BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Batismo - Um lavar que purifica

Introdução
Somente o Espírito Santo pode tornar-nos filhos de Deus, e ele tem seus meios de atuação --- a Palavra e os Sacramentos. Neste estudo, queremos abordar um destes meios: o Sacramento do Santo Batismo.

QUE É UM SACRAMENTO?
Por Sacramento entendemos um ato sagrado que preenche estes quatro requisitos:
1) Foi instituído por Deus;
2) Faz uso de meios externos (água, no caso do Batismo);
3) Liga este meio externo com a Palavra de Deus;
4) Concede o perdão dos pecados e as demais bênçãos adquiridas por Cristo na cruz.
Assim sendo, existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Santa Ceia, pois apenas estas duas cerimônias se enquadram em todos estes requisitos (A Igreja Católica Romana possui sete sacramentos).

DAS CONFISSÕES LUTERANAS
Cremos, ensinamos e confessamos que o Sacramento do Santo Batismo foi ordenado por Jesus como meio da graça pelo qual o Espírito Santo "opera a remissão dos pecados, livra da morte e dá a vida eterna a quantos crêem."
Pelo Batismo as crianças recebem a fé e se tornam filhos de Deus, e aos adultos o Batismo sela (confirma) o perdão dos pecados. Enquanto alguém permanece na fé, desfruta das bênçãos do Batismo.
O Batismo deve ser administrado uma vez só, em nome do Deus triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. (Mt 28.19; Tt 3.5; Mc 10.14; Mc 7.4; 16.16; At 22.16.)

QUE É O BATISMO?
Foi o próprio Senhor Jesus que instituiu o santo Batismo. Este sacramento não é um mero símbolo, mas é um poderoso instrumento através do qual o Espírito Santo regenera o pecador. Obviamente, "aspergir um pouco de água sobre uma pessoa não iria salvá-la", mas, no caso do Batismo, a água está ligada à palavra de Deus. Nesta palavra unida com a água, é que reside o poder, como se vê no relato da Criação, em Gênesis 1. Paulo diz que o "evangelho é o poder de Deus para a salvação." Esta palavra, quando aceita pela fé, transmite perdão, vida e salvação ao pecador. (Veja quadro acima.)
  • Mt 28.18-20: "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado."
  • Tt 3.5-8: "Segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra..." 

A NECESSIDADE DO BATISMO
O ser humano nasce em completa corrupção, estando espiritualmente morto, é pecador e incapaz de se salvar ou merecer a salvação por suas próprias obras e esforços. Por causa disso, todos nós estamos por natureza perdidos e condenados à morte eterna no inferno.
è Rm 3.10-12: "Não há justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer."
Jesus, certa vez, estava explicando isso a um rabino judeu, chamado Nicodemos (Jo 3.1-15). Nesta ocasião, Jesus lhe disse que, por causa da corrupção do ser humano, é preciso que ele tenha um novo nascimento. A princípio Nicodemos pensou que Jesus estava falando de um novo nascimento no sentido físico (v.4), mas Jesus esclareceu: "Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é Espírito" (Jo 3.5-6). Assim, Jesus lhe mostrou que este novo nascimento, necessário à salvação, não é físico, mas espiritual, realizado em nós pelo Espírito Santo, por meio da água unida à Palavra de Deus no Santo Batismo.

OS BENEFÍCIOS DO BATISMO
Estando perdidos e condenados por causa do pecado, com o qual nascemos, o novo nascimento que nos é dado no Batismo é justamente o perdão deste nosso pecado através de Jesus Cristo.
  • Atos 22.16: "Levanta-te, recebe o Batismo e lava os teus pecados".
  • Atos 2.38: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de vossos _________________, e recebereis o Espírito Santo."
É importante saber que o Batismo não tira de nós o pecado, nem nos torna livres de cometer pecados; no entanto, o Batismo tira de nós a culpa do pecado e a conseqüente condenação que o pecado traz. A justificação do pecador é um ato forense de Deus, ou seja, nós não somos justos, mas Deus nos declara justos em virtude do sacrifício redentor de Cristo em nosso lugar. Assim, o Batismo não é uma purificação corporal do pecado, mas a certeza e a confirmação de que não mais seremos acusados ou cobrados diante de Deus, pois a culpa dos nossos pecados já foi paga por Cristo, de cujos méritos nós nos tornamos participantes.
  • 1 Pe 3.21: "A qual (a água), figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo".
O Batismo, portanto, é a aplicação pessoal e individual do perdão em Cristo e da fé a cada um de nós. Por meio do Batismo, nós morremos com Cristo para o pecado, e renascemos (ressuscitamos) com Ele para uma vida nova, vida de filhos de Deus e não mais escravos do pecado.
O Batismo é nossa certidão de nascimento na família de Deus, por meio da fé. Ou seja, no Batismo Cristo passa a habitar em nossos corações. É por isso que o Batismo é chamado de o "lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" (Tt 3.5). "Regenerador", porque nos gera de novo, dando-nos perdão dos pecados; e "renovador", porque, por meio da fé, nos dá uma nova vida em Cristo.
  • Rm 6.4: "Fomos, pois, sepultados com ele (Cristo) na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida."
  • Gl 3.26-27: "Pois todos vós sois filhos de Deus, mediante a ______, em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes ______________ em Cristo, de Cristo vos revestistes".
  • Tt 3.5: "Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo".
  • 2 Co 5.17: "Se alguém está em ______________ é nova criatura".

QUEM DEVE SER BATIZADO?
Cristo instruiu seus discípulos (sua igreja) a batizar todas as pessoas em todos os lugares: todos os seres humanos, sem distinção de sexo ou idade. Todos precisam "nascer de novo".
  • Mt 28.19: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".

POR QUE DEVEM SER BATIZADAS AS CRIANÇAS?
A Igreja Luterana batiza crianças. Há, no entanto, igrejas cristãs que não aceitam esta prática. As principais razões apontadas por estas igrejas para negar o Batismo infantil são: a ausência de ordem bíblica para isso, e a alegação de que as crianças não podem crer. Em geral, estas igrejas não encaram o Batismo como um Sacramento (e sim, como um Sacrifício – obra humana), mas como um simples ritual simbólico de entrada na igreja, um símbolo do que acontece no coração do crente. É por isso que não aceitam o Batismo infantil.
As razões pela qual a igreja Luterana pratica o Batismo infantil são:
1) porque crianças fazem parte de "todas as nações" (Mt 28.19);
2) as crianças também são pecadoras e precisam da salvação tanto quanto os adultos. ("Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe" -- Sl 51.5);
3) o Batismo, como vimos, é o meio pelo qual Deus nos dá perdão e nova vida em Cristo, criando em nós a fé. O poder e a eficácia do Batismo não dependem de quem o recebe ou aplica, mas de quem instituiu e deu o Batismo -- Deus. Assim, mesmo que não compreendamos como pode uma criança ter fé, cremos que Deus pode fazê-la nascer de novo pelo Batismo, pois, para Ele nada é impossível. Aliás, um adulto também não pode crer por si mesmo! ("Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas" -- Lc 1.37; Veja tb Mc 10.14-16);
4) no Novo Testamento há relatos de batismos envolvendo famílias inteiras, entre as quais certamente havia muitas crianças. Em At 16.14-15 lemos: "Lídia... depois de ser batizada, ela e toda a sua casa..."; Em At 16.32-34 nos é dito a respeito do carcereiro de Filipos: "...foi ele batizado, e todos os seus";
5) em Cl 2.11-12, o Batismo é comparado à circuncisão, que era o sinal da aliança entre Deus e o seu povo (Gn 17.9-14). A circuncisão era realizada nos meninos aos 8 dias de vida. Temos, assim, uma indicação de que o Batismo pode também ser aplicado às crianças, pois o Batismo é o sinal da aliança no Novo Testamento;
6) caso não quisesse o Batismo infantil, Jesus o teria proibido, ou, pelo menos, haveria, na Bíblia, alguma referência à idade mínima. A igreja não pode ser mais detalhista do que Deus, proibindo o que Deus não proibiu, ou limitando o que Deus não limitou. A salvação e o amor de Jesus se estendem, sem dúvida, também às crianças.
  • Mc 10.14-16: "Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis..." 

COMO DEVE SER FEITO O BATISMO?
Há igrejas que insistem na imersão como sendo a única forma de batismo. No entanto, Jesus não especificou o modo de usar a água. A palavra grega para batizar é "baptizein" e significa tanto lavar, como derramar, aspergir ou imergir.
Batizar significa simplesmente aplicar água, de qualquer maneira, quer sejam algumas gotas ou, então, rios de água. Também aqui vale o argumento acima: não podemos ser mais detalhistas do que Deus e limitar o que Deus não limitou!
No entanto, a fórmula do Batismo é clara quanto às palavras a serem usadas. Jesus disse: "... batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo..."
Cabe à igreja, através dos seus ministros (pastores), realizar o Batismo. Mas, em casos de emergência, qualquer pessoa pode batizar, desde que o faça com água e as palavras da instituição.

PODE ALGUÉM SER SALVO SEM SER BATIZADO?
Digamos que um bebê, nascido de pais cristãos, morre antes do batismo; ou que um adulto ouve o evangelho, crê em Cristo como Salvador, mas morre imediatamente, antes de poder ser batizado. Estas pessoas serão salvas?
A Bíblia não afirma que todos os que morrem sem batismo estão perdidos. A fé salvadora pode existir sem o batismo. João Batista estava cheio do Espírito Santo antes de seu nascimento; e o penitente malfeitor, que fora crucificado com Jesus, embora não batizado, creu em Jesus e foi salvo.
No entanto, o santo batismo é necessário. Não podemos propositadamente rejeitá-lo e ainda sermos salvos. Pela clara Palavra de Deus, dependemos do batismo; Deus, entretanto, não depende dele.
  • Lc 23.42-43: "E acrescentou (o malfeitor): Jesus, lembra-te de mim, quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que __________ estarás comigo no ______________________".
POR QUE PADRINHOS?
Os padrinhos de batismo foram introduzidos ainda nos primórdios da Igreja cristã, durante as perseguições. Para evitar que inimigos se infiltrassem na Igreja, exigia-se dos que se apresentavam para o Batismo o bom testemunho de pessoas já cristãs. Como este costume mostrou-se bom e conveniente, é mantido até hoje, embora por motivos diferentes.
Os padrinhos servem para: 1) testemunhar que a criança foi devidamente batizada; 2) auxiliar na educação cristã (especialmente se os pais vierem a faltar com esta responsabilidade); 3) orar pelo bem-estar, corporal como espiritual da criança; 4) substituir os pais, na eventual falta destes.

(Rev. Renato Leonardo Regauer - Sapiranga, RS)


Nenhum comentário: