BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Curso de Formação de Líderes - Parte 9

APLICAÇÃO - Papel de Executor!

Introdução: Uma das maiores necessidades do cristianismo consiste exatamente na aplicação do conteúdo da Palavra de Deus à vida. Mesmo nos tempos bíblicos, Deus repetidamente repreendia o seu povo por deixar de fazer a aplicação das Suas verdades à vida. O apóstolo Tiago expressa isso da seguinte forma: " Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (Tiago 1.22).

Aprender é mais fácil que praticar. Se você descobre que isso é verdade em sua própria vida, não é diferente da maioria dos cristãos. entretanto, Deus insiste em que você se esforce para aplicar as verdades dele à sua vida. Jesus promete o auxílio do Deus Espírito Santo para que isso se torne realizável em nossa vida.

Nós sabemos que o propósito primeiro da Escritura Sagrada é revelar o " evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê!"

(Romanos 1.16). Portanto, Deus, em Sua Palavra, quer mudar a nossa vida. ele não quer aumentar o nosso conhecimento técnico acerca das coisas sagradas. Os escribas e fariseus tinham esse conhecimento técnico e o ostentavam como o mais importante; no entanto, foram reprovados por Jesus pelo imenso distanciamento entre esse conhecimento e a vida do dia a dia.

Esse capítulo que hoje iniciamos é assim tão importante, pois visa aproveitar para a vida prática tudo aquilo que lemos, ouvimos e estudamos da Palavra de Deus. Quando preparamos o Estudo Bíblico a ser proferido diante do grupo, ou de toda a Igreja, é fundamental sabermos que, de nada adiantará uma excepcional pesquisa, se a aplicação não for bem feita. Em outras palavras, a aplicação é tudo aquilo que tencionamos ocasionar com o estudo. É o que o ouvinte vai levar para casa! Nessa parte do estudo, o Espírito Santo de Deus vai agir para conformar mais completamente a vida do ouvinte aos padrões de Deus.

Ao fazer a aplicação pessoal, é importante não ser moralista, nem sensacionalista. Mexer com as emoções apenas não produz efeito, pois assim que a emoção passa, passará tudo aquilo a que ela se apegou. Todavia, o que Deus quer é ação, e não apenas sentimento. Na parábola dos dois filhos (Mateus 21.28-32). O pai pediu ao primeiro filho que trabalhasse na vinha, mas ele se recusou a ir. Mais tarde, mudou de idéia e obedeceu ao pai. O segundo filho concordou prontamente quando foi solicitado, mas nunca se apresentou para o trabalho. "Qual dos dois fez a vontade do pai?" (Mateus 21.31). Você concordaria que foi o primeiro. Idealmente, o senhor quer ambas as coisas, a sua emoção e a sua vontade. Aliás, é a graça de Deus que produz esta vontade de agir. " a fé é ativa no amor!"

APLICAÇÃO - O Processo

Para uma boa aplicação, sugerimos sete passos:

a) Use o Principio da Observação: Inclua na parte da observação do seu estudo as aplicações possíveis, à medida que você as vai descobrindo. Marque os e destaque-os nas suas anotações. Inclua todas as aplicações possíveis. Não deixe nenhuma fora! (depois você poderá selecionar as melhores, ou as que melhor convier!) Ore sempre, pedindo que o Deus Espírito Santo o instrua a melhor aplicar a Palavra de Deus à vida dos ouvintes. Pense nestes termos:

  • ·      há algum exemplo a seguir?
  • ·      há alguma ordem a obedecer?
  • ·      há algum erro a evitar?
  • ·      há algum pecado a abandonar?
  • ·      quais são as promessas de perdão da graça de Deus em Cristo?
  • ·      que estímulos o Senhor Deus me oferece?

b) Siga as Regras de Interpretação: Uma aplicação adequada só poderá ser feita depois de você ter interpretado corretamente a passagem. Lembre-se: há somente uma interpretação correta de cada passagem!

c) Seja Seletivo: Com oração, reveja as aplicações possíveis que registrou na parte da observação do seu estudo. Selecione a que você julgar ser a melhor. Não escolha muitas, pois isso será contraproducente. Se você tentar aplicar muitas, ficará frustrado e não conseguirá concretizar nenhuma. É como encher muitas garrafas de uma só vez, lançando sobre elas um balde cheio de água. Vão cair apenas gotas em algumas. Escolha uma ou duas, e encha-as, e certamente vai sobrar água! Peça que o Deus Espírito Santo lhe ilumine na escolha certa da aplicação.

d) Seja específico: Resista à tentação de ir atrás de generalidades. Ponha o dedo no centro do problema, e aperte ali. Ex.: Filipenses 2.5: " Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus!" - alguém poderia dizer: ' Deus quer que eu me assemelhe mais a Jesus'. Isso é verdade; mas, é um pensamento muito geral. Por outro lado, a seguinte maneira de fazer a aplicação é mais específica: " quando Paulo disse que Jesus assumiu a forma de servo (Fp 2.7) compreendi que não venho servindo a minha família, ao meu próximo e ao meu Deus como convém. Fico ressentido quando tenho que abrir mão de algum programa para servir". Esta é uma aplicação de lei que diz respeito à vida do ouvinte, e fala ao dia a dia. Faz sentido para o ouvinte, pois aproxima a verdade da Palavra de Deus à sua vida.

e) Seja Pessoal: Como é fácil usar pronomes como "nós", "eles", "nosso", "deles". Como é difícil falar em termos de "eu", "você", "meu problema", "sua fraqueza". Ao escrever as suas aplicações, fixe-se nos pronomes da primeira pessoa do singular. O Nosso Senhor Jesus Cristo sempre foi muito pessoal no que disse: " Vai e não peques mais" (João 8.11). "Que queres que eu te faça?" (Marcos 10.51).

f) Escreva por Extenso a Sua Aplicação: Como parte integrante e essencial do seu estudo, a aplicação deve ser escrita. Às vezes pensamos estar tão seguros do que vamos dizer, que achamos não ser necessário escrever. Mas, se estamos tão seguros, tão certos do que vamos dizer, por que não escrever? Escrevê-las por completo dará a oportunidade de retornar e conferir o seu progresso com aquilo que você prometeu especificamente diante de Deus que faria.

g) Formule um Processo de Verificação: Às vezes a sua aplicação irá requerer algo específico, como, por exemplo: que o ouvinte se reconcilie com o irmão faltoso. Isso vai requerer tempo. Outro exemplo é o abandono de algum vício ou hábito nocivo: isso pode requerer tempo, e deve se instaurar um processo, às vezes, demorado.

Um exemplo vem da vida de Moisés. Você lê Números 12.3 e vê que Moisés era um " varão mui manso!" Então você consulta um dicionário e vê que ser manso significa: ter índole pacífica, ser pacato, sereno, quieto. Moisés levou anos e anos para aprender de Deus essa virtude. Foi um verdadeiro trabalho de lapidação. Quando você vai falar sobre o assunto, deixe claro para os ouvintes que muitas coisas, no Reino de Deus, por vontade do próprio Deus, não acontecem no tempo que nós queremos ou esperamos; mas, que ocorrem no tempo de Deus, pela ação do Deus Espírito Santo.

Quanto mais tempo durar uma aplicação, mais difícil será verificar o progresso. Igualmente, as aplicações relativas a atitudes e motivos são mais difíceis de avaliar do que as que se referem a pontos específicos de ação. Tudo isso deve ser levado em conta quando estiver procurando meios de verificar o progresso.

Exemplo de uma aplicação típica:

Vamos ter como base Filipenses 3.

A Passagem: No estudo que fiz de Filipenses 3, o Espírito Santo me convenceu que o apego às coisas do mundo me separam de Deus. Os versículos 18,19 são claros: " Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu vos dizia, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo: o destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia; visto que só se preocupam com as coisas terrenas".

Um Exemplo: Eu gasto muito tempo e esforço para conseguir bens materiais, e vivo apegado ás coisas do mundo. Dou preferência a programas do mundo, em detrimento às programações da Igreja. Eu prefiro assistir ao futebol do que ir ao Estudo Bíblico.

A Solução: Uma vez que reconheço esse meu pecado e sei que ele é grave e sério, reconheço e creio que somente Deus, em Cristo Jesus, pode me perdoar e me desvencilhar do apego ao mundo, fazendo-me voltar às coisas de Deus.

Resumo: Por sua própria natureza, a aplicação é algo extremamente pessoal e direto. O que foi dito acima serve como sugestão para melhor aplicar a Palavra de Deus. O objetivo é mudança de mentalidade, pelo anúncio da dura e rígida Lei de Deus, e pela promessa doce e consoladora do Evangelho. Não pregue mudança exterior apenas! A transformação inicia no coração, no interior, e, então, exterioriza-se numa nova vida! O Espírito Santo lhe dará coragem e sabedoria para que, mais e melhor, você possa aplicar a Palavra de Deus.

(Este material faz parte de um estudo maior, elaborado pelo pastor Sílvio, de Nova Venécia - ES. Veja as outras partes neste mesmo blog)

Nenhum comentário: