BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Batismo: Instrução Básica

O SANTO BATISMO:
O Batismo cristão foi instituído por Cristo, ao ordenar que os cristãos fossem pelo mundo fazendo discípulos, batizando-os e ensinando-os (Mt 28.18-20). É um meio da graça, ou seja, um dos meios pelos quais Deus oferece, promete e dá perdão de pecados. Os outros meios da graça são a Palavra de Deus e a Santa Ceia. É também um sacramento. Sacramento é o ato sagrado, instituído por Jesus Cristo, no qual, por meios visíveis, ligados à Palavra de Deus, é oferecido, dado e selado ao que crê, o perdão de seus pecados, paz com Deus e força para viver uma vida cristã.
Batizar (em grego Baptizo) significa usar água para limpar, ou ainda, lavar, regar, aspergir ou imergir. Portanto, batizar não significa somente imergir (colocar-se totalmente dentro da água). Também, na Bíblia, não encontramos uma regra para a quantia de água a ser usada no Batismo, ou a maneira como devemos realiza-lo. Por isso, temos liberdade de batizar de diversas formas e com qualquer quantidade de água, mas sempre em nome do Deus Triúno. A forma e a quantidade de água não influem na validade do Batismo (se em nome da Trindade), uma vez que é Deus quem age nele através de sua Palavra.
Através do Batismo, nós nascemos de novo, somos incluídos pela fé no reino de Deus, somos admitidos na família de Deus, somos feitos cristãos. Confira em sua Bíblia estas passagens: Mateus 28.18-20; Gálatas 3.27; Romanos 6.3-4.

QUEM DEVE SER BATIZADO?
Conforme a instrução de Cristo, todas as nações, ou seja, todas as pessoas – homens, mulheres e crianças (inclusive recém nascidos), devem ser batizados. Não há uma ordem clara na Bíblia para que apenas algumas pessoas, a partir de certa idade, sejam batizadas. A ordem é evidente: Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.18-20).
Portanto, as crianças devem ser batizadas porque pertencem ao povo de uma nação. Elas também são concebidas em pecado e necessitam de regeneração (confira Salmo 51.5; Efésios 2.3 e João 3.6). Esta regeneração, em condições normais, só pode ser efetuada através do Santo Batismo (confira João 3.5-6 e Efésios 5.26). No Batismo, o Espírito Santo opera a fé no coração das criancinhas. Deus tem poder para agir tanto numa criança quanto num adulto.

O PROVEITO DO BATISMO:
O Batismo opera perdão dos pecados (Atos 2.38; 22.16). Ele também nos dá garantia da salvação eterna (Marcos 16.16 e 1 Pedro 3.21). No Batismo, Deus faz um acordo conosco: Ele será nosso Pai, e nós seus filhos. Portanto, devemos servi-lo diariamente, vivendo vidas cristãs (veja Efésios 4.24).
Uma pessoa não batizada pode ser salva? Cristo estabeleceu o Batismo como regra, conforme João 3.5-6. Portanto, o Batismo não pode ser desprezado. No entanto, caso uma criança venha a falecer sem que tenha sido batizada – e sem que isso tenha acontecido por negligência dos pais que desprezaram o Batismo – cabe-nos confiar na misericórdia de Deus e na sua bondade.

OS PADRINHOS:
Na Bíblia não encontramos ordem para termos padrinhos de Batismo. Mas eles são um bom costume, já que: 1) testemunham a correta administração do Batismo; 2) oram pelo batizando;3) zelam pela sua vida cristã.
Por isso, os padrinhos devem ser: 1) idôneos e de vida cristã exemplar; 2) pessoas confirmadas, preferencialmente da mesma denominação; 3) que prezam a doutrina cristã e participam da Santa Ceia, sendo assim um bom exemplo para o batizando.

(Você sabe quem é o autor deste trabalho? Por favor, informe-nos, para que possamos dar os devidos créditos a quem de direito. Escreva para reveder@gmail.com)

Nenhum comentário: