BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Koinonia - Estudo 01

Amizade íntima com Cristo e com Cristãos
E todos continuavam firmes, seguindo o ensinamento dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações (At 2.42)
Esta passagem contém a primeira das 19 citações da palavra grega koinokia que normalmente é traduzida como companheirismo, mas que tem uma riqueza que vai muito além da palavra companheirismo. Os primeiros cristãos eram dedicados e ativamente empenhados em quatro coisas:
  • O Ensino dos Apóstolos
  • O partir do pão
  • As orações
  • E koinonia (viver em amor cristão)
Nós podemos entender que eles estivessem envolvidos profundamente no ensino dos apóstolos, que eles freqüente e fielmente celebrassem a Santa Ceia e que eles gastassem muito tempo orando – mas o que é koinonia, viver em amor cristão? E se os primeiros cristãos se dedicavam a isso, não deveríamos nós fazer o mesmo?

1. Por quais duas razões o apóstolo João escreveu suas cartas, conforme 1 Jo 1.3?
a.
b.

2. 2 Co 13.13 é uma fórmula de bênção conhecida de muitos cristãos. Neste versículo, Paulo ora para que seus leitores tenham a graça de Cristo e o amor de Deus. O que mais ele pede?
Conforme o contexto prévio (2 Co 13.5, 11), você acredita que esta é uma união com o Espírito Santo, ou uma qualidade que o Espírito Santo concede?
Compreendendo: Várias congregações ficaram conhecidas por suas disputas internas a respeito de dinheiro, móveis, comida etc. Tiago 4.4 dá a razão para isso: Vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.

3. Fp 2.1fala de estar unidos com Cristo e também de participar do Espírito de Deus, ou seja, ter um companheirismo (koinonia). A união pessoal do crente com Cristo e o Espírito Santo, resulta em quatro importantes qualidades:
a.
b.
c.
d.

Como Ef 5.18 descreve esta participação no Espírito?

4. Conforme 1 Co 10.16, como os cristãos podem experimentar a união pessoal (koinonia) com Jesus Cristo?

5. Leia 2 Co 6.14, e assinale se a afirmação é verdadeira ou falsa:
a. Luz tem muito em comum com escuridão. (___) Verdadeiro (___) Falso
b. Deus não fala nada sobre cristãos se casarem com não cristãos. (___) Verdadeiro (___) Falso
c. Meus melhores amigos deveriam ser cristãos. (___) Verdadeiro (___) Falso

Compreendendo: Lenski, escreve em seu livro Interpretação às Epístolas de Pedro, João e Judas: Nós observamos que no Novo Testamento a palavra koinonia é usada com um aspecto bom e sagrado, e não em referência a coisas más.

6. Leia 1 Jo 1.5-7 e responda as perguntas:
a. O que indica que uma pessoa não tem comunhão com Cristo?
b. O que indica que nós temos comunhão com outros cristãos?
c. Explique o que você entendeu com as expressões vivemos na escuridão e vivemos na luz? Leia Gl 2.9. O que levou Tiago, Pedro e João a dar a mão como sinal de companheirismo a Paulo e Barnabé?

Vamos Conversar:
1. Uma pessoa pode pertencer à uma congregação de cristãos e, ao mesmo tempo, pode não ter companheirismo com o Pai e o Filho, Jesus Cristo?
2. Qual das seguintes situações descreve melhor a koinonia?
a. Um jantar em família
b. Uma tarde de jogos na Igreja
c. A intimidade de um casal
d. As saudações dos recepcionistas ou do pastor no culto.
e. Por quê?
3. Uma congregação usa como lema em seus informativos, programas de culto e outros impressos, a seguinte frase: Trazendo a amizade de Jesus para todos. O que isto significa para você?
4. Uma oração comum antes das refeições começa com: Vem, Senhor Jesus, seja o nosso convidado. Quando oramos assim, o que estamos pedindo?
5. Às vezes pessoas confessam uma fé em Jesus Cristo mas, ao mesmo tempo, se recusam a participar regularmente dos cultos e também a se filiarem a uma congregação local. Discutam esta informação à luz de 1 Jo 1.3.
6. No seu entender, At 2.42-47 descreve uma afiliação a uma instituição? ou um relacionamento com pessoas?
7. Quando convidamos alguém para a Igreja, para que mesmo nós o estamos convidando?

(Koinonia - Vivendo em Comunhão - Estudos obtidos no site de The Lutheran Church - Missouri Sinod - www.lcms.org
Traduzido e adaptado por Rev. Éder Carlos Wehrholdt - Campo Largo - Pr - abril de 2002)

Nenhum comentário: