BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Koinonia - Estudo 03

Hospitalidade Além Da Koinonia
Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros em suas casas (Rm 12.13)
A palavra grega que foi traduzida como repartir é koinoneo, a forma verbal do substantivo koinonia. Nós cremos que os membros de uma congregação onde exista koinonia irão praticar a hospitalidade de forma espontânea. Ray Stedman, descreve koinonia com as seguintes palavras.
O Novo Testamento coloca uma grande ênfase na necessidade dos cristãos conhecerem bem um ao outro, de perto e intimamente, a fim de que possam suportar os fardos uns dos outros, confessar suas faltas uns aos outros, exortar e prevenir um ao outro, auxiliar um ao outro com a Palavra e oração... Na Igreja primitiva este tipo de vida era evidente pela maneira como os cristãos se reunião nas casas, instruindo uns aos outros, estudando e orando juntos, e repartindo os dons espirituais. Então eles voltavam novamente ao mundo e deixavam que o calor e o brilho de suas vidas cheias do amor de Cristo transbordassem e, assim, testemunhavam espontaneamente, atraindo pagãos tal como uma loja de doces atrai crianças.
De que outra forma um pagão moderno poderia compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade (Ef 3.18-19)? O pagão moderno não tem em mente que a Igreja é a congregação de todos os crentes, entre os quais o Evangelho é pregado puramente e os santos sacramentos são administrados de acordo com o Evangelho (Confissão de Augsburgo, VII). Ele não está interessado em reuniões de senhoras, orçamento, cultos especiais, pregadores especiais, corais ou grupos de canto, programas de Natal ou páscoa. Mas ele sofre fome de amor em um mundo onde as pessoas amam o dinheiro e praticam o egoísmo com mentiras.

1. Conforme 1 Pe 4.9 onde começa a hospitalidade?
Aqui temos alguns exemplos de hospitalidade? Quais os que você ou sua congregação tem praticado?
  • Cuidar dos filhos de algum amigo
  • Enviar cartões em nascimentos ou aniversários
  • Providenciar alimento ou cuidado de casa para alguém que está doente
  • Percebendo que alguém faltou ao culto, entrar em contato para ver se há algum problema
  • Providenciar que alguém doente seja atendido por um médico
  • Providenciar roupas para famílias carentes
  • Convidar um visitante do culto para almoçar em sua casa
  • Dar boas vindas aos visitantes, escutar e responder seus questionamentos, mostrando sua preocupação por eles.
  • Acompanhar prospectos (possíveis novos membros) a classes de instrução.



2. 1 Tm 3.2-4 e Tt 1.7-9 mostram as expectativas de Deus para um pastor. Em ambas as listas está incluída a qualidade de hospitaleiro. Como você poderia ajudar seu pastor para que ele fosse mais hospitaleiro?

3. Conforme 2 Tm 4.14-18, como Satanás atacou Paulo e tentou dificultar seu ministério?
a. Como você pensa que ele poderia atacar ou dificultar o trabalho do pastor em sua congregação?
b. Quem poderia precisar de amor especial e hospitalidade em sua congregação?

Compreendendo: a boca do leão (citado na versão Almeida Revista e Atualizada), muito provavelmente é uma insinuação a Satanás, e não ao perigo representado pela morte física (cf. 1 Pe 5.8)

4. No Novo Testamento existem muitos exemplos da hospitalidade cristã. Usando seu conhecimento do Novo Testamento, numere corretamente as duas colunas:
Pessoas que deram hospitalidade Pessoas que receberam hospitalidade
a. Jesus (___) Igreja de Laodicéia
b. Maria, Marta e Lázaro (___) Paulo
c. Gaio (___) Simão Pedro
d. Ninfa (___) Paulo e Silas
e. Filemon (___) alimentou cinco mil pessoas
f. Simão, o curtidor (___) Jesus
g. Carcereiro de Filipos (___) Paulo e a Igreja de Roma

Se você encontrou dificuldade em achar as respostas corretas, verifique as seguintes passagens bíblicas: Jo 6.11, Jo 12.1-2; At 9.43; At 16.33-34; Rm 16.23; Cl 4.14; Fm 22. Note que em todas as ocasiões, a hospitalidade incluiu comida, hospedagem, ajuda médica e casas particulares sendo usadas para as reuniões da Igreja local.

5. Conforme 1 Co 16.20 e 2 Co 13.12, como os cristãos saudavam uns aos outros?
a. Como nós poderíamos expressar uma hospitalidade viva para outros cristãos?

6. A Bíblia contém muitas referências dramáticas de pessoas que foram recompensadas por Deus por terem demonstrado sua hospitalidade aos líderes espirituais. Elias ressuscitou o filho da viúva de Sidom (1 Rs 17). Eliseu ressuscitou o filho da Mulher sunamita (2 Rs 4). Jesus ressuscitou Lázaro, irmão de Maria e Marta (Jo 11)
a. Leia Mt 10.40-41. A palavra recebe neste texto significa recebe como um convidado. O que acontecerá se você receber um profeta como convidado?
b. E um homem honesto?
c. Leia Mt 10.42. Quem é o pequeno ou menor neste texto?
d. O que receberá se você der um copo de água a um destes pequenos?
e. Cite alguns exemplos de copo de água:

7. Depois que Saulo (Paulo) viu Jesus na estrada para Damasco, ele passou três dias sem enxergar, comer e beber. Durante este tempo ele ficou por conta da hospitalidade de um homem chamado Judas, morador da Rua Direita em Damasco. Deus encarregou um discípulo chamado Ananias de ser também hospitaleiro a Saulo. Leia At 9.10-17 e discuta se foi fácil para Ananias ser amável para com Saulo, o conhecido incrédulo. Qual foi o resultado da hospitalidade de Judas e Ananias para com Saulo?

8. Leia Jo 14.1-3. Qual é a maior hospitalidade que alguém pode receber?

Vamos conversar
1. Reparta com seu grupo uma ocasião em que você recebeu hospitalidade cristã. Como você se sentiu?

2. Qual deveria ser sua atitude se um testemunha de Jeová ou membro de qualquer outra religião bater em sua porta? Discutam isso à luz de 2 Jo 10-11 e cuidadosamente definam o que o apóstolo quer dizer com receber e saudar (dizer).

3. Como o medo nos impede de ser hospitaleiros? De que nós temos medo?

4. Em nossa sociedade, a família ampla (pais, irmãos, irmãs, tias, tios, primos, todos vivendo em uma mesma área geográfica) não prevalece tanto quanto a família nuclear (mãe, pai e filhos). Como a hospitalidade cristã pode aliviar o problema de solidão na família nuclear? E na família com pai solitário (apenas o pai ou a mãe e seu filho)?

5. Um exemplo de koinokia-hospitalidade é dar as boas vindas a um novo membro da congregação como um irmão ou irmã em Cristo. Você já pensou nos outros membros da sua congregação como irmãos e irmãs? Você sempre os considerou como tais? (confira At 15.23, Rm 16.1, 2 Ts 3.6)

(Koinonia - Vivendo em Comunhão - Estudos obtidos no site de The Lutheran Church - Missouri Sinod - www.lcms.org
Traduzido e adaptado por Rev. Éder Carlos Wehrholdt - Campo Largo - Pr - abril de 2002)

Nenhum comentário: