BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Liderança

1. QUE LÍDER SOU EU?

Pode-se dizer que há 4 tipos de membros em uma congregação: cansados, descansados, cansativos, incansáveis. Vejamos quais são as características principais destes cristãos:

  • Os cansados: São os que vivem chorando, reclamando e se queixando de tudo e de todos. Pensam que o trabalho da igreja é muito difícil. Pensam que estão fazendo muito, como se estivessem fazendo um grande favor a Deus. Dizem: "sempre eu; tudo eu".
  • Os descansados: São os que cruzaram os braços e pediram sua aposentadoria no trabalho do reino de Deus.  São simples espectadores, estão ausentes e acomodados. Pensam que têm um grande saldo com Deus. Dizem:  "Eu já fiz minha parte; agora é a vez dos outros; mereço um descanso".
  • Os cansativos: São os que vivem amargurados. Perderam a alegria da salvação e a vibração da fé. Conhecem muito bem as doutrinas, mas praticam um conservadorismo morto. São os "sabe-tudo", que ficam de fora, criticando e apontando os erros.
  • Os incansáveis: São os que reconhecem e valorizam as bênçãos da salvação em Cristo. Consideram um privilégio integrar, participar e ofertar para a igreja de Deus. Alegres, felizes, agradecidos, voluntários e dinâmicos, sabem dizer: "Aqui estou, Senhor, para fazer tua vontade".

Diante desta análise, pensem em suas congregações, discutam o tema no grupo e respondam:

1.    Perguntas para o grupo:

a)    Que líderes tem a IELB?
b)   Que líderes a IELB necessita?
c)    Que fazer para dar à IELB os líderes que ela necessita?

2.    Perguntas para reflexão particular:

a)    Que líder sou eu?
b)   Que posso fazer para ser o líder que a IELB necessita?

2. QUE É SER UM LÍDER CRISTÃO?

Com base na 1ª parte da palestra e na experiência do grupo, o grupo deve debater e responder:

1.  Será que a estrutura administrativa nas congregações, distritos e IELB, favorece ou impede o surgimento de novos lideres?
2.    Quais são os principais motivos de haver poucos líderes disponíveis para o trabalho da igreja?
3.   O que você gostaria de ter ouvido de alguém, quando assumiu/iniciou sua liderança na igreja?
4.   Quais são suas metas como líder da igreja/IELB?
5.   O que você, líder da IELB, faz quando não sabe o que fazer?
6.   Quais são suas sugestões para a paróquia, para os outros líderes e para a IELB sobre este importante assunto da liderança?

3. O LÍDER E SEUS HÁBITOS DE LEITURA.

Leiam os seguintes textos e depois respondam as perguntas.

"O conselho de Paulo a Timóteo, "dedica-te a ler", sem dúvida se referia à leitura pública das Escrituras do Antigo Testamento. Sua admoestação, no entanto, é muito apropriada para outros tipos de leitura também. Os livros que Paulo desejava que fossem trazidos a ele, provavelmente eram trabalhos seletos – livros de história judia, livros exegéticos e explicativos da Lei e dos Profetas e, talvez, alguns poetas pagãos dos quais tirava citações para seus sermões e cartas. Ele desejava usar suas últimas semanas ou meses da forma mais proveitosa possível, isto é, estudando seus preciosos livros. Ele foi um estudante até o fim."

"O homem que deseja crescer espiritual e intelectualmente, estará sempre entre seus livros. O advogado que deseja ser bem sucedido em sua profissão deve manter-se atualizado, conhecendo os casos mais importantes e as mudanças da lei. O médico deve seguir as descobertas e mudanças constantes que ocorrem em seu campo de atividades. Assim também o líder espiritual deve dominar a Palavra de Deus e seus princípios, e saber o que está se passando nas mentes daqueles que o buscam para orientação. A fim de alcançar estes objetivos, deve, além de seus contatos pessoais, dedicar-se à leitura seletiva."

"O líder espiritual deve ler para obter avivamento espiritual e proveito. Deve ler tendo em vista o estímulo mental e a fim de obter cultivo de estilo em sua pregação, seu ensino e seus escritos. Ele deve ler também com vistas a adquirir informações e ter comunhão com as grandes mentes."

1.    O que nos ensina o exemplo de Paulo com relação à leitura do líder cristão?
2.    Que tipos de livros devemos ler, segundo o exemplo de Paulo?
3.    "Para mim basta ler a Bíblia e ter o Espírito Santo me guiando." Seguindo o exemplo de Paulo, podemos concordar com esta afirmação? Por quê?
4.    Quem o Espírito Santo pode usar mais e melhor no trabalho da igreja: alguém que está satisfeito com o que sabe, o alguém que procura ler e aprender cada vez mais?
5.    Assim como o advogado e o médico, é importante que o líder espiritual tenha hábitos de leitura? Por quê?
6.    Que outros motivos o líder cristão tem para ler? Vejam em Hb 5.11-14.

4. O JOVEM CRISTÃO COMO LÍDER EM SEU DIA A DIA.

Entre seus irmãos na fé, nem sempre o jovem cristão é o líder do grupo. Mas no mundo em que vive, entre seus colegas de escola e/ou trabalho, com os parentes e amigos, ele naturalmente se torna um líder, no sentido em que vai levar Cristo às pessoas e "conectar" pessoas a Jesus. Leiam os textos a seguir e expliquem com suas palavras o que o eles nos dizem sobre sermos líderes de Deus no lugar onde vivemos.

1.    Dn 12.1-3.
2.    Mt 5.13-16.
3.    Mt 7.24-27.
4.    1Pe 2.9.

 5. O JOVEM CRISTÃO COMO LÍDER EM SEU DIA A DIA.

Entre seus irmãos na fé, nem sempre o jovem cristão é o líder do grupo. Mas no mundo em que vive, entre seus colegas de escola e/ou trabalho, com os parentes e amigos, ele naturalmente se torna um líder, no sentido em que vai levar Cristo às pessoas e "conectar" pessoas a Jesus. Leiam os textos a seguir e expliquem com suas palavras o que o eles nos dizem sobre sermos líderes de Deus no lugar onde vivemos.

1.    Mt 6.22-23.
2.    Ef 5.15-17.
3.    Fp 2.12b-16a.
4.    Tg 2.14-18.

CONCLUSÃO DA PALESTRA

Pegue um crucifixo.
Mostre-o para os jovens.
Explique que este é o centro da vida cristã.
Não há nada acima do sacrifício de Jesus Cristo.
(Continue sempre com o crucifixo na mão).
Nós somos chamados de cristãos.
Cremos em Jesus Cristo e no seu sacrifício por nós.

MAS, temos também os nossos afazeres diários:
Estudos (segure junto com o crucifixo um caderno, livro, caneta)
Necessidade de comunicação: (acrescente mais um celular)
Mencione outras coisas com as quais os jovens mais se ocupam e vai sempre acrescentando objetos junto com o crucifixo na sua mão.

É claro que a coisa vai ficando complicada de segurar tudo junto. De vez em quando alguma coisa encobre o crucifixo e faz com que o mesmo caia da mão.

Acrescente ainda os compromissos na igreja (um livro de atas)
Os esportes na igreja (uma raquete, bola, tênis, pedrinhas de knips, etc.)

Estas coisas escondem o crucifixo (Jesus), o centro da nossa fé.

Por fim coloque sobre todos os objetos uma "camiseta do clube" - sua união juvenil.

Então pergunte: Onde está a nossa fé? Escondida? Alguém poderá ver? Ela transparece através da camisa da sua união juvenil?

O apóstolo Paulo disse: "Decidi nada saber além de Cristo, e este crucificado"

Então comece a tirar todas as coisas que encobriam a cruz
Podes ir colocando no chão (Numa lixeira talvez seria muito forte, mas isto é "refugo").
Fique novamente só com o crucifixo na mão.
Enfatize a necessidade de não deixar que nada encubra a nossa fé. Atitudes, bebidas, namoro, esportes, rivalidade, etc.

Termine lendo Mt 5.13-16 e com uma oração, suplicando para que "a luz não seja colocada debaixo de um móvel, mas no velador".

Rev. Dari Trisch Knevitz - PELOTAS, RS

Nenhum comentário: