BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Espiritismo e Parapsicologia

Espiritismo

      Ao ser lançado na França, no século XIX, o Espiritismo se definiu como uma doutrina ao mesmo tempo religiosa, filosófica e científica.  Allan Kardec, que se apresentou como seu codificador, afirmou que o mundo dos espíritos é tão real e passível de contatos quanto o mundo material.  "O Espiritismo, ou será científico ou não subsistirá" (Afirmação atribuída a Kardec em Divagações de um Culto)

      A seguir as cinco principais crenças do Espiritismo:

  • A Trindade Humana – Conforme os espíritas, o homem é formado por um corpo, um espírito e um perispírito. A função do perispírito – o invólucro do espírito – é estabelecer um elo entre o espírito e o corpo.  O que os médiuns enxergam, quando estão em transe, não é o espírito, que é energia pura e, portanto invisível.  É o perispírito.
  • Reencarnação – O kardecismo não acredita no Juízo Final e no inferno dos cristãos – para eles, os demônios cristãos são apenas espírito inferiores.  Não há penas eternas. O espírito se purifica em diferentes vidas. À medida que reencarna, vai se educando. A dor e o sofrimento são instrumentos de evolução do espírito.
  • Comunicação com os mortos – Segundo os espíritas, os vivos entram em contato com os mortos, e vice-versa, através dos médiuns, pessoas com faculdades especiais para isso.  As mediunidades  mais comuns: psicografia, transmissão de mensagens faladas e a cura de doenças.
  • Teoria do Carma – É uma espécie de conta corrente, de vigência indeterminada, mas que pode ser alterada pelo livre-arbítrio humano.  O espírita acumula dívidas ao longo de sua existência em virtude de atos malfeitos praticados ao longo de suas múltiplas reencarnações.  Para zerar a conta, é preciso expiar esses atos a cada encarnação.
  • Salvação pela Caridade – O verdadeiro espírita não deixa de ajudar a quem precisa de ajuda.  Seus centros e federações mantém asilos, orfanatos, etc.  Segundo os kardecistas, caridade representa um fator fundamental no aperfeiçoamento e na evolução do espírito. Kardec afirmou que fora da caridade não existe salvação( Texto baseado em artigo da Revista Veja, abril de 1991)

Parapsicologia

     A parapsicologia estuda os fenômenos aparentemente inexplicáveis das capacidades humanas.  Ela preocupa-se com os fenômenos que se localizam além daquilo que  atualmente é considerado  como normal.  Quer afastar todas as possibilidades de simulação ou fraudes.  Desta forma muitos "milagres" divulgados não resistem a uma investigação mais cuidadosa. 

      No artigo "A comunicação com os mortos e a parapsicologia" ,no qual o prof. Evando A.D. Assumpção combate a idéia da reencarnação e a comunicação com os mortos,  na visão tricotomista do ser humano (corpo, alma, espírito), descreve a psique referindo: a) ao consciente exterior -a sede das emoções e sensações, onde encontra-se a memória imediata (a pessoa lembra tudo o que quer); b) consciente interior - a memória elaborada, um arquivo enorme sem acesso imediato, mas que, com determinado esforço, consegue-se extrair os dados desejados; c) consciente profundo - que se confunde com o que se denomina "Inconsciente": sua memória  ilimitada , em determinadas situações, provoca fenômenos aparentemente inexplicáveis.  A parapsicologia preocupa-se em estudar esses fenômenos cientificamente.

Confrontação entre alguns princípios bíblicos e o Espiritismo

      Como sistema religioso, o Espiritismo é completamente diferente do Cristianismo. Para o Espiritismo  Deus é apenas a definição da natureza e dos seus fenômenos, e Cristo é apenas um médium.  A salvação está nos próprios méritos da pessoa,  a esperança é reencarnar-se até  estabelecer a união de cada ser humano com o Espírito eterno em uma grande irmandade.  Para o Cristianismo, Deus é uma única essência divina em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.  Desta forma, Jesus Cristo é Deus que se fez homem.  A salvação é um presente gratuito de Deus através de Cristo. Em lugar da reencarnação há a ressurreição dos mortos.

 

Autor? (se souber, informe)

Nenhum comentário: