BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Os Dez Mandamentos dos Líderes

Mandamento: Promover a satisfação dos membros da organização/igreja.
Para isso devemos conhecer as necessidades das pessoas e ajuda-las a satisfazer essas necessidades. Devemos também estar contentes em poder ajudar ao próximo e conhecer a nós mesmos. "Amai uns aos outros assim como eu vos amei" – diz Jesus.

2° Mandamento: Criar um eficiente critério de avaliação.

O líder necessita um critério de avaliação de sua instituição e de seu próprio desempenho. Isto permitirá um diagnóstico atualizado. E este será útil para manter o rumo, evitar surpresas desagradáveis e corrigir erros.

3° Mandamento: Adotar o Planejamento Estratégico Participativo.

Através do Planejamento Estratégico Participativo o líder compartilha com seus liderados a responsabilidade, estimula o envolvimento e a participação, desperta novos lideres, aumenta a produtividade e cria um ambiente de satisfação pelas metas alcançadas.

4° Mandamento: Comunicar sempre.

A comunicação entre o líder e seus liderados é imprescindível. Esta necessita ser feita de tal forma que seja entendida por todos os interessados. O líder necessita lembrar-se de que 87% das informações guardadas na mente das pessoas, entram através dos olhos. É necessário lembrar-se também de que a comunicação é um processo complexo, contínuo, dinâmico e sempre mudando.

5° Mandamento: Olhar o contexto e o futuro.

O líder e o grupo/organização que ele lidera só sobreviverão se estiverem atentos às mudanças políticas, geográficas, econômicas e sociais, ao avanço tecnológico, aos novos meios de comunicação e informação. A liderança do futuro será do que "chegar primeiro".

6° Mandamento: Garantir a qualidade.

Manter-se sempre atualizado e cumprir o que foi decidido pelo grupo. Criar formas de avaliar resultados e  utilizar as melhores técnicas para garantir os serviços e produtos.

7° Mandamento: Perseverar nos objetivos.

Líderes e liderados necessitam unir suas forças e perseverar no caminho para alcançar os objetivos desejados. A perseverança nos objetivos pressupõe reconhecer falhas e aceitar promover mudanças e melhorias nos processos.

8° Mandamento: Coordenar processos e delegar poderes.

É necessário planejar os eventos e atividades da organização junto com todos os grupos/departamentos que a compõem. Estes devem aproximar-se, conhecer-se e integrar-se uns com os outros. As decisões não devem ser concentradas em uma pessoa ou grupo. Os que vão executar as tarefas devem ter o direito de opinar sobre como melhor realiza-las.

9° Mandamento: Divulgar as informações.

Todos os líderes da organização e dos grupos devem estar bem informados sobre as atividades programadas, os objetivos propostos e serviços a serem feitos.

10° Mandamento: Não conviver com erros.

A preocupação do líder deve ser de corrigir o erro o mais rápido possível. E deixar bem claro para todos os liderados o que é certo para que possam faze-lo.

 

APÊNDICE - HABITUE-SE A AGIR*

1.    Seja um "ativacionista". Seja alguém que faz. Seja um realizador e não um indivíduo que se nega a realizar.

2.    Não espere que as condições sejam perfeitas. Elas jamais o serão. Espere obstáculos e dificuldades no futuro e resolva-os à medida que forem surgindo.

3.    Lembre-se de que o sucesso não é feito apenas de idéias. As idéias só têm valor quando são postas em execução.

4.    Use ação para combater o medo e adquirir confiança. Faça o que você teme e o medo desaparecerá. Experimente e veja.

5.    Ponha em funcionamento, automaticamente, seu motor mental. Não espere que seu espírito movimente você. Aja, trabalhe e movimente seu espírito.

6.    Pense em termos de "agora". Amanhã, na semana que vem, mais tarde e outros semelhantes são, geralmente, sinônimos de nunca, a palavra do fracasso. Seja do tipo das pessoas que dizem: "Vou fazer agora mesmo."

7.    Esteja pronto para se entregar ao trabalho. Não desperdice tempo preparando-se para agir. Comece logo a agir.

8.    Tome a iniciativa. Seja um cruzado. Apanhe a bola e avance. Seja um voluntário. Mostre que você tem capacidade e ambição de fazer.

ENGRENE A MARCHA E SIGA!

*David J. SCHWARTZ, em "A Mágica de Pensar Grande", Record, 1996, pp. 221-222.

Nenhum comentário: