BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Js 24.15 - Servindo a Deus pela função de pai (sermão)

Servindo a Deus pela função de pai.

Josué 24.15

Introdução

      Você lembra o nome de algum pai registrado na Bíblia?

      A Bíblia além de registrar o nome de pais, ainda nos apresenta a alegria e a tristeza de muitos deles. Vamos analisar, e ver o que aqueles pais têm à compartilhar conosco.

Desenvolvimento

      Primeiramente quero citar o nome de alguns pais registrados na Escritura. Abraão, Isaque, Jacó, José, Boaz, Jessé, Davi, Buzi, Amoz, Petuel, etc.

      Alguns desses pais tiveram tristezas, assim como muitos pais hoje tem. Vamos nos relembrar de muitas dessas tristezas.

      Pai do Filho pródigo, sua tristeza, foi pelo filho ter ido embora;

      Jairo, sua tristeza foi causada pela morte de sua filha;

      Arão, seus filhos, Nadabe e Abiu, foram mortos por terem trazido um fogo estranho para o altar de Deus.

      Eli, seus filhos não eram fiéis a Deus assim como ele era;

      Adão, seu filho Caim matou o seu irmão, e fugiu;

      Abraão, teve de mandar seu filho Ismael embora de casa;

      Noé, amaldiçoou seu filho Cam, por ter visto sua nudez;

      , perdeu sua esposa;

      Judá, tinha um filho perverso perante o Senhor, e o outro era desobediente, por não querer ter filhos com a esposa do seu falecido irmão.

      Faraó, seu filho morreu, por ocasião da 10º praga;

      Jacó, teve seu filho vendido, mas por mentira de seus filhos, acabou sofrendo por achar que ele tinha sido morto.

      , perdeu seus 10 filhos a fio de espada.

      Davi, viu seu filho, fruto de adultério morrer ainda recém-nascido.

      Tristezas, iguais a de muitos pais na atualidade. Ao assistirmos o telejornal, vemos irmão matando irmão, filhos sendo mortos pela polícia, (caso do garoto João Rodrigo no RJ). Maridos que perdem a esposa, pais que tem suas filhas mortas, caso da engenheira que caiu com o carro na ribanceira no RJ e ainda não acharam o corpo. Outros vivem a tristeza de filhos rebeldes, outros se preocupam com seus filhos adolescentes que estão iniciando na bebida, droga, violência, etc. Há também os pais que precisam renegar seus filhos, por serem frutos de uma traição. Ainda há pais que sofrem pó saberem que seus filhos não se combinam, vivem em pé de guerra. Tristezas, nossas e de tantos pais registrados na Bíblia.

      Muitas tristezas que pais tiveram no registro da Bíblia são devido a um fato, "os filhos terem se afastado da presença de Deus". Os filhos de Eli, se afastaram da vontade de Deus. Eles deviam sacrificar toda a carne de animais trazida a eles, mas escolhiam a melhor parte e ofertavam as sobras. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiu, deviam se apresentar de uma forma adequada no altar de Deus, mas não fizeram de acordo com a vontade de Deus e foram consumidos pelo fogo. Abraão não esperou o momento de Deus em cumprir sua promessa, e por isso, precisou mais tarde mandar seu filho Ismael embora. Os irmãos de José sentiam inveja e agiram de uma forma violenta com ele, o venderam para o Egito e causaram longos anos de tristeza a seu pai Jacó com a mentira da morte.

      Tristezas e alegrias, essa é a marca da vida de um pai. Esse ano estamos estudando o livro de Josué, e ali nos diz que os israelitas fizeram um pacto com os gibeonitas por não terem ouvido a Palavra de Deus, o conselho de Deus. Devido a isso, e tantas outras vezes que deixaram de ouvir a Deus, o povo foi exilado, e ficaram longe de sua pátria longos anos.

      Por se afastarem de Deus, muitos filhos causaram tristezas a seus pais. Outros, no entanto, foram motivos de alegria. Permaneciam naquilo que aprenderam desde infância. Aqui podemos citar, Timóteo, do qual Paulo exalta a fé e a fidelidade. Também o filho pródigo que retornou a sua casa. Ainda podemos citar Sansão, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Joel, etc. Filhos fiéis, dedicados, esforçados e atentos a Palavra de Deus. Filhos que se dedicaram em servir a Deus com fidelidade e de Deus não se afastaram e assim não se perderam e nem causaram tristezas a seus pais.

      Aliás, cada pai é um representante de Deus aqui nesse mundo. E como tal merece todo o nosso respeito, amor e carinho. Mas, vale lembrar nesse dia dos pais, que a autoridade está sendo questionada por todos, principalmente pelos veículos de comunicação. Os filhos, a sociedade está sendo incentivada a não respeitar aqueles que exercem autoridade, principalmente os pais. E por isso, vale lembrar a todos os pais que cabe a vocês criar seus filhos no temor do Senhor e não provocá-los a ira. Se eu e a minha casa queremos servir a Deus, uma dessas maneiras é educar meus filhos, mostrar a eles o caminho verdadeiro, admoestá-los no temor do Senhor e não provocá-los a ira que os leva ao desânimo e ao desentendimento.

      Salomão, filho de Davi, escreveu a todos os pais: "Eduque a criança no caminho em que deve andar e depois quando velho não se desviará dele" (Pv 22.6). Educar, uma tarefa árdua e complicada. Educar se faz no dia-a-dia. E justamente, por ser uma arte, como uma construção, um tijolo de cada vez, vale as palavras do pai Josué: "Decidam a quem vocês vão servir, porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor" (Js 24.15). Educar, é servir. Servir é se doar. Aqui vale lembrar que esse doar, não é doar tudo aquilo que o filho deseja. "Pai, eu quero uma moto pra sair com a galera" – "Escolhe e moto que você deseja." "Pai, vou sair com meus amigos e não sei que hora volto" "tudo bem meu filho, apenas avise a tua mãe pra ela não ficar preocupada."

      Pais – muitos estão doando tudo o que os filhos pedem, doam espaço, tempo livre, moto, carro, bicicleta, bens, etc. Mas, não estão doando tempo para diálogo, não estão doando afeto, não estão doando educação, limites, respeito, autoridade, etc. E é por falta dessas coisas que nos chocamos com reportagens como: "Um irmão de 19 anos mata sua irmão, mãe de três crianças." "Pai é obrigado e acorrentar o filho para que ele pare de usar drogas." Educar, não é fácil. Ser pai, não é fácil. Aliás, cada pai é um representante de Deus aqui no mundo.

      Muitas coisas podem ser evitadas. Como? Educando os filhos no caminho do Senhor. Mas pastor, os filhos de Eli o sacerdote, foram educados no caminho do Senhor e fizeram o que era mau perante Deus. Sim! A falha não está no educar do Pai, mas no abandono do filho do caminho do Senhor, disse o Pai Salomão: "Lembre do seu criador enquanto você ainda é jovem, ..." (Ec 12.1a), também vale o conselho do próprio Jesus: "Buscai, pois em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça" (Mt 6.33), também as palavras de Isaías: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar invocai-o enquanto está perto" (Is 55.6). Um problema também é que muitos pais caíram no comodismo, "de que adianta, eu já tentei de tudo", e assim cruzam os braços. É preciso continuar educando nossos filhos no caminho do Senhor. Esse educar é uma maneira de servir a Deus, como representante de Deus aqui nesse mundo.

     Josué tinha diante dele uma multidão que estava sendo tentada a se afastar de Deus, e como um pai, os chama a uma decisão: "A quem vocês vão servir? Eu e a minha casa (minha esposa, meus filhos) serviremos a Deus o Senhor."

      Nos importa servir a Deus o Senhor. Nos importa se doar ao Senhor. Na verdade, essa doação só é possível, porque Ele, Deus doou seu Filho Jesus Cristo por nós, e na cruz Jesus nos tornou filhos de Deus. Servir ao Senhor na atualidade irá impactar os filhos com uma grande mensagem, a mensagem da doação em favor daquele que veio para que cada um de nós tenhamos vida. Desde criança saberão que servir a Deus é se doar por aquele que se doou por nós. Doar-se ao Reino de Cristo é a melhor escolha para você pai e para toda a sua família. Mais uma vez quero chamar a atenção para o fato, "eu" – eu pai servirei ao Senhor e junto comigo minha família servirá também. Muitos esperam que só sua família sirva. Pastor, meu filho não vem mais pra igreja. Mas como se nem o pai valoriza, como o filho valorizará.

      Também cabe lembrar aquilo que o apóstolo Paulo diz: "não provoqueis a ira..." – alguns filhos, hoje pais, ficaram irados com a obrigatoriedade do ir à igreja. Dentro do lar se comenta que o culto é chato, o pastor pega no pé. Não se precisa ter programação todo o final de semana. E assim o filho ao invés de ser educado no gostar da igreja, da necessidade da Palavra de Deus, o filho espera a primeira oportunidade para parar de ir a um lugar onde ele vai porque seus pais lhe obrigam.

      Queridos Pais – não quero exagerar, mas essa é a realidade de muitos lares. Aliás, os filhos adquirem a imagem de Deus que é o nosso Pai, pela imagem que tem de seus pais terrenos. E por falar em Deus Pai, precisamos nos certificar que ele de fato é o nosso Pai e nós seus verdadeiros filhos. Diz o apóstolo Paulo aos Gálatas "Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus" (Gl 3.26) e por esse motivo Jesus nos ensinou a orar: "Pai Nosso..." (Lc 11.2).

      E como filhos de Deus, a exemplo de muitos filhos aqui nesse mundo, agimos com rebeldia e desobediência. Ao invés de procurarmos servir a Deus, nos dedicamos de alma e coração somente a coisas deste mundo. Procuramos ganhar o mundo inteiro, sem nos preocupar com a vida verdadeira. Ao invés de servirmos a Deus com nosso louvor, perdemos horas na roda de amigos cantando. Ao invés de servirmos a Deus com nossas ofertas, gastamos grandes somas de dinheiro em prazeres terrenos. Ao invés de servirmos a Deus dedicando tempo, amor e diálogo a família, desperdiçamos tempo, afeto e conversa nos bares, etc.

      Mas sabe, Deus é o nosso Pai, e ele também se alegra conosco. A exemplo do Pai do Filho pródigo, que "quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou" quando seu filho voltou, só pensou em dar-lhe roupas limpas e se alegrar com sua volta. Nós somos filhos pródigos, que também por vezes desperdiçamos tudo o que Deus, o Pai nos dá. E sua maior alegria é nos ver arrependidos voltando ao seu lar, aos seus braços.

      Como dito acima, todos nós erramos, e necessitamos ser chamados ao arrependimento. Deus repreende a quem ele ama, para que voltem para ele. Creio que esse seja o maior e melhor exemplo que um Pai pode dar ao seu Filho, reconhecer seus erros e pedir perdão. O reconhecer-se errado é o primeiro passo de um recomeço. Jesus disse: "Eu afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" (Lc 15.10).

      Deus é o nosso Pai, e como Pai nunca nos desampara, aliás nos abençoa com sua presença diária, diz o salmista "é certo que não cochila, nem dorme aquele que nos guarda" (Sl 121.4). Ele está conosco a cada nova situação, também no educar os filhos, no preservar cada um nos seus caminhos, por isso dispensa a nós os seus meios da graça, Palavra, Batismo e Santa Ceia.

Conclusão

      Ser Pai é conviver em meio as tristezas e alegrias, doando-se completamente, assim como o nosso Pai doou seu filho por nós e doa todos os dias seu cuidado e amor. O nosso Pai em todos os momentos, alegres ou tristes, bons ou ruins está ao nosso lado. Somos abençoados com a presença de Deus. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann.

Personagens Bíblicos

Quem é Maria?

1. Para muitos...

- A Raínha do céu;  Co-redentora;  Medianeira;  O centro da adoração;  Símbolo para a paz mundial; 

2. E por que é  assim?

     O concílio de Eféso em 431 afirmou que Maria é a mãe de Deus.  Isto gerou distorções.

- deram a ela uma posição elevada.  Daí já passaram acreditar que ela era intercessora e mãe espiritual dos cristãos.

- Também já passaram a crer que ela é imaculada. O papa Pio IX em 1854 declarou que ela é isenta do pecado original.

- que subiu ao céu para assumir a função de medianeira.

3. Pode ser adorada?

- A Bíblia não nos autoriza

- 1º Mandamento

- Para a Bíblia há só um intermediário

     Ela deve sim ser honrada. E neste ponto talvez os luteranos pecam.  Poderíamos ter uma congregação "Santa Maria".

4. Maria tem exemplos a nos ensinar.

- Uma mãe dedicada. Ex. Jesus no templo

- Uma mulher fiel a Deus. Guardava todas as coisas no coração.

- Uma mulher humilde e muito de serviço

Hagar

Gn 16.1-14;  21.8-21.

- Hagar não abandonou o filho. Sentou-se com ele à espera da morte.

- Ser mãe é assumir compromisso com eles.

Joquebede

Contexto anterior: Ex. 1.15-22.

- Tempo de escravidão. Faraó temia o crescimento do povo hebreu.

Contexto imediato: Ex 2.1-10

- Joquebede usou toda sua imaginação. Impermeabilizou um cesto de junco para protege-lo.

Ensino:

- Filhos são uma bênção de Deus. Deus usa as mães para proteger, amparar e alimentar os filhos.

- Usar todas as capacidades para servirem como instrumentos de Deus para protege-los e para cuidar da vida deles.

- Deus sempre tem um plano para os nossos filhos.

- Em tempos difíceis também é possível criar filhos, desde que confiemos na providência divina

Ana

Ana: 1 Sm 1

  • Elcana tinha duas mulheres: Ana e Penina, mas amava mais a Ana. Penina tinha filhos. Ana não.  A esterilidade era motivo de vergonha para uma mulher. Penina humilhava Ana por causa disso.  Ana persistia na oração.
  • A poligamia era tolerada, mas não era a vontade de Deus. Ela traz desgostos.
  • Vv 6-8 ler.
  • Vv 9-18 ler. Persistência.
  • V. 11Voto de nazireu: Nm 6.5
  • Vv 19-28. Nascimento de Samuel. Ana cumpre sua promessa. Deus continuou a abençoando.

Ensino:

  • Confiou e não se desesperou.
  • Nos momentos de dificuldades soube se apegar em Deus.
  • Fez a promessa e cumpriu.
  • Foi humilde.
  • Ana foi exemplo de mãe.  Precisamos hoje de mães com corações guiados inteiramente por Deus. Mães que oram por seus filhos que os educam e os amam.  Afinal que amor tem uma mãe que deixa de educar seus filhos na fé cristã? Que nunca os leva para ouvir e meditar na palavra de Deus?  Que nunca ora por seus filhos?
  • Ana foi uma bênção para os seus filhos.

Rebeca

Gn 24.1-9: Abraão: Idade avançada pede ao seu empregado de confiança para buscar uma esposa para Isaque seu filho junto aos seus parentes.

Gn 24 10-28: Ler: A confiança do empregado.

Gn 24. 29-32: Labão, irmão de Rebeca. O empregado algo a falar.

Gn 24. 34-48: O empregado repete a história

Gn 24. 49-53: Ler.

Gn 24. 54-59: A despedida.

Gn 24. 60-67: Ler.

Gn 25. 19-26: Esaú e Jacó. Israelitas e Edomitas.

Ensino: Confiança. Acreditar que Deus estava agindo.

Maria Madalena

  1. Acompanhava Jesus e os discípulos
  2. Dava assistência: Lc 8.1-3
  3. Foi libertada dos demônios
  4. Esteve junto à cruz com outras mulheres: Mt 27.55,56
  5. Observou o sepultamento: Mt 27.61
  6. Foi cedo ao sepulcro: Mc 16.1,2; Jo 20.1
  7. Foi a primeira a ver o Senhor ressuscitado e confirmou a ressurreição: Jo 20.11-18 Lc 24.10

Raabe

      Uma meretriz que vivia numa casa construída sobre os muros de Jericó.

Textos: Josué 2.1-21; 6.22-25

Dois espiões:

  • Jericó estava num ponto estratégico.
  • observar o território inimigo.

Por que na casa da prostituta

- Por lá não despertariam suspeitas.

Por que mentiu? V. 4-6

  • Prevaleceu a verdade de que em Israel havia um Deus superior à todos os deuses que ela jamais conhecera.

Seu exemplo

  • Hb. 11.31; Tg 2.25: O NT nos recomenda Raabe não pela mentira  mas pelo seu exemplo de fé.
  • Amor à família.
  • Certeza de que há um Deus só.
  • Tomou o propósito de viver para Deus.

Herodes, o grande

  • Teve dez mulheres
  • Viveu uma tremenda intriga familiar
  • Mandava matar
  • Mandou matar
  • Conduziu massacres
  • Um cunhado, por asfixia, irmão de Mariane
  • Avô de Mariane
  • Por uma acusação mandou matar uma das esposas.
  • Mandou matar três dos seus filhos.
  • Quase no fim da sua vida e já muito doente mandou prender líderes judeus. Eles deveriam ser mortos quando ele morresse, para que houvesse choro.
  • Por causa de tantas mortes teve remorsos que alterou suas faculdades mentais.  Chegou a loucura
  • Para agradar os judeus reconstruiu e embelezou o templo de Jerusalém.
  • O nascimento de Jesus aconteceu no fim da sua vida, depois que tinha mandado matar todos os que julgava seus rivais
  • Pelos magos do oriente ficou sabendo que um menino da linhagem de Davi havia nascido para ser Rei dos judeus. Se alarmou.
  • Para enfrentar o novo perigo, mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo.

Rev. David Karnopp - Vacaria (RS)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

1 Co 11.3 - Dia dos Pais ( Sermão)

Mas, agora, ó Senhor, tu és nosso Pai,... (Is 64.8) Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo" (1 Co 11.3).

Introdução

    Dia do papai! Uma data muito badalada e festejada na mídia, mas somente para fins comerciais, neste mundo de plástico.

     Se olharmos bem para a pessoa "homem" em nossos dias, vemos que o assunto homem vive uma grande crise em toda sua esfera de ação: na família, no trabalho e na sociedade, sem falar das grandes aberrações morais.

     O que é feito daquele que deve ser o cabeça do lar (Ef 4.23), sacerdote do lar, o representante de Deus na família, conforme o quarto Mandamento?

      O homem é valorizado somente por sua carreira, e carreira se avalia pelo dinheiro que consegue. O dinheiro dá prestígio. Assim o homem é lançado numa louca corrida, na qual a família, esposa e filhos, igreja e amigos, são relegados a um plano secundário. Nesta atmosfera o amor não encontra ambiente para crescer.

     A isso soma se o nefasto fato da liberação sexual e do desvirtuamento da mulher.

     Lado a lado no campo de trabalho, surgem amizades e relacionamentos, tentações e pecados. Para abafar a consciência, o homem se  precipitam no trabalho, em distrações como esportes, passeios, no álcool, etc. O homem moderno tem medo de ficar a sós, pois teme o despertar de sua consciência.   

     Haverá uma saída para essa miséria humana? Sim! Por isso é importante refletirmos, neste dia, sobre a responsabilidade do pai na família, na igreja, no trabalho e na sociedade.

   Permitam-me, em primeiro lugar, citar dois depoimentos: O poeta Matthias Cláudios (1740-1815) disse: "Quando oro o Pai Nosso, lembro do meu pai. Como ele foi bom, sacrificou-se pela família. Vejo nele o meu Pai celestial." Outro depoimento de uma jovem: "Não gosto da palavra "pai". Ela me faz lembra meu pai, que fui cruel para com minha mãe e com nós filhos."

O Pai Celestial

    Se nós quisermos refletir sobre a palavra "pai", importa levantar nosso olhos para o "Pai Celestial. O apóstolo Paulo se refere a Deus assim: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e Deus de toda consolação" (2 Co 1.3). Por isso na exposição do Pai Nosso, Lutero acentua: "Por esta palavra, Deus quer nos atrair carinhosamente, para crermos que ele é o nosso verdadeiro Pai e nós, os seus verdadeiros filhos, para que lhe roguemos sem temor, com toda a confiança, como filhos amados ao querido pai."

Deus Pai

     Deus tem usado esta sublime palavra para revelar a suas criaturas sua essência e seu amor. Ele é nosso Criador, conforme o confessamos no 1º Artigo do Credo Apostólico: Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador de céu e terra. "Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva;... supre-me;... protege-me, me guarda, por sua paternal e divina bondade e misericórdia. Por tudo isto devo dar-lhe graças e louvor, servi-lo e obedecer-lhe. E muito mais do que isto. Ele nos amou em seu Filho, Jesus Cristo, que salvou a humanidade. Assim, em Cristo, nosso Criador tornou-se nosso Pai Celestial, o Pai de toda a misericórdia, para com todos os que crêem na graça de Cristo, que podem achegar-se agora a Deus, sem temor e com toda a confiança, como filhos amados a seu Pai amado. Que bênção.        

     Quando os movimentos feministas chamam isto de machismo e não querem mais pensar em Deus como Pai, mas falam num Deus impessoal, ou Deus pai e mãe, só revelam sua mente deturpada. Nós mantemos com muita gratidão o fato de Deus ter se revelar a nós carinhosamente como Deus Pai, revelando seu imenso amor à humanidade em seu Filho unigênito, Jesus Cristo. E todos os filhos de Deus, procuram, em sua responsabilidade de pai, seguir o modelo do Pai na força que o Pai supre. 

O dom de ser pai

     O dia do papai nos convida a refletir sobre este maravilhoso dom de sermos cooperador na procriação da raça humana. Que responsabilidade! Queremos relembrar também a fonte de onde nos provém a força e o consolo para o cumprimento de nossa missão. Pois ser pai é um título eterno e de alto significado. Importa olharmos para o nosso Pai celestial, de quem recebemos do dom da paternidade, para exercê-lo conforme sua vontade e na força que ele concede (1 Co 11.3; Ef 5.22-23; 1 Tm 2.11-15).

    

Qual é a responsabilidade de pai?

     O apóstolo escreve: "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo" (1 Co 11.3). Aqui começa a verdadeira paternidade, "ser Cristo o cabeça de todo o homem."  Ter Cristo no coração, ser sacerdote do lar.

     Ao pai, como cabeça da família, cabe a responsabilidade de dirigir a família.

1. Ele é a cabeça do lar. "Porque o marido é o cabeça da mulher" (Ef 5.23). A expressão cabeça indica a responsabilidade de dirigir, de dar direção à família, liderar. Sua primeira responsabilidade é guiar a família na comunhão com Deus. Pois ele é o sacerdote do lar. Isto requer dele que ele próprio esteja em diária comunhão com Deus. Que seja uma pessoa disposta a ouvir a Deus, tanto pelo ler a Bíblia como ouvir a Deus nos cultos, que seja um homem de oração. A vida em comunhão com Deus requer que o véu, que nos separa de Deus, o pecado, seja diariamente removido por contrição e arrependimento, pelo apego à graça de Cristo, pela luta contra as tentações da carne, do mundo e as ciladas de Satanás. Pois os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. (Ef 5.24)

     E aqui cabe que cada um se examine. Somos nós queridos filhos de Deus? Vivemos em comunhão com Deus, pela fé na graça de Cristo, ouvindo-o e fazendo sua vontade?

 

2. Ao pai cabe exerce disciplina no lar, isto é, a tarefa de educar. O salmo afirma: "Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará" (Sl 101.3). Quão séria é está admoestando em nossos dias com a TV e a internet em casa. Guiar a família "a desejarem ardentemente o genuíno leite espiritual, para que por ela nos seja dado crescimento para salvação!" (1 Pe 2.2). Revestir à família com toda "a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo" (Ef 6.11). Mas, em nosso contexto, educar os filhos na disciplina de Deus é difícil. As ciladas são muitas e a desorientação é grande.  Precisamos da sabedoria do alto para esta tarefa. (Confira ainda: Ensinar: Dt 6.6-9; treinar: Pv 22.6; não provocar à ira, Ef 6.4; governar bem, 1 Tm 3.12; disciplinar, Pv 13.24; 19.18; 22.15; 23.13; não irritar os filhos, Cl 3.21).

3. Ele provê o sustento para a família. Cumpre ao pai a tarefa de sustentar sua família, no que sempre foi apoiado pela esposa, que fazia as lidas do lar e auxiliava nas atividades profissionais. Hoje, muitas vezes em profissões diferentes. Ele busca o melhor para sua família e não receia sacrifícios.

4. Tentações. Na luta pela manutenção da família surgem inúmeras tentações, tais como a ganância, a vaidade profissional e a busca por diversões. Vejamos: a) Trabalho. Precisamos sustentar a família. Mas cuidado, isto pode tornar-se em cilada. A verdadeira razão para o trabalho são a ordem de Deus e o bem estar da família e do próximo. Muitas vezes, no entanto, a ganância, o desejo de enriquecer, impulsiona o trabalho em detrimento dos verdadeiros valores do servir a família e ao próximo. b) Profissão. Hoje, mais do que nunca, há a necessidade do preparo profissional, o estudo, o aperfeiçoamento. Mas, a exagerada busca do sucesso profissional leva muitas vezes a negligenciar a família, a igreja e o próximo. c) Lazer. No trabalho temos também o direito ao descanso e ao lazer. Oportunidades para isto não faltam. Mas há o perigo de buscamos alegrias pecaminosas, deixando-nos seduzir pelas atrações de divertimentos pecaminosos, que degrada o sexo, a dignidade humana e a família, atmosfera na qual o verdadeiro amor não pode crescer. Em si nada de novo. Já no Antigo Testamento temos relatos a esse respeito, como o adultério do rei Davi que, num momento de lazer foi tentado e caiu. Mas a intensidade com que estes pecados se manifestam hoje são prenúncios do juízo final.

    Ninguém de nós está isento de tais tentações que nos rodeiam e assediam neste mundo pervertido. Cumpre-nos lutar.

5. Importa vigiar e orar. Como faremos isto? Mantendo íntima comunhão com a cabeça, que é Cristo, pelo ler e ouvir de sua Palavra, para sermos fortalecidos na fé. E pela oração, para podermos desvendar as ciladas de Satanás, fugir das tentações e buscar ocupação sadia. Determinados a fazer com toda nossa família a vontade de Deus. A responsabilidade é grande. Teremos que prestar contas a Deus por nossa família.

     Muitas vezes sentimo-nos fracos, desanimados, incapazes e diante dos problemas. Especialmente quando nossos filhos estão na adolescência. Nesta idade precisam de muito amor, paciência e ao mesmo tempo firmeza na admoestar, aconselhar e animar. Jesus prometeu estar ao nosso lado, para nos amparar e fortalecer na tarefa de sustentar, educar e guiar nossa família. Podemos recorrer a ele em oração. Deus prometeu atender e nos guiar por seu Espírito. Sim, o Espírito Santo, que conduz em toda a verdade, que consola, que ampara a fortalece. Ele nos orienta na condução do lar, na educação dos filhos. A ele podemos expor nossas ansiedades, nossos problemas, nossas dificuldades espirituais e materiais. Ele não nos abandonará. Ele há de nos amparar. Nada educa melhor do que criar em nossa família o hábito de ler a palavra de Deus e orar, em conjunto e cada um individualmente.

     Assim queremos celebrar o dia do pai, com louvor e gratidão, suplicando perdão por nossos muitos erros, pedindo que nos conceda rica medida do seu Espírito para o cumprimento de nossos deveres como verdadeiros sacerdotes do lar, espelhando a face de nosso Pai celestial. Que ele nos assista, para que nossas famílias sejam firmadas na fé e ricas em obras do amor cristão, como sal e luz na sociedade. Amém.

São Leopoldo, 01/08/2008

Rev. Horst R. Kuchenbecker    

O PERIGO DO OCULTISMO

          - Texto Bíblico:  - 1 Samuel 28 e 31 (1-6).

- O ser humano, por natureza, e porque tem em sua alma um sentimento religioso natural (Rm 1.18-21, 24-25), tem a tendência de envolver-se com o ocultismo. Busca nisso um sentido e um apoio para a sua vida.

- Esta, porém, não é a vontade de Deus, como já vimos em Dt 18.9-14.

- Atrás do ocultismo, está o Diabo, com os seus anjos maus (demônios), agindo e destruindo vidas, relacionamentos e realizações.

- Saul havia desobedecido a Deus, porque ele não confiava e nem amava mais a Deus. Quando isso acontece, o Espírito de Deus se retira da pessoa (1 Ts 5.19). Qual é o resultado disso? O Diabo entra na pessoa, como aconteceu com Judas (Lc 22.3).

- Possessão (domínio) X Opressão (tentação – sedução): Mt 26.41; 1 Co 10.13; 1 Pe 5.8,9... (Crise g Tentação: Mt 4.1-11)...

- Saul consulta uma médium: - A Médium faz aparecer o espírito de Samuel. Pressuposto importante: A alma ou o espírito de alguém que morreu está numa dimensão de vida diferente completamente diferente e separada da nossa, não tem e não pode ter contato com as pessoas dessa dimensão de vida. / Duas hipóteses possíveis: 1- Um anjo mau (demônio) imitou o espírito de Samuel; 2- Houve um fenômeno paranormal – Psicocinese: É a ação direta do pensamento sobre a matéria, sem intermediário material. Daí surge o fenômeno ECTOPLASMA - Energia que sai do corpo e se transforma em imagem, praticado por médiuns, para consultar mortos (necromancia) - Ver Hebreus 9.27...

- Conseqüência: Ruína e morte (1 Sm 28.19; 31.1-6)...

- João Batista era a reencarnação de Elias? Vejamos os Textos: Mt 11.14; Mc 9.13; Lc 1.17; Jo 1.21 / Tese da doutrina reencarnacionista: É preciso morrer para reencarnar. Mas Elias não passou pela morte. Ele foi arrebatado (2 Rs 2.1-11). Ver Hb 9.27.

- Conclusão: Rm 8. 31, 37-39...

Rev. Volnei Schwartzhaupt - Santa Rosa (RS)

Espiritismo e Parapsicologia

Espiritismo

      Ao ser lançado na França, no século XIX, o Espiritismo se definiu como uma doutrina ao mesmo tempo religiosa, filosófica e científica.  Allan Kardec, que se apresentou como seu codificador, afirmou que o mundo dos espíritos é tão real e passível de contatos quanto o mundo material.  "O Espiritismo, ou será científico ou não subsistirá" (Afirmação atribuída a Kardec em Divagações de um Culto)

      A seguir as cinco principais crenças do Espiritismo:

  • A Trindade Humana – Conforme os espíritas, o homem é formado por um corpo, um espírito e um perispírito. A função do perispírito – o invólucro do espírito – é estabelecer um elo entre o espírito e o corpo.  O que os médiuns enxergam, quando estão em transe, não é o espírito, que é energia pura e, portanto invisível.  É o perispírito.
  • Reencarnação – O kardecismo não acredita no Juízo Final e no inferno dos cristãos – para eles, os demônios cristãos são apenas espírito inferiores.  Não há penas eternas. O espírito se purifica em diferentes vidas. À medida que reencarna, vai se educando. A dor e o sofrimento são instrumentos de evolução do espírito.
  • Comunicação com os mortos – Segundo os espíritas, os vivos entram em contato com os mortos, e vice-versa, através dos médiuns, pessoas com faculdades especiais para isso.  As mediunidades  mais comuns: psicografia, transmissão de mensagens faladas e a cura de doenças.
  • Teoria do Carma – É uma espécie de conta corrente, de vigência indeterminada, mas que pode ser alterada pelo livre-arbítrio humano.  O espírita acumula dívidas ao longo de sua existência em virtude de atos malfeitos praticados ao longo de suas múltiplas reencarnações.  Para zerar a conta, é preciso expiar esses atos a cada encarnação.
  • Salvação pela Caridade – O verdadeiro espírita não deixa de ajudar a quem precisa de ajuda.  Seus centros e federações mantém asilos, orfanatos, etc.  Segundo os kardecistas, caridade representa um fator fundamental no aperfeiçoamento e na evolução do espírito. Kardec afirmou que fora da caridade não existe salvação( Texto baseado em artigo da Revista Veja, abril de 1991)

Parapsicologia

     A parapsicologia estuda os fenômenos aparentemente inexplicáveis das capacidades humanas.  Ela preocupa-se com os fenômenos que se localizam além daquilo que  atualmente é considerado  como normal.  Quer afastar todas as possibilidades de simulação ou fraudes.  Desta forma muitos "milagres" divulgados não resistem a uma investigação mais cuidadosa. 

      No artigo "A comunicação com os mortos e a parapsicologia" ,no qual o prof. Evando A.D. Assumpção combate a idéia da reencarnação e a comunicação com os mortos,  na visão tricotomista do ser humano (corpo, alma, espírito), descreve a psique referindo: a) ao consciente exterior -a sede das emoções e sensações, onde encontra-se a memória imediata (a pessoa lembra tudo o que quer); b) consciente interior - a memória elaborada, um arquivo enorme sem acesso imediato, mas que, com determinado esforço, consegue-se extrair os dados desejados; c) consciente profundo - que se confunde com o que se denomina "Inconsciente": sua memória  ilimitada , em determinadas situações, provoca fenômenos aparentemente inexplicáveis.  A parapsicologia preocupa-se em estudar esses fenômenos cientificamente.

Confrontação entre alguns princípios bíblicos e o Espiritismo

      Como sistema religioso, o Espiritismo é completamente diferente do Cristianismo. Para o Espiritismo  Deus é apenas a definição da natureza e dos seus fenômenos, e Cristo é apenas um médium.  A salvação está nos próprios méritos da pessoa,  a esperança é reencarnar-se até  estabelecer a união de cada ser humano com o Espírito eterno em uma grande irmandade.  Para o Cristianismo, Deus é uma única essência divina em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.  Desta forma, Jesus Cristo é Deus que se fez homem.  A salvação é um presente gratuito de Deus através de Cristo. Em lugar da reencarnação há a ressurreição dos mortos.

 

Autor? (se souber, informe)

FENÔMENOS PARANORMAIS, ESOTERISMO E A BÍBLIA.

          - Textos Bíblicos:  - Deuteronômio 18.9-14  / - Isaías 8.18,19  /     - Isaías 47.12-15 / - Mateus 24.4,5,21-24 / - Efésios 6.12  (10-12) / - Rm 1.21a  e  25 / - Salmo 31.15;  Salmo 37.5

  Em nossos dias, dá-se grande ênfase aos fenômenos paranormais, para endossar crenças, filosofias, religiões e, o que está muito na moda, os grupos de ESOTERISMO (= um nome mais moderno para práticas de OCULTISMO, quando se estabelece contatos com entidades ou seres do além).

  Em sua Palavra, como vimos, Deus ordena para que não nos envolvamos e nem pratiquemos esse tipo de religiosidade. É aí que precisamos combinar em nossas vidas, FÉ  &  OBEDIÊNCIA (Atos 5.29).

  Esses fenômenos paranormais são estudados numa Ciência chamada PARAPSICOLOGIA. Ela procura desvendar e compreender a CAUSA e o EFEITO desses fenômenos, de uma forma racional e lógica. Ela é uma ótima aliada da Teologia (= Estudo sobre Deus). Vale lembrar que os esotéricos (por exemplo, os espíritas) também estudam e escrevem muitas obras sobre esses assuntos, distorcidamente.

  Vejamos a identificação de alguns desses fenômenos. Eles acontecem com pessoas que, por situações peculiares, desenvolvem a Percepção Extra-Sensorial (ESP).

1- Telepatia. Sentimento de comunicação à distância. Comunicação extra-sensorial. Faculdade de perceber o pensamento (e acontecimentos) de outras pessoas sem intervenção das sensações normais dos órgãos de sentido. Médiuns, Videntes e Ciganas fazem uso desse recurso (Sensitividade x Mediunidade)...

2- Clarividência. É a percepção extra-sensorial de um objeto material que nenhuma pessoa vê, nem pode imaginar. A percepção clarividente consiste, na percepção de objetos ou acontecimentos objetivos, sem emprego dos sentidos (os 5. Acontece pelo chamado 6º sentido, por alguns chamada de intuição)...

3- Pré-cognição. É a predição, sem base racional ou científica, de fatos cuja realização é comprovada de forma tal, que ficam descartados possíveis efeitos de acaso.

4- Simul-cognição. Perceber um fato ao mesmo tempo em que ele esteja acontecendo...

5- Retro-cognição.  ... idem è após o acontecido...

6- Psicocinese. É a ação direta do pensamento sobre a matéria, sem intermediário material. Daí surge o fenômeno ECTOPLASMA (energia que sai do corpo e se transforma em imagem, praticado por médiuns, para consultar mortos - Ver Hebreus 9.27)...
ORAÇÃO: Senhor, obrigado por sermos teus filhos e termos a tua proteção. Amém.

Rev Volnei Schwartzhaupt - Santa Rosa (RS)

O ELEFANTE ACORRENTADO

(Prof. Damásio de Jesus)

Você já observou elefante no circo?

Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais.

Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.

A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

Que mistério!!!

Por que o elefante não foge?  - Perguntei a um adestrador e ele  me explicou que o elefante não escapa porque está amestrado.

Fiz então a pergunta óbvia: - Se está amestrado, por que o prendem?

Não houve resposta! Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio  para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno.

Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso... Naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele.  E o elefantinho tentava, tentava e  nada.

Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino - ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo. Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode.

Jamais, jamais voltou a colocar à prova sua força.

Isso muitas vezes acontece conosco!

Vivemos acreditando em um montão de coisas - que não podemos ter -, "que não podemos ser", "que não vamos conseguir", simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos "nãos" que "a corrente da estaca" ficou  gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim". De vez em quando sentimos as correntes  e confirmamos o estigma - "não posso", "é  muita terra para o meu  caminhãozinho", "nunca poderei", "é muito grande para mim!"

A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes!

Vá em frente!!!

Rev. Carlos Wilhelms / Campo Grande, MS