Introdutor: A Bíblia nos fala de muitos pais. Uns foram fiéis a Deus e educaram seus filhos na disciplina do Senhor. Outros, porém, nunca falaram a respeito de Deus para eles, pelo contrário, apenas ensinaram o caminho da maldade. A Bíblia fala também das virtudes de muitos pais, para nos servirem de exemplos. Fala também das más qualidades de outros, tais como: imoralidades, injustiças, poligamias, e toda espécie de perversidades. Deles, a Bíblia faz menção para nos servirem de advertência, pois tais atitudes Deus não aprova.
1 - Pai Abraão: Um pai que acima de tudo foi obediente e fiel a Deus. Quando o Senhor lhe orenou que sacrificasse o seu próprio filho, ele obedeceu sem questionar tal ordem. No momento em que estava pronte a sacrificá-lo, um anjo, no entanto o impediu, pois Deus vira a sua fidelidade. E por esta fé recebeu a promessa de seu pai de uma grande nação.
2 - Pai Eli: Eli era um profeta do Senhor. Seus filho, poré,, não se importavam com Deus e eram rebeldes. A fama deles era péssima entre o povo de Israel.
3 - Pai Davi: Davi foi uma pai qu teve as suas virtudes e fraquezas. Entre as virtudes fazemos nençao de que chorou pela morte de seu filho Absalão. Este armou um exército para derrubar o próprio pai do trono real. Um general d Davi o matou. O rei, no entanto, estava disposto a lhe dar o perdão, mas já era tarde, pois seua filho havia morrido em rebeldia.
1 - Pai Salomão: Salomão foi rei em Israel e sucessor de Davi. Possuía setecentas mulheres e trezentas concubinas, as quais lhe perverteram o coração e não guardou a aliança com o Senhor.
2 - Pai Jó: Jó preocupava-se muito com os seus filhos. Oferecia sacrifícios a Deus, pois temia que podiam ter blasfemado contra ele. Certo dia, ao perder todos os bens e os filhos, glorificou a Deus dizendo: " O Senhor o deu o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor."
Narrador introdutor: A Bíblia ainda nos fala dos pais que levaram seus filhos a Jesus para serem curados. Por causa da confiança, Jesus o curou.
3 - Fala do pai Jairo, cuja filha estava muito doente. Jairo confiou e sua filha foi curada. Fala também dum oficial do rei, cujo filho estava doente e por isso pediu que Jesus fosse curá-lo. O Senhor, porém, lhe disse qu se não visse os sinais não creria. O oficial confiou e insistiu que Jesus fosse. Jesus vendo a sua fé, lhe disse que poderia ir para casa, pois seu filho já estava curado.
Narrador introdutor: Muitos outros exemplos de pais a Bíblia nos mostra ainda. Uns de fidelidade, amor e respeito. Outros de incredulidade, imoralidade e egoísmo. Qual deles serve de exemplo para você?
1 - Um pai Abraão, fiel e obediente?
2 - Um pai Eli, cujos filhos eram rebeldes e contra Deus?
3 - Um pai Davi, que amava o filho mesmo sendo rebelde?
1 - Um pai Salomão, marido de muitas mulheres e desviado de Deus?
2 - Um pai Jó, que glorificava a Deus fmesmo nas dificuladades?
3 - Um pai que confia e que espera nas promessas do Senhor?
Narrador introdutor: Um pai cristão é aquele que acima de tudo confia em Deus e que ama e reapeita a esposa e os filhos. O apóstolo Paulo fala desta pai cristão e recomentda: "Maridos, amai vossas mulheres, assim como Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela." Também lembra: "E vos, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." No livro de Colossenses nos lembra: " Pais, não irriteis os vossos filhos, para qu não fiquem desanimados." Por outro lado, a Bíblia também lembra que os pais são autoridade e por isso os filhos lhes devem honra e obediência. Um pai que ama a Deus , também ama seu filho. Um filho que ama a Deus também ama a seus pais. Acima de tudo, porém, esteja refletido em nós o amor de Cristo, para que juntos, pais e filhos, possamos confiar, amar, respeitar e perdoar sempre mais.
Pastor David Karnopp - Vacaria-RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário