BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mateus 25.14-30 - Usando bem o que recebemos de Deus, multiplicamos suas bênçãos!

Na parábola que acabamos de ouvir, Jesus nos mostra como será o Reino do Céu, mostrando como três empregados usaram o dinheiro que receberam de seu patrão enquanto este estava viajando, e como foi depois a prestação de contas.
É bom esclarecer logo: o que Jesus está dizendo é que é assim que acontece com a gente, os cristãos – o patrão representa Deus e os empregados que receberam dinheiro para administrar somos nós, todos nós que fomos batizados e nos chamamos de cristãos.
A Bíblia nos mostra que Deus nos deu vários talentos, bens e dons para que pelo seu uso possamos cumprir seu propósito em nossas vidas e ajudar a trazer mais e mais pessoas para a fé em Jesus e a sua salvação. A maneira como nós usamos esses dons vai mostrar se somos ou não administradores fiéis das bênçãos que recebemos.
Na parábola, dois empregados trabalharam bem e fizeram o dinheiro do patrão dobrar, e por isso foram elogiados e recompensados, ganhando mais dinheiro ainda para cuidar e indo festejar com o patrão.
O outro empregado não quis dar duro e preferiu esconder o dinheiro. Como não o fez render, levou uma bronca do patrão e ainda foi jogado para fora, na escuridão, perdendo o dinheiro que já tinha.
Assim somos nós: uns procuram usar o que receberam de Deus da melhor maneira, tentando multiplicar as bênçãos, isto é, servindo a Deus para levar mais e mais pessoas a Jesus e ajudando sua Igreja e seu Reino a crescer.
Outros são acomodados ou frios e não colocam seus dons a serviço de Deus, usando as bênçãos só para si mesmos. Esses correm o risco de perder as bênçãos e, se não mudarem de atitude, ser jogados fora por Deus no dia do juízo.
Em qual desses grupos nós nos encaixamos? Como você acha que Deus avalia a sua vida de cristão hoje – ele chamaria você de servo trabalhador ou de servo preguiçoso?
Hoje teremos nossa assembléia com eleição da nova diretoria. São poucos os que vão ser eleitos – 9 pessoas que vão trabalhar na diretoria. E as outras 350 que temos na paróquia, o que vão fazer? Nada?
Pelo contrário! No reino de Deus e na Igreja, que é o corpo de Cristo, há trabalho e oportunidade para todos servirem a Deus – crianças, jovens, adultos e idosos. E todo o serviço a Deus tem como objetivo fazer o Reino de Deus crescer, levar Cristo para todos.
Um membro de nossa igreja disse o seguinte: "a Igreja Luterana vai crescer a partir do momento em que seus membros aprenderem a dedicar 10 a 15 horas por semana para o trabalho da Igreja, ao invés das duas horas dominicais".
Assim, meus irmãos, todos nós recebemos muitas bênçãos de Deus – tempo, dons, dinheiro, bens, corpo, inteligência e, usando-as bem, vamos multiplicar suas bênçãos para os que estão ao nosso redor. Vocês que não vão ser eleitos hoje também terão muito que fazer, seja como professores de escola bíblica, líderes de estudo bíblico, visitadores, evangelistas, líderes de jovens, participantes do coro, músicos, zeladores do patrimônio e tantas outras coisas que envolvem o trabalho da Igreja de Cristo, que fazemos tanto aqui na igreja como em nossas casas e na vida diária, como testemunhas de Jesus.
No time de Deus ninguém fica no banco de reservas – todos jogam e todos têm uma função. Deus é o técnico, o patrão que um dia vai pedir contas do que fizemos com as bênçãos que Ele nos deu. Para quem quer servi-lo, como Jesus nos serviu, Ele promete dar forças e acompanhar sempre, como diz o nosso lema.
Deus tem uma tarefa para cada um de nós e espera que cada um faça sua parte, não importa se temos um cargo ou não. Para concluir, vou ler uma poesia que mostra isso claramente (Paul Laurence Dembar, in Proezas da Mordomia Cristã, Concórdia, 1977, pp. 38-39).

Jesus tinha algo pra mim, mas eu tinha muito a fazer.
Falei: "Pega outro ou espera – até que eu acabe, pode ser?"
Não sei se Jesus se arrumou, mas parece que tudo deu bem.
Entretanto senti dentro de mim a certeza de que algo falhou.

Um dia a Jesus chamei, era eu quem queria e já!
Ele nunca resposta deu, mas eu pude ouvi-lo falar
bem dentro do meu coração: "Ó negro, tenho muito a fazer –
pega outro ou espera que eu possa esse serviço acabar!"

Se Jesus tem algo pra mim eu nunca procuro escapar.
Deixo tudo o que estou a fazer pra meu Senhor agradar.
E meus negócios que esperem ou podem também acabar.
Ninguém vai fazer pra mim o que Jesus me mandar
.  

Jesus deixou tudo para vir ao mundo nos salvar. Nós então, movidos pelo seu amor, usando bem o que recebemos de Deus, multiplicamos suas bênçãos! Amém.

Pastor Leandro Daniel Hubner

Nenhum comentário: