  • A nova interpretação que Jesus faz da Ceia Pascal é possível, já que fazia parte do ritual da mesma enfatizar algo pessoal/familiar.
  • Na Bíblia, encontramos o relato quatro vezes: Mt 26.26-30; Mc 14.22-26; Lc 22.14-20; 1 Co 11.23-26.

A Ênfase Luterana/Confessional

  1. Presença Real - Cristo está presente com seu corpo e sangue no pão e no vinho, porque ele assim o disse. Aqui surge uma prova para a fé: se acreditamos somente em Cristo ou se precisamos de outras fontes para nossa fé. Esta presença sacramental ou real é a certeza de que Cristo está em nosso meio. "Fazei isto em memória de mim" diz Cristo. Crer na presença real é depender do puro evangelho, Cristo.
  2. União Sacramental - É uma questão de fé acreditar que Cristo está presente verdadeiramente nos elementos consagrados. Não existe uma doutrina a respeito do assunto, pois assim como Cristo disse que estaria presente nós acreditamos que ele está, sem filosofarmos a respeito. Quando a filosofia se intromete na tentativa de explicar como Cristo está presente na Ceia, começam a surgir teorias. Duas delas que encontramos em nosso meio hoje: a) transubstanciação da igreja Católica Romana - pão e vinho são transformados em corpo e sangue e depois da consagração só existe o corpo e sangue. Para que isso aconteça é necessário que o oficiante sacrifique novamente a Cristo (caráter sacrificial da Ceia); b) presença simbólica ou espiritual de Cristo na Ceia, defendida pelas igrejas reformadas (calvinistias e zwinglianas). Para esta concepção, Cristo não pode estar aqui na terra, presente na Ceia, já que ele está no céu. Para estas igreja, os sacramentos não têm muito valor, são apenas um cerimonial, já que o evangelho está na Palavra de Deus.
  3. O Comer Oral: Ao caracterizarmos a presença real de Cristo na Ceia, precisamos estar consciente de que comemos e bebemos o corpo e sangue de Cristo de uma maneira incompreensível. Este é o participar dignamente da Ceia, onde recebemos os quatro elementos.
  4. A Recepção Indigna: Acontece para aquele que não tem fé na presença real de Cristo na Santa Ceia. Este participante não recebe os benefícios da Ceia. Na realidade estará recebendo somente o pão e o vinho, sendo que o corpo e sangue não são recebidos e, por isso, a obra de Cristo não tem valor por este comungante indigno.
  5. A Ação Sacramental: A Santa Ceia só tem seu valor pelo que Cristo fez. Na Santa Ceia, Cristo age e não o oficiante nem o comungante. O oficiante somente administra e o comungante somente recebe o que Cristo fez por ele. A ordem e a presença de Cristo que dão valor à Ceia.
  6. A Eficácia da Santa Ceia: As palavras da Consagração são para nós uma grande confissão de fé. Por serem palavras de Cristo, elas que dão valor aos elementos e nós as simplesmente repetimos. Não depende se o oficiante está ou não está habilitado para a consagração. Mas somente de Cristo. As palavras da consagração não são magia mas são palavras poderosas, visto serem palavras do próprio Deus. Não existe uma fórmula mágica (opos pocus) por trás das palavras; simplesmente repetimos o que Cristo disse e isso que faz a Ceia ter seu valor para nossa fé. O uso errôneo ou negligente pode acabar com o poder de Cristo, tornando a Ceia incerta ou vazia, sem valor para nossa fé.
  7. O Uso Benéfico da Santa Ceia terá aquele que quer receber os benefícios de Cristo. O comungante que crê como e bebe os elementos e recebe os benefícios espirituais da Ceia. O uso benéfico requer fé nestas palavras "por vós". Requer "examinar-se" se realmente quer receber o que Cristo fez por ele.
(Rev. Clovis Prunzel)

Nenhum comentário: