BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Curso de Formação de Líderes - Parte 1

INTRODUÇÃO :  O CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERES  é uma rica oportunidade que Deus oferece ao seu povo  de estudar a Sua palavra com mais dinâmica e sistemática.  Em seu início, a Igreja Primitiva se ateve ao estudo da Palavra de Deus com todo o zelo e esmero. Hoje, talvez, uma das causas pelas quais a Igreja não cresce com a mesma proporção e não tem apresentado consagração e resignação no discipulado  encontra-se no fato de a Igreja não mais ter se ocupado com tanto esmero ao estudo da Palavra do Santo Deus.  Jesus disse: "E conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará" (João 8.32 ) . A Palavra de Deus nos recomenda: " Examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a Vida Eterna " ( João 5.39 ).  O apóstolo Paulo, ao falar das qualidades do pastor, diz: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que  maneja bem a palavra da Verdade" (2 Tm 2.15 ).  E, embora estas palavras de orientação digam respeito, primeiramente aos pastores, servem muito bem ao " Povo de propriedade exclusiva de Deus", que tem a missão de  levar CRISTO PARA TODOS .   Portanto, estudar a Palavra de Deus com os objetivos de  a)  promover o crescimento e amadurecimento na fé, e  b)   promover o "aperfeiçoamento dos santos"( Ef 4.12 ), são as metas desse curso.  Que Deus abençoe ricamente a todos os participantes na abundante medida da Sua graça . 

CAPITULO 1  - O ESTUDO DA BÍBLIA É PARA TODOS

A cena diante dos seus olhos é a vasta extensão de deserto entre Jerusalém e o rio Jordão.  Preparando-se para o seu ministério público, Jesus jejuara durante 40 dias e 40 noites nesta desolada expansão, sozinho, sofrendo fome e fadiga.  Satanás agora O confronta com três insidiosas tentações.  Três vezes o Nosso Senhor se defende das sugestões do maligno com citações do livro de Deuteronômio.

Vendo que para o Salvador a Bíblia tem autoridade, Satanás tenta a sua jogada citando a Escritura também. Escolhe a afirmação do salmista: " Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.  Eles te sustentarão nas suas mãos para não tropeçares nalguma pedra." ( Sl 91.11,12,  conferir Mt 4.6).

Ao comparar as palavras de Satanás com o texto do Salmo 9l, é interessante notar que ele não cita mal o salmista.  Em vez disso, faz mal uso da passagem, apresentando mal a intenção do escritor.

A tática de Satanás não mudou através dos séculos.  Visto que Satanás apresentou falsamente as Escrituras a Jesus Cristo, o cristão de hoje pode estar certo que a mesma coisa lhe acontece.  Como, porém, o diabo faz  isso?  De que lado poderemos esperar os seus ataques?

MODOS PELOS QUAIS A BÍBLIA PODE SER MAL EMPREGADA

Podemos citar cinco modos pelos quais a Bíblia pode ser mal empregada. Vejamos:

1 - As Escrituras podem ser mal empregadas quando você ignora o que a Bíblia diz sobre o assunto. Vejamos um exemplo: a ordenação de homossexuais praticantes e confessos para o ministério do evangelho é defendido por muitos cristãos que argumentam que o espírito acolhedor e amoroso do Senhor  Jesus impede que lhes seja barrada a ordenação, e assim a Igreja deve ordená-los dando-lhes boa e normal posição entre o clero da igreja.  Mas, o  Antigo Testamento  proíbe expressamente atos de homossexualismo (Lv 18.22), e Paulo assevera que o comportamento homossexual contribui para a ira de Deus sobre a humanidade (Rm 1.26,27).  A ignorância sobre o que a Bíblia ensina é uma porta aberta para as investidas do inimigo.

2 - As Escrituras podem ser mal empregadas quando você toma um versículo fora do seu contexto.  Na noite em que Jesus foi traído, disse aos seus discípulos: " Até agora nada tendes pedido em meu nome;  pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa." (João 16.24) .

Alguns têm tomado isto como uma carta branca dada por Deus. Ele lhe dará tudo o que você pedir.  Contudo, naquela mesma noite, pouco depois de ter feito esta afirmação, Jesus orou no jardim do Getsêmani: " Passa de mim este cálice; contudo não seja como eu quero, e, sim, o que tu queres. " (Mc l4.36).  As promessas da Bíblia sobre a oração devem ser combinadas com o contexto total do ensino bíblico sobre a oração. (Ver  1 João 5.14,15).

3 - As Escrituras podem ser mal empregadas quando você lê uma passagem e faz ela dizer o que ela diz.  Ao aproximar-se do fim do seu ministério, Jesus disse: " Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; e se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados." (Mc 16.17,18).  Alguns entendem esta passagem descritiva  como uma ordem para fazer todas as coisas mencionadas, lendo-a como um mandato para fazê-las, quando tudo o que Jesus está fazendo é descrever o que vai acontecer em certas situações na Igreja Primitiva, quando algumas pessoas tinham o dom de operar    milagres.

4 - As Escrituras podem ser mal empregadas  quando você dá a indevida ênfase a coisas menos importantes.  Judas, o traidor, participou da última ceia com Jesus e seus discípulos?  A prova é inconclusiva, mas apesar disso,  alguns se preocupam exclusivamente com a questão, chegando ao pondo de haver fortes controvérsias e, quando muito, colaborar para a desunião da igreja. 

5 - As Escrituras podem ser mal empregadas sempre que você usa a Bíblia para tentar levar Deus a fazer o que você  quer, em vez daquilo que Deus quer que seja feito. Usemos o exemplo de uma mulher  enamorada por um homem, e que deseja muito casar-se com ele. Disse Jesus: " Em verdade também vos digo que, se dois dentre  vós , sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus." (Mt 18.19 ).  Mostrando esta passagem a uma amiga, pede-lhe que se junte a ela para reclamar  de Deus o cumprimento da promessa, para "pegar" o  homem. Este é um mal uso evidente das Escrituras.

NECESSIDADE DE MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO

Nem todo mau uso da Bíblia pode ser atribuído a um ataque movido pelo inimigo maligno, mesmo nas ilustrações mostradas acima.  Patenteia-se imediatamente, porém, que você precisa aprender a usar com cuidado as Escrituras Sagradas.  Os cristãos  devem, não somente conhecer de perto as regras da interpretação bíblica, mas também aplicar estas regras  ao hábito  de estudo da Bíblia, hábito que deve durar a vida toda.  A intenção aqui é tomar alguns métodos de estudo da Bíblia e torná-los bastante simples para que o leigo normal os incorpore à sua vida cristã.

Diferente do tópico da interpretação, os métodos de estudo da Bíblia têm muita flexibilidade e requerem alguma criatividade.  Estes métodos não são propriamente regras de estudo da Bíblia, mas são linhas de orientação que, caso seguidas, melhoram o estudo das escrituras.  Exploraremos esses métodos  nos capítulos seguintes.  Não importa  quão magistral e consciencioso o estudante da Bíblia seja, você deve permanecer vigoroso e criador.  Colha e escolha aquilo que lhe é oferecido, e acrescente as suas próprias idéias.  Faça o seu método.  Lembre-se que há diferenças entre fazer um estudo monótono , e estudar a Bíblia de um modo estimulante e que transforma e enriquece a vida.

PRINCÍPIOS DE ESTUDO DA BIBLIA

Apresentamos aqui quatro pontos fundamentais pelos  quais poderemos melhor investigar as verdades bíblicas:

1 - Leitura cuidadosa da Bíblia.  Um incidente na Igreja Primitiva  ilustra a importância do cristão ter momentos de leitura e reflexão individual da Bíblia, colocando-se na dependência do Espírito de Deus: " Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim".  (Atos 17.11).  Os cristãos de Bereia ouviram com atenção o que Paulo e Silas tinham  para dizer, mas não abriram mão de reler os textos bíblicos em casa e conferir se o ensinamento dos apóstolos estava de acordo com a Palavra de Deus.

É importante que a nossa convicção se forme com o que a Bíblia ensina, em vez de depender apenas dos ensinamentos dos homens.  Isso não quer dizer que devemos desprezar a pregação da Palavra; de forma alguma! O que este texto nos ensina é a confrontação bíblica daquilo que ouvimos e aprendemos na pregação e ensino.  Confrontar o que ouvimos com a Palavra de Deus pare ver se , à luz da verdade infalível, o ensinamento que recebemos é verdadeiro ou falso.

No estudo da Bíblia é muito importante que  estejamos assessorados  pela chave bíblica (para encontrarmos mais  facilmente aquelas passagens que queremos estudar),  um bom dicionário da língua portuguesa ajuda muito (visto que há palavras de difícil compreensão no vocabulário bíblico, ex.: porfias, emulação, propiciação, irascivo, etc...), um dicionário bíblico (para compreendermos melhor alguns conceitos, como por exemplo: Mc 8.31-38 fala dos grupos que compunham o Sinédrio. O que era o Sinédrio? Um outro exemplo: Paulo fala dos macedônios. Quem eram os macedônios?).  Aconselha-se também o uso de outras versões da Bíblia, como a Bíblia na Linguagem de Hoje, a Bíblia Sagrada Edição Pastoral, A Bíblia de Jerusalém, O Mais Importante é o amor, etc...  Os comentários também podem ser usados, embora devamos procurar informações sobre a confiabilidade dos mesmos.

2 - Você deve fazer sempre uma reprodução escrita. Você  já teve a experiência de ter um profundo pensamento, uma conclusão importante, uma frase célebre e,  por não tê-la escrito, esqueceu?   Se é assim, você  provavelmente percebeu que, quanto  mais tentasse lembrar, mais o pensamento lhe fugia da mente.  Essa experiência frustrada ilustra a importância de incorporar em seus métodos de Estudo Bíblico a reprodução escrita.  Antes disso, porém, deve-se dizer que algo muito útil é sublinhar na própria Bíblia aquelas passagens mais importantes e aqueles textos que mais chamam a sua  atenção.  Escrever, mesmo na Bíblia, alguns conceitos sinteticamente, algumas passagens paralelas importantes e, usar aquelas páginas brancas da Bíblia para algumas anotações chaves.  Mas, indispensável é  anotar em caderno todas as coisas que merecem destaque.  Um exemplo marcante: conheci uma senhora, zelosa pelo estudo da Palavra de Deus, que trazia o seu caderno para fazer  os apontamentos nos estudos bíblicos. Anotava as passagens,  conceitos, definições, e,, sem dúvida, conseguia aprender  muito mais  e, o que é melhor, reter o aprendizado.  Escrever e reunir os seus pensamentos é uma das diferenças entre ler a Bíblia e estudá-la.

3 - O estudo da Bíblia deve ser constante e sistemático.  Dois conceitos constituem este terceiro princípio. O estudo da Bíblia deve ser constante.  Isso está implícito nas palavras "todos os dias " em Atos 17.11. Os cristãos de Beréia  não estudavam a Palavra de Deus  um dia, ou de vez em quando.  Seu contato era constante. O outro conceito envolvido neste princípio é que o estudo deve ser  sistemático.  Um capítulo aqui, outro tópico ali, uma passagem noutra ocasião não são as melhores abordagens para estudar a Bíblia.  Estabeleça um programa de estudo da Bíblia que sistematicamente lhe desenvolva um equilibrado entendimento de toda a Palavra de Deus.

4 - O seu estudo deve visar a edificação de outros também.  Paulo escreve a Timóteo, dizendo: " E o   que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir outros." (2 Tm 2.2).  A intenção de Deus é, não só de que cresçamos e amadureçamos em nosso andar com ele, mas também de que ajudemos outros a desenvolverem ao máximo o seu potencial em prol do Reino de Deus.  Cada cristão deve estar preocupado em edificar também as outras pessoas à sua volta.  Aqui deve-se referir-se não primeiramente ao evangelismo, que é tarefa natural de cada cristão; mas, a edificação daquelas pessoas que, como você, fazem parte do corpo de Cristo.  Certamente, o cristão que estuda a Palavra de Deus poderá mais facilmente falar dela a outros.

5 - Você deve aplicar o que estuda à vida.  Tão importante é este princípio que o vemos incorporado nas regras de interpretação, bem como na metodologia que logo estudaremos.  Uma rápida leitura de quase toda a porção da Bíblia revela como é importante a aplicação, na perspectiva de Deus.  Ele espera que a sua palavra seja encarada com seriedade. Tiago diz  claramente: "Tornai-vos , pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos " ( Tiago 1.22 )

PASSOS BÁSICOS DO ESTUDO DA BÍBLIA

O que apresentamos à pouco são as partes essenciais que compõem o fundamento de todo estudo da Bíblia: observação, interpretação, correlação e aplicação.   Essas partes são básicas para qualquer forma de estudo que você quiser empreender. Mesmo que você a enriqueça, sempre será a base do estudo da Bíblia.  Mais adiante,  veremos algumas formas de estudo da Bíblia: a análise de versículos, o método analítico, o método sintético, o método tópico e o método biográfico. Em cada um destes, porém,  aplicaremos as quatro partes fundamentais: observação, interpretação, correlação e aplicação.

TAREFAS PARA CASA:

1- Estudar a ordem dos livros bíblicos do Antigo Testamento, para se familiarizar com a Bíblia;

2- Prosseguir na realização das devoções familiares;

3- Ler e sublinhar  as partes mais importantes do livro de l Coríntios;

4- Além dos momentos de oração que já observa, estabelecer um ou mais momentos para falar com Deus;

5- Trazer a oração escrita, conforme estudado no apêndice.

APÊNDICE

A ORAÇÃO  -  PASSOS:

1 - Invocação,

2 - Louvor e agradecimento,

3 - Confissão de pecados e pedido de perdão,

4 - Súplicas e intercessão,  

    a ) Bênçãos espirituais,

     b ) Bênçãos físicas,

      c) Bênçãos materiais.

5 - Louvor final e conclusão.

(Este material faz parte de um estudo maior, elaborado pelo pastor Sílvio, de Nova Venécia - ES. Veja as outras partes neste mesmo blog)

Nenhum comentário: