BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 9 de julho de 2009

FUNERAIS

Alguma vez você já pensou em seu próprio funeral?

Algumas pessoas escolhem hinos, textos, mensagens para serem proclamadas no seu sepultamento.

Outros ficam se preocupando se alguém vai estar presente, se vão chorar, se vão comemorar.

Independentemente de como seja o nosso funeral, dificilmente será tão espetacular como o de Michael Jackson. A história da humanidade registra outras despedidas fúnebres de grandes repercussões. A morte de famosos é sempre seguida por grandiosa comoção.

Enquanto isso, milhares de pessoas morrem despercebidamente. Nas grandes cidades, existem cemitérios que possuem um número muito grande de indigentes enterrados. Nestes túmulos não existe sequer uma identificação. Gente sozinha, seres solitários, esquecidos, não reconhecidos!

Ao pensarmos em Jesus Cristo, como deveria ser o seu sepultamento? Se o funeral daquele que recebeu o título de "rei do pop" foi tão espetacular, como deveria ser o funeral do "Rei do Reis"?

É surpreendente que o funeral de Jesus tem mais semelhanças com os indigentes do que com os famosos. O corpo do Senhor Jesus possivelmente seria jogado em uma cova comum. Os crucificados normalmente eram jogados em um buraco e seus corpos eram queimados. No entanto, um importante membro da sociedade da época de Jesus, chamado José de Arimatéia, proporcionou um sepultamento mais digno ao corpo do seu Mestre (leia Jo 19.38-42). Mas, nada de espetacular – tanto que possivelmente seu corpo foi retirado da cruz e sepultado em menos de três horas.

Mas essa não foi a maior diferença! A maior diferença entre Jesus e qualquer outra pessoa do mundo, seja rica ou pobre, famosa ou comum, é que Jesus ressuscitou. Seu corpo não ficou no túmulo! Seu corpo não se deteriorou! Ele vive!

Por isso, a principal preocupação não é sobre como vai ser o funeral, mas sim, sobre como estamos vivendo. Se estamos vivendo com Jesus ou longe dele.

Aquele que crê e está com Cristo, por mais insignificante que seja considerado em vida, jamais passará por indigente perante Deus. Cristo disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá." Jo 10.25). É por isso que está escrito: "Bem-aventurados (felizes) os mortos que desde agora morrem no Senhor" (Ap 14.13).

Se estamos em Jesus, nosso funeral não será marcado apenas pela tristeza da morte, mas também pela firme esperança da Vida Eterna.

Pastor Ismar L. Pinz - Pelotas, RS.

Nenhum comentário: