BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Apocalipse (01) - Entendendo o Apocalipse

O que é o Apocalipse?
Sem dúvida, o livro do Apocalipse é um dos livros mais lidos da Bíblia, como também tem maior número de abusos quanto à interpretação.
Nosso programa de estudos visa diminuir as dificuldades na leitura do texto de Apocalipse, buscando um caminho centrado em Cristo, a fim de que possamos entender o Apocalipse como a revelação de Deus a João e a nós a respeito de coisas que até então eram ocultas a João e que nos serão reveladas quando lermos e compreendermos o que o texto nos diz de acordo com o contexto da própria Bíblia.
O Apocalipse são revelações de Deus a João dos mistérios que atingem de uma ou outra maneira a história da igreja de Cristo aqui na terra até o dia derradeiro e também a revelação de algo sobre a existência e a glória dessa igreja na eternidade de Deus.[i]
A forma com que aparecem estas revelações são na grande parte figuras e imagens, que fogem de uma interpretação e explicação exatas, categóricas e absolutas. Por isso, nosso trabalho de pastor e congregação é buscar entender o que o Apocalipse diz sobre a história da igreja que já aconteceu aqui na terra e imaginar de algum modo aquela glória que é reservada para a igreja de Deus e suas lutas aqui na terra e também aquela horrível condenação infligida a todos os inimigos da causa de Cristo. Veremos que, através de um mar de sangue e lágrimas, chegaremos finalmente à vitória em e com Cristo.[ii]

Quem escreveu o Apocalipse?
João é nome daquele que escreve as revelações de Deus (1.1; 1.4; 1.9; 21.2; 22.8). Ele se chama servo (1.1) e profeta (22.9) e disse que seu livro era uma profecia (1.3; 22.7,10,18,19). Tradicionalmente, identifica-se João com João, o apóstolo, filho de Zebedeu (Mc 3.17). Quando lemos o evangelho e as cartas de João, o mesmo autor de Apocalipse, percebemos diferença de estilo na escrita. Esta diferença é explicada pela natureza do livro de Apocalipse, que se trata de revelações, enquanto que o evangelho descreve os atos de Cristo, como o verbo de Deus, e as cartas são exortações à igreja e aos cristãos.

Quando foi escrito o Apocalipse?
É muito difícil determinar a data exata do Apocalipse. Considerando que João recebeu as revelações de Deus da ilha de Patmos (1.9), podemos concluir que a data é posterior a 85/86 A. D., visto que João foi exilado pelo imperador romano Domiciniano neste período. Tradicionalmente, coloca-se a data do Apocalipse entre 85 e 96 A. D.

Para quem o Apocalipse foi escrito primeiro?
Pode-se pensar em Apocalipse como uma carta-circular, enviada às sete igrejas da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia (1.4,11).
A província da Ásia foi uma das mais populosas de todo o império romano e tornou-se uma das mais importantes na evangelização por parte dos cristãos no primeiro século da era cristã. A capital era Éfeso.
Visto receber atenção especial por parte dos cristãos, também recebeu, por outro lado, forte oposição, principalmente por parte do império romano, que havia instituído o culto aos imperadores
Em meio a este conflito doutrinário, que levou à perseguição dos cristãos, João escreve o que Deus lhe revela (1.10,11) com o fim de confortar e animar os cristãos a permanecerem firmes e fiéis às promessas de Deus através de Jesus Cristo.
Esta mensagem de Deus através de João nos mostra a resposta do Senhor glorificado às ansiedades e orações do povo cristão, que viveu em meio a um mundo não cristão, cheio de perseguições doutrinárias e físicas.[iii]

Alguns Símbolos do Apocalipse
Diz o professor Rottmann: "De acordo com a natureza de um livro apocalíptico, o Apocalipse de João está repleto de símbolos, figuras e imagens às vezes fantásticos e à primeira vista absurdos. Todos os acontecimentos apocalípticos relatados no livro são revestidos e escritos em linguagem exclusivamente figurativa."[iv]
Existem vários tipos de figuras e imagens baseadas em fenômenos e elementos da natureza, do reino mineral, do reino animal, das relações humanas, das cores, de nomes próprios e de números. Quando analisarmos as passagens, comentaremos os significados destas figuras e imagens.[v]

Como o Apocalipse tem sido interpretado?
As pessoas lêem o Apocalipse de diversas formas. Apresentamos as mais conhecidas:
a) um grupo de pessoas lê Apocalipse como história do mundo, identificando os símbolos e figuras com determinadas pessoas e acontecimentos da história da humanidade;
b) um segundo grupo lê a história de Apocalipse como sendo uma profecia da igreja durante os três primeiros séculos da igreja, culminando com a vitória do cristianismo sobre o imperialismo romano;
c) outros entendem que o Apocalipse se refere somente aos acontecimentos que virão próximos do fim de todas as coisas;
d) um quarto grupo interpreta Apocalipse identificando as cartas dirigidas às igrejas como uma descrição simbólica das épocas de toda a história da igreja na terra.
A sugestão do professor Rottmann é a seguinte: "Achamos, como o único método aceitável de interpretar as grandes visões e revelações, uma espécie de história da igreja de Cristo, aqui na terra e no mundo, desde o Gólgota até o fim do mundo e depois; história essa, no entanto, não contada cronologicamente, mas fenomenologicamente: blocos de fenômenos não consecutivos aparecem como em projeção de eslaides ou diapositivos em quadros de medidas colossais; história da existência da igreja de Cristo, igreja essa que, no entanto, não só existe na terra mas também no céu como expressão do reino de Deus eterno. Por isso, os grandes quadros, que mostram a igreja na terra atingida por acontecimentos neste mundo, sempre de novo são intercalados com quadros que mostram a existência contemporânea da igreja no céu; história da igreja que termina na absoluta glória, quando o reino de Deus – depois da condenação e do afastamento definitivo de todos os inimigos – se torna realidade no novo céu e na nova terra."[vi]

Qual o Conteúdo do Apocalipse?
Nosso programa de estudos visa entender e praticar o conteúdo do livro. Os próximos estudos mostrarão o que o Apocalipse tem a nos ensinar

=============
Notas de Rodapé
[i] ROTTMANN, Johannes. Vem, Senhor Jesus – Apocalipse de João. P.11.
[ii] ROTTMANN, Johannes. Idem. P. 11,12.
[iii] IDEM., p. 16-18.
[iv] P. 20.
[v] P. 20-26.
[vi] P. 27.

Nenhum comentário: