BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Curso de Formação de Líderes - Parte 5

MÉTODO BIOGRÁFICO DE ESTUDO BÍBLICO

Introdução: Este Método de Estudo da Bíblia é muito bom e didático porque oferece a oportunidade de conhecer a vida, o caráter e a atuação dos personagens que o Deus Espírito Santo colocou na Bíblia para, através deles, realizar a sua obra, dar-nos um exemplo positivo ou negativo, da forma como viveram e se relacionaram com Deus. O apóstolo Paulo, escrevendo aos Coríntios, diz: "Estas cousas lhe sobrevieram como exemplos, e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos tempos tem chegado" (1 Coríntios 10.11).

Existe muito material escrito sobre os mais importantes personagens Bíblicos. Por exemplo: há uma infinidade de livros sobre a vida e atuação do apóstolo Paulo, Abraão, Moisés, e outros. Quando estudarmos a vida dos personagens bíblicos mais importantes, talvez seja necessário restringir o campo de estudo. Exemplo: quando falarmos da vida de Jesus, talvez seja interessante restringir-se a uma etapa da sua vida, como o ministério Galileu de Jesus , ou, a vida de Jesus na Última Semana. Se preferirmos, poderemos fazer um estudo completo, mas restringindo-se aos eventos principais. O importante nesse ponto não é que o estudo seja o mais detalhado possível, pois isso poderia o fazer longo demais; mas, que o estudo biográfico apresente aqueles aspectos principais do personagem que estamos estudando.

Com o propósito de ilustração, estudaremos a vida de Raabe.

PASSO 1 - Escolha a personagem que você quer estudar e, se necessário, estabeleça os limites do estudo. Por exemplo: A vida de Davi entes de tornar-se Rei. Usando uma chave bíblica , concordância bíblica ou dicionário bíblico, localize as referências bíblicas que têm a ver com o personagem a ser estudado. Leia-as várias vezes e faça um resumo de cada uma delas.

RAABE - referências

Josué 2.1 - prostituta residente em Jericó
2.3 - o rei de Jericó manda tomar de Raabe informações sobre os espias
2.4 - ela tinha escondido os espias e mente ao rei
2.5 - Ela consegue despistar os homens que buscavam os espias
2.6 - esconde os espias sob as canas de linho
2.8,9 - Reconhece que o Senhor tomará posse de Jericó
2.10 - os rumores do êxodo e da vitória sobre os amorreus
2.11 - o medo do povo e o fato que o Senhor é Deus de todos e de tudo.
2.12,13 - Raabe roga segurança para si e para a sua família.
2.14 - Os espias prometem a Raabe que ela estará em segurança
2.15 - ela lhes providencia o meio da fuga
2.16 - dá-lhes um plano para a segurança deles
2.17-20 - os espias planejam a segurança dela
2.21 - o sinal do compromisso dela
6.22,23 - o salvamento de Raabe e sua família
Mateus 1.5 - Raabe está na Genealogia de Cristo
Hebreus 11.31 - pela fé, Raabe não morreu, porque acolheu aos espias
Tiago 2.25 - Foi justificada pela sua ação de fazer partir em paz os espias.

PASSO 2 - Anote as observações numa folha de estudo. Inclua nesta folha:

1 - Observações: Anote todo e qualquer pormenor que notar sobre o personagem. Quem era? Que fazia? Onde morava? Quando viveu? O que fez e por que fez? Como fez? Anote as minúcias sobre ela e seu caráter.

2 - Dificuldades: escreva o que você não entende acerca desta pessoa e de acontecimentos da sua vida.

3 - Aplicações Possíveis: anote várias aplicações possíveis durante o decurso do estudo. Procure como a Lei de Deus atuou na ou através da vida do personagem em foco e, perceba também que promessas de perdão e graça Deus fez ao personagem ou através dele.

PASSO 3 - Com divisão de parágrafos, escreva um esboço da vida do personagem. Inclua os acontecimentos e características mais importantes, destacando os fatos. Quanto possível , mantenha as informações em ordem cronológica, ou seja, na ordem em que aconteceram.

            RAABE - ESBOÇO DA SUA VIDA

Raabe era uma prostituta da cidade de Jericó, situada além do rio Jordão, na terra de Canaã. Ela e outros membros da sua comunidade tinham ouvido como Deus tinha permitido que os israelitas atravessassem o Mar Vermelho em terra seca, e também como tinham derrotado os dois reis dos amorreus.

Quando os espias chegaram à sua porta, ela os acolheu em paz e os escondeu do Rei de Jericó, que buscava por suas vidas. Ela mentiu ao rei, dizendo que aqueles homens não estavam ali, e conseguiu despistar os homens da cidade que procuravam os espias.

Raabe solicitou segurança aos espias, para si e para a sua família, dando-lhes testemunho que cria que o Deus de Israel era o Deus dos céus e da terra, baseada no que tinha ouvido dos seus atos.

Os espias lhe prometeram salvamento se ela não revelasse o paradeiro deles, e que teria a sua família em casa quando tomassem a Jericó. A prova do compromisso mútuo era um cordão de escarlata pendente da sua janela.

A vida de Raabe foi poupada na queda de Jericó e mais tarde a vemos como integrante da genealogia de Jesus.

O Novo Testamento registra ainda a sua fé e justificação por seu ato de acolhida aos espias.

PASSO 4 - Registre as virtudes e fraquezas do personagem estudado. Que fez de mais importante? Em que falhou?

            RAABE - VIRTUDES E FRAQUEZAS

Virtudes: baseada em bem pequeno conhecimento (" rumores") da ação de Deus, Raabe apostou toda a sua vida e as vidas das pessoas da sua família no que ouviu. Aplicou o que sabia. Deus considera grandeza isto: crer nele e agir de acordo com a fé. O povo de Raabe recebera a mesma informação, contudo não creu.

Fraquezas: Raabe mentiu ao Rei e aos homens que o rei mandou para procurar os espias.

PASSO 5 - Escolha o versículo chave para a sua vida. Trata-se do versículo ou passagem que mais que qualquer outra sintetiza a ação de Deus na ou pela vida do personagem. Exponha com as suas palavras o que mais lhe chamou a atenção na vida do personagem

            RAABE - VERSÍCULO CHAVE

"Pela fé Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias" (Hebreus 11.31). Sua fé foi exercitada enquanto ela era meretriz, e Deus a contemplou com a sua misericórdia, chamando-a para a salvação mesmo ainda quando ela era meretriz. Um fato importante merece destaque: Ela não era da raça judaica. Era mulher. Era meretriz. Nada do que tinha e era lhe deu destaque. Mas o que Deus fez por ela, poupando-lhe a vida e incluindo-a na linhagem do Salvador Jesus Cristo, mostra como a graça de Deus atua no ser humano: Deus não espera que o homem se converta, ou seja melhor, para convertê-lo. Deus o chama e o salva por graça e misericórdia.

PASSO 6 - Numa só sentença, expresse o pensamento central do estudo. É muito bom que o pensamento central resuma a vida do personagem estudado, numa só frase.

PENSAMENTO CENTRAL: Raabe foi salva da destruição pela fé na Graça de Deus.

PASSO 7 - PERSUASÃO

Agora vamos afunilar o estudo naquilo que queremos apresentar aos nossos ouvintes. A persuasão é a forma que usaremos para expor o estudo aos ouvintes. Começa com o objetivo. O Objetivo se divide em três áreas: conhecimento, atitude e habilidade. O objetivo na área do conhecimento estabelece o alvo que queremos atingir no que diz respeito ao que queremos que os nossos ouvintes conheçam / saibam do texto. O objetivo na área das atitudes diz respeito ao que queremos que os nossos ouvintes creiam a respeito do texto. O objetivo na área das habilidades diz respeito ao que queremos despertar nos nossos ouvintes em relação à vida prática. Vejamos:

a) Conhecimento: Que os meus ouvintes conheça a vida de Raabe: como Deus usou de misericórdia com ela, salvando-a da destruição da cidade de Jericó.

b) Atitude: Que os meus ouvintes confiem na misericórdia de Deus e na sua fidelidade em cumprir as promessas que faz.

c) Habilidade: Que os ouvintes possam agir de modo a revelar o seu compromisso de vida com o evangelho, da forma como o fez Raabe.

Agora é o momento de fazermos a distinção Lei e Evangelho. Veremos o que no texto é Lei (mostra a vontade perfeita de Deus e aponta para a condenação) e apreenderemos o que é Evangelho (revela a graça de Deus em Jesus Cristo)

LEI:

a) O Senhor Deus puniu a cidade de Jericó por causa da sua incredulidade. Deus condena a incredulidade.
b) Os habitantes de Jericó ouviram falar do Senhor e, no entanto, não creram. Hoje, pessoas ouvem a palavra de Deus e não crêem.
c) A confiança na justiça pelas obras é vã e perversa, pois afasta o ser humano de Deus.

EVANGELHO:

a) O Senhor Deus foi misericordioso e providenciou salvação para Raabe e sua família, por causa da sua fé.
b) O Senhor Deus é fiel às suas promessas. Raabe ouviu falar acerca do Deus de Israel e creu. Deus Salvou a casa de Raabe e, fazendo assim, aponta para o descendente de Raabe - Cristo - que deu a sua vida para salvar toda a humanidade.
c) Raabe foi justificada pela fé, apenas. Foi totalmente transformada pela graça de Deus, sem méritos ou dignidade próprios.

Agora é hora de fazer um pequeno esboço que orientará a sequência da apresentação do estudo. Começando pelo tema:

Tema: O Senhor Deus nos salva pela Graça

Introdução: falar um pouco sobre o contexto histórico: Israel tinha saído do cativeiro egípcio e estava a caminho da terra prometida. Deus estava: a) abrindo passagem para o seu povo e, b) ao mesmo tempo, punindo algumas nações e reis com a destruição - um pequeno juízo final. Chegou a vez de Jericó!

Desenvolvimento:

1 - quem era Raabe? Que fazia? Onde morava?
2 - Quem ela recebeu em sua casa e como se desenvolveu a visita?
3 - Como Raabe salvou os espias ?
4 - Como foi planejado o salvamento de Raabe?
5 - Como tudo aconteceu?
6 - A ligação de Raabe com Cristo
7 - O que o NT fala acerca de Raabe?

Aplicação: Refletir sobre os aspectos de lei e Evangelho que destacamos acima.

Conclusão: Salientar os objetivos que destacamos.

PARA CASA

1 - REESCREVER, SE NECESSÁRIO, AS PARTES ASSINALADAS DO ESTUDO BÍBLICO.

2 - Veja o capítulo 5 - escolha um tema e faça os passos 1 e 2

(Este material faz parte de um estudo maior, elaborado pelo pastor Sílvio, de Nova Venécia - ES. Veja as outras partes neste mesmo blog)

Nenhum comentário: