BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Apocalipse (13) - Ap 12.1-18

Introdução
O capítulo 12 é um dos mais pesquisados de Apocalipse. Conseqüentemente é o que mais tem recebido interpretações contraditórias. Antes de começarmos o seu estudo, é importante saber que as imagens que João vê e descreve tem como pano de fundo o AT, que aponta para a vitória de Deus sobre Satanás.

Ap 12.1-6 - O Filho da mulher contra o dragão
É muito fácil identificar os personagens desta visão, com base no AT. A mulher representa o povo de Deus, que aguardou a vinda do Messias, enquanto que o dragão é Satanás.
João vê um sinal. Os sinais representam a ação de Deus em favor da humanidade pecadora. Fazem-nos lembrar dos milagres bíblicos. O sinal que João vê é uma mulher vestida de sol, que subjuga a lua com uma coroa de doze estrelas na cabeça. Representa a igreja, que domina na luz. O sol representa a luz e a lua as trevas. As doze estrelas nos remetem às doze tribos do AT. A mulher está em período de parto, com dores e sofrimentos. Podemos entender esta imagem com a situação da igreja, que na expectativa da vinda do Messias, sofre perseguições por causa de sua fé.
Numa outra imagem, vv. 3 e 4, aparece o dragão, com sua pompa de inimigo. Ele como um dragão grande e vermelho. O dragão representa um poder enorme, que deixa um rastro de sangue. Nas suas sete cabeças, sete diademas e dez chifres. Percebemos que os números que se aplicam aos cristãos, também são aplicados aos inimigos do cristão. Satanás também que ser vitorioso. Jesus o chama de príncipe deste mundo (Jo 14.30). Satanás tem uma aparente vitória neste mundo. Por isso arrasta atrás de si uma parte da humanidade com sua cauda, afastando os seres humanos de seu criador. A intenção de Satanás e devorar o filho da mulher assim que nascesse para que este não seja vitorioso. Todas as forças de Satanás foram usadas para derrotar Jesus, mas não conseguiu.
Ao nascer o filho da mulher, Satanás perdeu, porque o reino do homem que nasceu é sobre todas as nações, e isto está demonstrado pelo fato de estar assentado no trono de Deus. Cristo é vencedor sobre Satanás.
Enquanto o Filho está no trono, a mulher ainda permanece nesta terra. A vida cristã é uma peregrinação, na luta contra Satanás e seus aliados. Ainda vivemos no tempo da graça de Deus, onde precisamos viver dependentes da graça e do amor de Deus, até se completar os dias da participação na glória. É bom percebermos que o tempo da graça é de 3 anos e meio, a metade de 7 anos, a perfeição de Deus.

Ap 12.7-12 – Satanás é expulso do céu
A situação da igreja é deixada de lado e tem-se um interlúdio, que explica a origem da luta dos cristãos na terra. Satanás é expulso dos céus e é lançada à terra por Miguel e seus anjos. A miséria causada por Satanás alastra-se sobre a terra, pois no céu não há lugar para o mal e suas desgraças.
O cântico dos vv. 10 a 12 claramente demonstra esta vitória. A salvação também é proporcionada pela ação de Deus em favor da humanidade caída em pecado. O poder, o reino de Deus e a autoridade de Cristo vencem aquele que nos quer afastar de Deus. A expectativa cristã é de lutar para chegar vitorioso até aos céus através do sangue do Cordeiro, pois enquanto estamos neste mundo Satanás irá lutar com todas as forças para nos afastar de Deus, pois pouco tempo lhe resta, a fim de atingir seus objetivos.

Ap 12.13-18 – A luta da igreja contra Satanás
Neste trecho descreve-se a luta feroz de Satanás contra a mulher, que é a igreja.
A mulher, para a fuga, possui asas de águia. A águia de Deus representam a força que Deus nos proporciona para lutar contra Satanás. Deus nos proporciona sustento para a luta. A palavra de Deus é nossa arma e alimento. Arma porque serve na luta contra Satanás e alimento porque nos anima e conforta para permanecermos fiéis.
As tentativas de Satanás são imensas; ele tenta até o impossível. A terra socorre a mulher, que Satanás quer engolir com um rio. A imagem está próxima da história de Coré e seus familiares (Nm 16.30-32), onde a terra engole os adversários de Deus e de seu povo.
Satanás vai mais longe ainda; ele se ira contra a mulher e peleja contra os que guardam a palavra de Deus e testemunham a respeito de Jesus. Certamente sabemos que a luta de Satanás é maior contra os cristãos do que contra os não-cristãos. É muito mais difícil Satanás vencer um cristão; por isso toda a sua ira e furor contra o povo de Deus.
O v. 18 serve de transição para o capítulo 13, que nos mostra um monstro que emerge do mar, que quer lutar contra os cristãos.

(Rev. Clóvis Prunzel)

Nenhum comentário: