BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Números 11.4-29 - Caminhando, sendo liderados e liderando (sermão)

Introdução
Qual é a importância de um líder? Pergunta importante, pois muitos estão se esquecendo que dentro do plano de Deus em salvar pessoas, o líder local, da comunidade é muito importante. Você sabe que pode exercer alguma função em sua comunidade? Muitos não sabem que podem auxiliar no trabalho da comunidade, ou até são impedidos de fazê-lo. Em que eu poderia auxiliar? Pergunta feita quando alguém se dispõe a ajudar.

Moisés é a figura de muitos líderes da atualidade. Cansado, se sentindo sozinho, abandonado, fraco e a ponto de abandonar sua função de liderança. Vejamos então com base na Palavra de Deus em Números 11, e meditemos no tema: Caminhando, sendo liderados e liderando.

Desenvolvimento

Após anos de escravidão no Egito, Deus resolveu enviar Moisés para libertar o povo. Para ocorrer a libertação a intervenção de Deus por meio de dez pragas, foi imprescindível. Depois da libertação, após 3 meses para ser mais exato, o povo chega no monte Sinai, ali ficaram reunidos e foram instruídos pelo seu líder Moisés que recebia de Deus a instrução de Deus dirigida ao povo. Após 11 meses de acampamento nos pés do monte Sinai, período esse narrado no livro de Êxodo, Levítico e até o cap. 10 de Números, o povo continua sua caminhada que só irão parar na terra prometida. Há pela frente 38 anos de caminhada. E o que será importante nessa caminhada? A liderança e o saber ser liderado.

Em nosso texto de Nm 11, vemos que o povo após três dias de reinicio de caminhada reclama. Qual é o motivo da reclamação? Nm 11.1, 4-6 falta de carne, saudade da comida do tempo da escravidão, estavam se sentindo fraco, reclamavam do maná e da providência de Deus. E qual foi à reação do líder Moisés? Nm 11.11-15, falou aborrecido com Deus, e devido a pressão e até mesmo por ter que fazer tudo sozinho, de certa forma duvidou do auxilio de Deus.

Moisés olhou para si mesmo e questionou a Deus, "onde poderia eu conseguir carne para dar a todo este povo?" (Nm 11.13). Quando o homem, o líder olha para si mesmo, olha para as suas capacidades, ele está começando a naufragar, porque nós somos apenas instrumentos nas mãos de Deus, cabe a nós vasos escolhidos de Deus "entregar tudo nas mãos de Deus" (1Pe 5.7) na certeza de que ele cuida de nós (Sl 23.1) e que nada nos faltará, e nos lembrar da palavra de Deus que nos diz: "...A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco..." (2Co 12.9).

Durante a nossa caminhada neste mundo, Deus nos lidera, pois Ele é o nosso líder, nos dá líderes para nos conduzir ao prêmio que Ele Cristo já conquistou para nós, e além do mais nos capacita a sermos lideres para podermos capacitados por Deus liderarmos outros.

Moisés diante daquela situação, o povo chorando, reclamando, foi conduzido ao desespero e a dúvida. Diante daquela situação Moisés não via saída. E depois de constatar que ele não era capaz de atender ao pedido do povo, dar carne, ele se reconheceu fraco, e assim abriu seu coração e disse: "Eu sozinho não posso cuidar de todo este povo" (Nm 11.14).

Talvez estejamos nos perguntando: O que Deus fez nessa situação? Nm 11. 16 – 20. Como sempre faz, mostrou a saída, e resolveu a questão. Providenciou líderes e resolveu a situação do povo, providenciou carne.

Somos acompanhados por Deus – "Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação" (Fp 4.13). A grande verdade, é que eu nunca estou sozinho, Deus está sempre comigo. Deus me farta de bênçãos, como o próprio Jesus disse: "...O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso...Por isso não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades" (Mt 6.32b,34). Além das bênçãos materiais, e ainda nos abençoa com material humano, desperta e permanece ao lado dos lideres. Dá a cada um o seu Espírito Santo e pelo Espírito capacita lideres, assim como fez em Números 11.

Durante a nossa caminhada rumo ao prêmio sou liderado, sou chamado para liderar, e convidado a aceitar ser liderado. Sou liderado e lidero através da Palavra de Deus que me diz: "Pois a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver" (2Tm 3.16). Sendo líder e sendo liderado por outro é a Palavra que me guia, me fala, me consola. E a Palavra de Deus, a boca de Deus ao me ensinar à verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver, "...para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo o tipo de boas ações" (2Tm 3.17). Como líder e até mesmo ao ser liderado, Deus transmite que capacita pela sua Palavra para toda boa ação. E essa ação vai ao encontro do próximo, por isso o apóstolo Pedro escreve: "Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros" (1Pe 4.10). O povo só reclamava, Deus pelo seu Espírito despertou pessoas para auxiliar Moisés, pois de fato "sozinho" ele não conseguiria fazer muita coisa.

O caminhado rumo à pátria celeste esta difícil? Está, pois somos de natureza pecaminosa, e muitas vezes paramos, reclamamos e duvidamos. Vale-nos lembrar as palavras do apóstolo Pedro: "Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo...." e sendo estrangeiros, ou seja, vivendo breve tempo neste mundo, pois a nossa pátria está no céu, cabe-nos ouvir o conselho: "Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança" (1Pe 5.10). Na caminhada, por mais difícil que seja Deus se mostra presente, "pois não dorme nem cochila aquele que te guarda" (Sl 121). Deus mostra que o prêmio foi ele quem nos deu: "....continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus" (Fp 3.12b). E ainda nos mostra que na caminhada rumo ao prêmio quem está no controle é Ele mesmo, "Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano" (Rm 8.28). Ele atua no mundo pelo seu poder, e também pelos seus líderes, que nada mais são do que representantes dEle aqui no mundo.

Que o nosso caminhar seja firme e inabalável, não por que nós somos os tais, mas por saber e reconhecer que quem está ao nosso lado é Jesus. Ele nos socorre em toda e qualquer situação. E em qualquer situação é dele que vem a força, como diz Paulo: "...pois a nossa capacidade vem de Deus" (2Co 3.5). Do Deus Criador, Salvador e Santificador.

Conclusão

Qual é a importância de um líder? Você sabe que pode exercer alguma função em sua comunidade? Em que eu poderia auxiliar? Caminhando, sendo liderado e liderando. Nessa situação Deus também está presente – desperta líderes e os capacita pelo Espírito Santo através da Palavra. E grande função do líder é socorrer os necessitados. E entre eles, eu estou. Todos estão, pois todos nós carecemos de algo, e principalmente muitos ainda carecem do puro evangelho do qual você já é conhecedor.

Você é líder? Deus está contigo. Não desanime!

Você está sendo liderado? Não desanime, Deus está contigo. E pode contar comigo, pois estou te liderando para que você alcance o prêmio para qual Cristo já te conquistou. Amém!

Pastor Edson Ronaldo Tressmann - Alto Alegre Dos Parecis – RO