BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Curso de Formação de Líderes - Parte 2

MÉTODO DE ANÁLISE DO VERSÍCULO

INTRODUÇÃO:  O Método de Estudo Bíblico pela análise de versículo é o mais simples do tipo  faça você mesmo.  Mas, não deixe se enganar pela sua simplicidade.  É um método de estudo bíblico extremamente proveitoso e recompensador, e uma boa maneira para começar a trabalhar no Estudo Bíblico.  Muitas pessoas tiveram experiências tão positivas com esse método de Estudo Bíblico, que o usam freqüentemente.  Particularmente, considero esse método um dos que mais facilita a compreensão dos ouvintes, bem como a pesquisa e a reflexão daquele que faz o estudo.  Além disso, estudar a Bíblia, versículo por versículo, é uma boa maneira de buscar alimento espiritual para a alma.

O Estudo bíblico é apenas uma forma de evidenciar um texto e seus versículos para estudá-lo mais profundamente.  Isso não dispensa a continuidade do seu programa de leitura da Bíblia.  Uma coisa é preparar um estudo bíblico; outra coisa é manter um programa ordenado de leitura bíblica.  Por exemplo: um pastor que se ocupa com a Bíblia para  preparar os sermões, estudos bíblicos, palestras, devoções, não se exime, por isso, de continuar o seu programa de leitura bíblica diária e sistematicamente.  Uma boa idéia é você extrair, das suas leituras bíblicas, aqueles versículos ou perícopes que mais lhe chamam a atenção e que você considera mais ricos.  Então, vá registrando esses textos  porque eles poderão ser boas sugestões para os estudos bíblicos que você vier preparar. É importante também tentar decorar o texto ou os versículos.  Esta combinação de estudo da Bíblia e memorização dos textos  vai ajudar muito o seu trabalho de preparação do estudo bíblico, bem como, será de muita utilidade em outras áreas da vida.

Para chamar a atenção para as quatro partes do Estudo da Bíblia, você anotará junto de cada passo uma letra indicando a parte que está fazendo:

( O ) - OBSERVAÇÃO

(  I  ) - INTERPRETAÇÃO

( C ) - CORRELAÇÃO

( A ) - APLICAÇÃO

1 - ANÁLISE BÁSICA DO VERSÍCULO

Com o propósito de ilustração, 1 Tessalonicenses 5.17 será o texto usado, seguindo-se este processo.  O texto diz: "ORAI SEM CESSAR".

( O ) - Passo 1 - Verifique o contexto e assinale os limites .  Se for difícil determinar isso, leia com atenção tudo o que antecede o texto e o que o segue.  Então, você verá dentro de que assunto o versículo destacado se encontra.  Muitas vezes, esta tarefa é facilitada pelos títulos que o tradutor colocou.  No entanto, nem sempre os títulos são fiéis ao conteúdo.  Por isso, é sempre bom ler e conferir o assunto em pauta. Se o contexto for um período muito longo, você pode subdividi-lo.  Por exemplo, se você tomar um versículo que narra a crucificação de Jesus, terá que observar o contexto de todo esse evento, desde a prisão de Jesus, o seu julgamento, o seu sofrimento e, enfim, a crucificação propriamente dita.  Esse contexto é muito amplo.  Por isso, você pode usar apenas os relatos imediatamente anteriores ao versículo escolhido.  O contexto de 1 Tessalonicenses 5.17 são os versículos anteriores e posteriores ao mesmo.  Especialmente, observe o versículo anterior :  " -------------------------------" ( escreva-o ), e o versículo posterior:----------------------------------------------------------------------------------------------" (escreva-o)

(  O ) - Passo 2 - Anote quaisquer observações e / ou possíveis aplicações.  Procure também dificuldades, estabelecendo especificamente qual é a dificuldade.  Você precisará constantemente acrescentar notas nesta parte do seu estudo  enquanto for seguindo os outros passos.

Veja o contexto com algumas observações:

( O ) - Há três ordens - regozijai ( v.16 )

                                     orai ( v.17 )

                                     daí graças ( v.18 )

( O ) - Todas estas ordens têm modificadores -  sempre

                                                                              sem cessar

                                                                                   em tudo

( O ) - A frase: " É esta a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" parece aplicar-se aos três versículos.

( O ) - Você pode intercambiar os modificadores entre si, quando estes não mudam o sentido.  Aqui, por exemplo, ficaria assim:  regozijai  sempre , orai  sempre , daí graças sempre.

( A ) - Dar graças  ( v. 18 ) não é um hábito muito praticado pelas pessoas em geral.  Temos tendência a resmungar e reclamar de tudo.  Aqui, na aplicação, podemos extrair um elemento de lei.

( A ) - Eu me regozijo, às vezes; mas, nem sempre.

(  I  ) - Todos os modificadores expressam a idéia de coisas perpétuas, isto é, de que nunca haverá ocasião em que não devam ser feitas.

(  I  ) - O versículo 17 pode ser tomado literalmente?  É possível orar sem cessar?  Ou, Paulo aqui está falando de uma atitude?

) - Passo 3 - Rescreva resumidamente cada um dos versículos com as suas próprias palavras.  Tente expressar o cerne da idéia, ou o pensamento principal que o escritor está comunicando.

                    1 Tessalonicenses 5.16-18

·      Versículo 16 - Nunca pare de regozijar-se

·      Versículo 17 - nunca pare de orar

·      Versículo 18 - Nunca pare de dar graças,

POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS PARA VOCÊ! 

(  C  ) - Passo 4 - Veja referências bíblicas de cada um destes versículos, vendo se na Bíblia há outro versículo semelhante, ou se há idéia semelhante.  Nesse passo, é muito bom ter uma chave bíblica, pois, acionando a palavra orai   ( orar, oração ) vamos ver inúmeras passagens paralelas.  Essas passagens paralelas ajudarão você a complementar o estudo, explicar ou ilustrar a idéia que você está desenvolvendo, ou até mesmo esclarecer alguma dúvida.

          I TESSALONICENSES 5.16-18

--v. 16 - Filipenses 4.4

--v. 17 - Efésios 6.18

--v. 18 - Romanos 1.21; Efésios 5.20.

(  A  ) - Passo 5 - Das possíveis aplicações, escolha aquela que Deus quer que você  confronte  você mesmo ou o seu ouvinte, colocando o problema ( pecado ) que o texto aponta .Isso quer dizer que você vai extrair do texto todos os elementos de Lei. E, depois, procure no texto as promessas de consolo e a ação salvadora de Deus que dão perdão e salvação, e prometem auxílio para a vida Cristã.  Isso é, procure Evangelho no texto.  Evangelho sempre fala de Cristo, da sua morte e ressurreição para dar perdão, vida e salvação.  Procure o evangelho certo para o problema apontado pela lei.  Ou seja, se a lei apontou o problema da falta de fé ( como no caso de Tomé, por exemplo ) devemos apontar para o Cristo que foi ao encontro de Tomé, apresentou-se vivo de forma incontestável e, o que é mais,  Cristo perdoa o pecado da incredulidade e é  o salvador em quem podemos confiar inteiramente.  Faça da seguinte forma:

LEI - MOLÉSTIA - PECADO

--v. 16 - Não tenho encontrado motivos para estar alegre.  A minha vida está muito triste.   Preocupo-me  tanto com o mundo e com o que tenho de fazer, que até esqueço dos grandes motivos que Deus me deu para me alegrar.  Acho que, na minha escala de valores, não tenho dado ênfase à salvação e à alegria que ela produz.

--v.17 - Não tenho feito bom uso da oração.  Confesso que tenho orado pouco e orado mal.  Não tenho confiado nas promessas de Deus que certamente ouve e atende a oração. Sinto-me culpado nesse ponto também.

--v. 18 - Reconheço que não tenho sido grato a Deus.  Não estou acostumado a agradecer.  Recebo grandes bênçãos de Deus e, mesmo assim, não agradeço.  Sou como aqueles nove leprosos curados e que esqueceram de agradecer.

Lembre-se: a lei sempre  aponta o pecado e condena. A lei não aperfeiçoa ninguém.

EVANGELHO - MEIO - SALVAÇÃO

v. 16 - Cristo me dá motivos para que eu seja alegre.  Ele me salvou.  Deu a sua vida na Cruz por mim.  Agora tenho perdão, vida e salvação.  Não preciso carregar sozinho as preocupações da minha vida.  Posso contar com Cristo.  Por isso, mesmo em meio a situações difíceis,  Cristo me alegra.

v. 17 - Cristo perdoa o fato de eu não ter orado com freqüência, ou ter orado mal.  Ele me estimula a orar porque promete atender as minhas orações.  Ele disse que posso orar em seu nome.  Ele é o meu mediador!  Ele intercede por mim!  Ele, inclusive, me ensinou a orar.  Por todas as bênçãos que ele já me deu, e por tantas outras que ele tem reservado para mim, posso orar a Deus, em nome do meu Salvador Jesus.

v. 18 - A vontade de Deus para a minha vida é que eu seja agradecido.  Deus me deu muitos motivos para isso.  Ele me deu a salvação, o céu, o perdão, a Bíblia, a Igreja, o corpo, a alma, todos os meus bens, a minha família, os meus amigos.  Enfim, Deus me abençoou ricamente e, por isso, posso ser agradecido até mesmo quando as coisas não forem tão bem, pois sei que ele me ama.

APENDICE

Vamos tentar compreender um pouco o que é  Lei e Evangelho, e como fazer a distinção entre ambos no texto bíblico:

 O que é a Lei? A lei é tudo o que Deus requer de nós.  São os mandamentos de Deus que expressam a sua  vontade para  a nossa vida.  A lei diz: "Faça isso e viverás!"  Nós nunca conseguimos cumprir a lei de Deus.  Por isso, a Lei, que é boa, se torna para nós motivo de condenação.  A lei aponta as nossas falhas e os nossos pecados.  Não apenas isso, a lei aponta para o juízo de Deus sobre o nosso pecado: " O salário do pecado é a morte"             ( Romanos 6.23 )

O  Evangelho, por outro lado, fala de tudo o que Deus fez por nós para nos salvar.  É, por definição, a boa nova da salvação em Jesus Cristo.  Ou seja, o Evangelho diz que Jesus cumpriu toda a lei de Deus por nós e nos dá a sua justiça de presente.  Ele, Jesus, morreu para nos perdoar todos os nossos pecados e para fortalecer-nos na fé e vida cristã.  A LEI CONDENA; O EVANGELHO SALVA!

Vamos fazer  um pequeno exercício.  Marque L ( lei ) ou E ( evangelho )

(  ) - Jeremias 30.30  

(  ) - João 3.16

(  ) - Lamentações de Jeremias 1.8

(  ) - Salmo 51.7

(  ) - Salmo 51.5

(  ) - 1 Crônicas 21.7

(  ) - Salmo 117.2

PARA CASA

1 - Memorizar  os livros do Novo Testamento;

2 - Ler, procurar entender e decorar os dez mandamentos

3 - Fazer uma lista de oração.  Listar nomes de pessoas em necessidades especiais; a Igreja; o pastor; os seminários; a direção nacional da Igreja; o país, etc... Orar por todos.

4 - Procurar prestar atenção na distinção Lei e Evangelho que o pastor procura fazer nos estudos bíblicos e cultos.

(Este material faz parte de um estudo maior, elaborado pelo pastor Sílvio, de Nova Venécia - ES. Veja as outras partes neste mesmo blog)


Nenhum comentário: