BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Ressurreição é para hoje

Objetivo:
Levar o participante a reconhecer a ressurreição de Cristo como realidade pela fé e, assim, viver hoje na certeza de já ter a ressurreição.

Introdução:
Ler uma ou duas notas de falecimento do Mensageiro Luterano. Escolher com cuidado qual será lida, visando mostrar detalhes da vida do(a) falecido(a). Depois da leitura, distribuir folhas e canetas entre os participantes e solicitar que cada qual escreva sua própria nota de falecimento, colocando detalhes diversos. Se o número de participantes for reduzido (digamos, seis pessoas) ler as notas escritas. Se o grupo for maior, escolher alguma notas para ler e debater. No debate, observar as aspirações para esta vida de cada participante. Também observar detalhes em relação à vida espiritual, mas sem desmerecer ninguém.
Outra possibilidade é discutir com o grupo algum caso recente de morte na família ou entre amigos, abordando aspectos como sentimentos e esperanças.

Leituras Bíblicas:
A leitura dos textos que falam da ressurreição de Cristo podem ser lidos individualmente, de preferência em voz baixa, solicitando que cada qual marque o que lhe chamou a atenção: Mateus 28.1-8; Marcos 16.1-10; Lucas 24.1-12 e Jô 20.1-10.
Presenciando a Ressurreição de Cristo:
Feita a leitura, pedir que os participantes "incorporem" um dos personagens que estão nas narrativas da ressurreição, expressando ao grupo aquilo que teriam visto, sentido ou dito se fossem aquela pessoa presente na ocasião. (personagens sugeridos: Maria Madalena, o anjo, um dos guardas, Pedro, João...)

Ressurreição Hoje:
1. Ressurreição e Batismo:
Relembrar, com os participantes, o que ensina o Catecismo Menor sobre o Batismo – pode-se usar o texto que está no Hinário Luterano, página 99 – destacando a relação Batismo – Ressurreição. Pode-se usar a figura do Batismo por imersão, apontando para o afogar e o ressurgir.
2. A nossa ressurreição:
Ler os textos bíblicos de 1 Coríntios 15.20 e 23 e 1 Tessalonicenses 4.14 – apontando para o fato de que a nossa ressurreição está condicionada pela ressurreição de Jesus. Em nosso Batismo nós morremos com Cristo para o pecado e ressuscitamos para a nova vida. A ressurreição de Jesus aponta para o fato de que depois de ter aniquilado o homem pecador, Deus o chama para a vida nova em Cristo.
A nossa ressurreição, tal como a de Cristo, não será apenas espiritual. Ressuscitaremos com nossos próprios corpos - independente do fim que tiveram (se foram sepultados, se cremados, se nossos órgãos foram aproveitados para outras pessoas...) Deus já nos deu um corpo e pode nos dar outro (confira Ezequiel 37.1-14). Ler e comentar 1 Co 15.50-57.
Com base no que aprendemos no Catecismo e, especialmente com base no que nos ensina a Palavra de Deus em Romanos 6.4-11; Gálatas 2.20; Colossenses 2.12-15), podemos concluir que já ressuscitamos com Cristo por direito, embora ainda não de fato, o que só acontecerá no último dia.

Conclusão:
Incentivar os participantes a que escrevam uma frase ou um versículo que gostariam de ter na lápide de seus túmulos. As frases mostrarão o quanto aprenderam e apreenderam do que foi estudado.

(Rev. Éder Carlos Wehrholdt - Campo Largo - Paraná)

Nenhum comentário: