BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Curso de Formação de Líderes - Parte 5

ESTUDO DE TEMAS

INTRODUÇÃO: Podemos dizer que as Escrituras apresentam uma variedade de temas que são abordados em diferentes livros bíblicos, do Antigo e Novo Testamentos. Em alguns livros bíblicos há a apresentação e análise de vários temas que se entrelaçam. Um exemplo claro disso é a Carta de Paulo aos Romanos. Paulo expõe temas como: o pecado, a graça, a justificação pela fé, entre outros. Esses temas são assunto de outros livros bíblicos. Por exemplo: em Efésios, Paulo volta a falar da graça e da Justificação pela fé. Nesse método de estudos você vai escolher um tema bíblico e analisá-lo através de toda a Bíblia. É claro que o estudo pode ser muito abrangente e longo; ou, rápido e conciso. Isso vai depender do tempo que você tiver para pesquisar e da abrangência do tema escolhido. Se você escolher o tema pecado, por exemplo, você terá muita matéria a estudar e pesquisar. Outros temas são de menor abrangência, como a liberdade cristã, por exemplo. Mesmo quando o tema de estudo for de grande abrangência, como o pecado, você pode restringi-lo, estudando apenas o pecado em Gênesis, ou o ensino de João sobre o Pecado, ou ainda, o pecado nas cartas de Paulo. Se você escolher o tema vitória, por exemplo, o estudo será de menor dimensão, pois em toda a Bíblia, essa palavra ocorre apenas 11 vezes. Outro detalhe que você deve cuidar é o uso de sinônimos na Bíblia. Por exemplo: leis, estatutos, mandamentos, preceitos, aparecem muitas vezes com o mesmo significado; outras vezes, você deverá analisar muito bem o contexto, pois, Paulo fala em " Lei da fé", em Romanos 3.27, e aqui, a palavra Lei não é sinônimo de mandamento, mas quer dizer "regime da fé". Vamos usar como ilustração a palavra HOSPITALIDADE.

Passo 1 - escolha a palavra (tema) e os limites que você quer dar ao estudo: um livro da Bíblia, uma escritor bíblico, ou toda a Bíblia. Escreva o objetivo (propósito) do estudo. Usando uma chave bíblica, localize as referências a incluir no seu estudo. Registre todas as referências . Leia todas as referências e analise alguns aspectos importantes relacionados ao tema: o contexto, os personagens envolvidos, o sentido e a abrangência da palavra/tema.

Tópico, Propósito e Referências:

Tópico: HOSPITALIDADE

Propósito (Objetivo): aprender o conceito bíblico da hospitalidade de modo a praticar a hospitalidade como a Bíblia ensina.

Referências: Mateus 25.35; Lucas 7.44-46; 11.5-8; Romanos 12.13; 1 Timóteo 3.2; Tito 1.8; Hebreus 13.2; 1 Pedro 4.9.

Passo 2 - Escreva as observações numa folha. Esteja atento às seguintes observações:

1 - Anote todas as minúcias. Faça perguntas aos textos: quem? O quê ? onde? Para quem? Quem falou? O que fez? Por quê ? Para quê? Como? Anote os substantivos, os verbos, outras palavras relacionadas.

2 - Escreva as dificuldades. Lembre-se: não passe por cima das dificuldades, nem as ignore!!! Enfrente as dificuldades de frente! Busque auxílio para solucioná-las. Alguém disse que só crescemos quando enfrentamos dificuldades e as solucionamos. Não diga: " Não entendo isso"; mas, selecione muito bem o que você não entendeu e vá em busca das respostas. Algumas questões se resolverão sozinhas a medida que o estudo ir avançando. Outras dificuldades somente se resolverão mediante consulta de outras fontes: com o pastor, ou um bom comentário. Algumas questões permanecerão sem resposta.

3 - Veja as aplicações que poderá fazer e vá anotando todas elas. Se forem muitas, anote as principais. Lembre-se que aplicação é Lei e Evangelho. Veja nos textos que pecados eles acusam. Esteja atento às promessas do perdão gracioso em Cristo e os estímulos que os textos oferecem. Vá anotando tudo o que achar!

Agora, anote as suas observações: Hospitalidade

a) Definições: procure ver como o dicionário da língua portuguesa define a palavra/ tema que você está estudando. Hospitalidade é acolher, receber hóspedes com satisfação. Aqui, o próprio dicionário nos ajuda a definir a qualidade da palavra: hospitalidade não é simplesmente servir de hotel ou pensão; mas, receber com satisfação. Receber uma pessoa em nossa casa com demonstração de amor, carinho e afeto. Hospitalidade é QUERER RECEBER, RECEBER E ACOLHER, RECEBER COM ACONCHEGO, HOSPEDAR COM CARINHO. No dicionário há várias palavras cognatas:

  • - hospedaria: casa que oferece hospedagem mediante pagamento (hotel, pensão, dormitório);
  • - hospedável: que pode hospedar ou ser hospedado. Que se destina a generosa e cordial recepção de visitas;
  • - hospício: hospital para pessoas que sofrem de insanidade mental;
  • - hospital: local onde se recebem e tratam doentes;
  • - hospitaleiro: aquele que bondosamente dá hospedagem; acolhedor; caridoso;
  • - hospedagem: ato de hospedar, hospitalidade;
  • - hóspede: aquele que se aloja temporariamente em casa alheia;
  • - hospedeiro: aquele que hospeda;
  • - hospitalizar: internar em hospital.

Agora, leia os textos bíblicos e assinale as suas observações sobre cada um deles:

Mateus 25.35: é o texto do grande julgamento. Jesus julgará todas as pessoas pelos atos que estas praticaram ou deixaram de praticar, frutos da fé ou da incredulidade. A lista traz elementos básicos da vida humana: comida, bebida, hospedagem, roupa. A ênfase dada a forasteiros ou a estrangeiros porque a Igreja, espalhada em todas as partes, deve acolher os cristãos peregrinos e hospedá-los. O sentido primeiro destas palavras objetiva facilitar a vida daqueles que deixaram o seu país, por um ou outro motivo, e que, estando em terra estrangeira, deve achar acolhida por parte dos cristãos. Aplicação: eu gosto de acolher as pessoas ricas, importantes, amigas. Não gosto de receber doentes, pobres e estrangeiros - falta de amor - Lei.

Lucas 7.44-46: Jesus foi convidado por um fariseu a jantar com ele. Ao que tudo indica, aquele homem não deu a Jesus a distinção praticada pelos judeus daquela época: não deu água para lavar os pés, empoeirados das ruas; não deu o beijo de saudação e boas vindas; não trouxe óleo para refrescar a cabeça do calor da viagem. No entanto, uma mulher pecadora (muito provavelmente uma adúltera) entrou na casa e, mesmo não tendo sido convidada, passou a dar a Jesus o tratamento hospitaleiro que aquele fariseu não lhe deu: ela chorava e lavava os pés de Jesus com suas lágrimas, enxugando-os com os seus cabelos; ele não cessava de beijar-lhe os pés (* o fariseu não lhe beijou o rosto de Jesus; a pecadora não cessava de beijar os pés de Jesus); ela ungia a cabeça de Jesus com bálsamo. O contraste do fariseu e da mulher põe a hospitalidade em nível de hospitalidade de obrigação (fariseu) e de amor (a pecadora). Quais são as cortesias da hospitalidade do nosso tempo: uma saudação de boas vindas, um café ou suco, um bom banho, uma cama arrumada e limpa, um momento devocional em família.

Lucas 11.5-8: Esse texto trata de um aspecto delicado no assunto da hospitalidade: a visita inoportuna. O visitante inoportuno do texto marca a inconveniência do horário (era tarde da noite), da situação (a família já estava dormindo), dos recursos (na época, não se fazia pão além do que era realmente consumido). No entanto, aquele visitante era amigo do hospedeiro e, por isso, sentiu-se à vontade para buscar pão àquela hora da noite, por mais inoportuno que fosse. Kenneth Bailey faz uma importante observação sobre esse texto: " O conglomerado teológico desta parábola inclui dois pontos principais: o primeiro trata da natureza de Deus, o segundo é a certeza do homem. Essa parábola diz ao ouvinte/ leitor: Quando você se dirige a um vizinho desse tipo, tudo está contra você. É de noite. Ele está deitado, dormindo. A porta está fechada. Os seus filhos estão dormindo. Ele lhe dará o que você pede porque é um homem íntegro e não violará esta qualidade. O Deus ao qual você ora também possui uma integridade que não violará; e, além disso, ele o ama. Se você tem confiança que as suas necessidades serão supridas quando se dirige a um vizinho desses, de noite, quanto mais você poderá ficar descansado, com a certeza de ser atendido, quando leva seus pedidos ao Pai amoroso." (Parábolas de Lucas, p. 116).

Hospitalidade é atender as necessidades de outros, não apenas entreter convidados. Entretenimento cultural para exibir as nossas habilidades como cozinheiros, asseadas donas de casa, arranjo ornamental de coisas, objetos de valor, isso é o oposto do ensino bíblico sobre a hospitalidade.

Romanos 12.13: " Compartilhai as necessidades dos santos, praticai a hospitalidade". O apóstolo Paulo recomenda ser hospitaleiro especialmente com os irmãos na fé. A hospitalidade não é a decisão de adotar um procedimento, mas o reflexo de um estilo de vida. O mundo considera o lar como uma torre palaciana para o refúgio dos membros da família, e isso não deveria ser assim. O lar deve ser uma hospedaria para prestar serviço aos outros. Lembre-se: o lar é uma dádiva de Deus. É presente de Deus e, por isso, não deve ser administrado egoisticamente ou para deleite familiar apenas; o lar cristão irradia o perdão, a fé e o acolhimento que temos em Cristo.

1 Timóteo 3.2: Entre outras recomendações ao pastor, Paulo fala da necessidade da hospitalidade. A casa do pastor sempre é requisitada. Isso é assim por causa da função de liderança que o pastor ocupa junto ao povo de Deus. Um dos muitos requisitos do ministério da pregação é a hospitalidade. A congregação não aprenderá a hospitalidade dos sermões que o pastor fará sobre o assunto; mas a maneira como recebe e acolhe as pessoas em sua casa.

Tito 1.8: É uma outra lista de recomendações ao ministro da palavra, entre as quais figura o pastor e o que ele fará sobre o assunto da hospitalidade. Hospitalidade significa dar-me aos outros porque Cristo deu-se por amor a mim. Por isso interesso-me pelas pessoas. Em João 4 Jesus esteve como um viajante, cansado, sedento e faminto. A mulher samaritana, a princípio, não o acolheu. Havia rivalidade entre os judeus e samaritanos. A rivalidade impedia aquela mulher de olhar o próximo com amor. Jesus, no entanto, deu-se a ela, conversou com ela, revelou-se a ela, "hospedou-a" dando para ela a água da vida. Isso não apenas contrastou com a atitude daquela mulher, mas com a atitude dos próprios discípulos, que ficaram de longe, chocados só de vê-lo falar com ela. Em 2 Reis 4.8-10 um casal sunamita preparou um quarto com cama, mesa, cadeira e candeeiro para o profeta Eliseu, para que tivesse um lugar onde ficar.

Hebreus 13.2: "Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos". Muitas vezes deixo-me ser completamente tomado pelos meus amigos e pelas minhas ocupações que esqueço completamente das outras pessoas. Muitas vezes venho à Igreja e ponho-me a conversar com meus amigos e irmãos que me esqueço daquele visitante que veio à Igreja sozinho, sentou-se num cantinho e foi embora sem que eu sequer o tivesse percebido. O texto se refere ao episódio da visita dos anjos de Deus a Abraão. Os anjos fizeram visitas a Abraão, Ló, Gideão (Jz 6.11-24), a mãe e pai de Sansão (Jz 13.1-21). Estas visitações angelicais tinham o objetivo de comunicar mensagens celestiais; todavia, foram acolhidos não pelo fato de serem anjos, mas porque as pessoas visitadas eram fiéis a Deus e viviam a hospitalidade como fruto da fé que tinham. Abriram as suas casas e suas vidas para visitantes desconhecidos.

1 Pedro 4.9: "sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração". A hospitalidade deve refletir uma atitude de ardor de coração, não o cumprimento de um pesado dever. Se eu captar o privilégio que é ser hospitaleiro, isso removerá aquele peso que costumeiramente atribuo à hospitalidade. Praticando a hospitalidade com alegria, terei, da parte de Deus, a oportunidade de testemunhar a minha fé a estas pessoas que hospedo.

Passo 3 - Escreva o Pensamento Chave de cada referência anotada. Lembre-se: o pensamento chave é a essência destilada ou a idéia principal do versículo, disposta com as suas próprias palavras, da maneira como você entendeu.

Enquanto estiver trabalhando o passo três, você deve fazer uma lista de muitas das suas observações sugeridas no passo dois.

HOSPITALIDADE - PENSAMENTOS-CHAVE

Tema: A Hospitalidade

Objetivo: aprender o conceito bíblico de hospitalidade, de modo que usemos o nosso lar conforme a Bíblia ensina.

Referências:

Mateus 25.35: Jesus espera que eu hospede o forasteiro.

Lucas 7.44-46: providenciar as cortesias da hospitalidade.

Lucas 11.5-8: o preço de satisfazer as necessidades dos outros - a inconveniência.

Romanos 12.13: suprindo as necessidades; entrega à prática da hospitalidade.

Tito 1.8: um amigo da hospitalidade (um homem hospitaleiro).

Hebreus 13.2: acolha estranhos; alguns hospedaram anjos.

1 Pedro 4.9: Seja hospitaleiro sem resmungar.


Passo 4 - Procure agrupar os versículos de acordo com os detalhes comuns que eles exploram no tema. Exemplo:

1 - Atitudes que manifestem a hospitalidade: 1 Pe 4.9; Tt 1.8; 1 Tm 3.2; Rm 12.13.

2 - Definição de Hospitalidade: Mt 25.35; Lc 7.44-46; Rm 12.13.

3 - Custos e prêmios da hospitalidade: Lc 11.5-8; Hb 13.2


Passo 5 - Esboce as categorias produzidas no passo quatro, incluindo as divisões principais e as subdivisões importantes. Coloque os versículos mais importantes junto de cada divisão e subdivisão.

Procure obter uma ordem lógica e simples do roteiro a ser seguido. Não faça um esboço complicado. Quanto mais simples for o esboço, mais fácil será expor o assunto e, consequentemente, mais fácil para a compreensão dos ouvintes. Tenha sempre em mente o objetivo do estudo. Veja um esboço como segue:

I - Definição de Hospitalidade

1.1 - Pedir que os ouvintes dêem definições. Que respondam à pergunta: que é hospitalidade?
1.2 - Dar as definições do dicionário da língua portuguesa (conforme acima).
1.3 - Como a Bíblia define hospitalidade: Romanos12.13;Mateus 25.35-40

II - A Hospitalidade Demonstrada

2.1 - As atitudes para coma hospitalidade (Tt 1.8; 1 Pe 4.9; 1 Tm 3.2)
2.2 - Custos e benefícios da hospitalidade (Lc 11.5-8; Hb 13.2).

            Veja outro esboço:

I - A hospitalidade Definida

-- ser sensível ás necessidades das pessoas ao meu redor, incluindo o estranho, e prover o auxílio para prover aquelas necessidades.

II - A Hospitalidade Demonstrada

-- usando cortesia; demonstrando alegria.
-- a atitude da hospitalidade em amor é essencial.
-- tempo, esforço e provisões fazem parte do custo da hospitalidade; mas, a mesma acompanha as bênçãos do Senhor (estímulo).

Aplicação Lei e Evangelho:

LEI: Reconheço que a minha congregação não pratica a hospitalidade quando deixa de acolher com carinho os visitantes. Minha família está estruturada de forma a não pensar nas outras pessoas e suas necessidades. Assim, eu, minha congregação e minha família temos falhado no amor. Transgredimos, dessa forma, a lei de Deus, merecendo o castigo e punição eterna.

EVANGELHO: Embora tenha muita dificuldade de praticar a hospitalidade e falho constantemente, Deus prometeu perdoar-me todos os meus pecados. Ele enviou seu Filho Jesus Cristo que, para me acolher, deu a sua vida na cruz. Dessa forma sou perdoado! Sou aceito e acolhido por Deus! Por isso, posso amar o próximo e praticar a hospitalidade, com o auxílio do Espírito Santo.

Tarefas:

1 - Refazer os pontos assinalados pelo pastor da tarefa da lição passada (quando necessário);

2 - Prosseguir o estudo, fazendo os passos 3,4,5: análise gramatical, comentários, aplicação Lei e Evangelho. Entregar na próxima aula.

(Este material faz parte de um estudo maior, elaborado pelo pastor Sílvio, de Nova Venécia - ES. Veja as outras partes neste mesmo blog)

Nenhum comentário: