BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Lc 9.57-62 - Uma questão de prioridades (mensagem)

Com a proximidade das Olimpíadas de Atenas, os atletas estão treinando com mais afinco. Vi uma reportagem contando que um nadador recordista mundial está treinando pelo menos durante vinte horas por semana numa piscina e mais três horas por semana numa academia para condicionamento físico. E isso é o mínimo que ele treina. Para que ele possa ser o melhor do mundo, ele precisa ter um objetivo, fazer alguns sacrifícios, reordenar suas prioridades, ser determinado. Sem esta determinação e perseverança, ele logo cansaria de sua rotina e com isso perderia sua habilidade e ficaria fraco.
Isso nos mostra até que ponto as pessoas estão preparadas para correr atrás de glórias e lucros humanos numa competição de força e agilidade. É muito difícil ser o melhor do mundo – mas se você quer ganhar uma medalha olímpica, então é assim que você tem que ser.
O evangelho de hoje também é duro. Nele Jesus está dizendo que se você quer ser um discípulo, quer responder ao seu chamado e ser um cristão, então você precisa estar pronto a tomar algumas decisões difíceis e também a sacrificar-se em alguns momentos.
Alguém vai a Jesus e promete: Eu lhe seguirei por onde você for. Essa é uma promessa real. Não importa onde Jesus fosse ele estava disposto a segui-lo. A resposta que Jesus dá a esta pessoa não só deve ter destruído todo o seu entusiasmo, mas também causado espanto a todos os que tinham se impressionado com a vontade deste homem em ser um seguidor de Jesus. Jesus joga um balde de água fria no entusiasmo daquele que queria ser seu discípulo ao dizer que as raposas tem as suas covas, e os pássaros os seus ninhos. Mas o Filho do homem não tem onde descansar. E isso é verdade. Nós nunca lemos que Jesus está em casa, ou buscando sua casa durante todo o seu ministério. Em todo tempo ele está se movimentando para ajudar as pessoas em suas necessidades, indo de um lugar para outro e tendo apenas pequenos momentos de descanso.
O que Jesus diz a este homem é que seguir Jesus, ser um discípulo de Cristo, um cristão, é mais importante que ter segurança e conforto. É verdade que uma das necessidades básicas do ser humano é ter um lugar para viver – um lugar onde encontramos apoio daqueles a quem amamos, onde temos refúgio e auxílio, um lugar de segurança onde podemos descansar e relaxar. Jesus não está negando o fato de que todos precisam de um lar. Mas ele está mostrando que ser um cristão nem sempre é confortável e fácil. De fato, se nós achamos que é fácil ser cristão, então há algo errado com nosso compromisso e obediência a Cristo. Uma parte da dificuldade em seguir Jesus é isto: não há nada mais importante que seguir Jesus.
Quando Pedro, Tiago e João deixaram o conforto de suas casas e a segurança de seus trabalhos como pescadores para seguir Jesus, eles arriscaram tudo, eles confiaram na palavra de Jesus, eles creram que Jesus os queria como seus seguidores. Depois eles obedeceram a Jesus e foram pelo mundo anunciando as boas notícias do perdão e não ficaram muito tempo em seus lares, mas se sujeitaram a passar muitos dias em prisões úmidas e escuras. Quando Jesus lhes chamou, eles não tinham nenhuma idéia do que os esperava. O seu futuro, sua segurança e seus lares estava nas mãos de Cristo.
Como o atleta olímpico, o discípulo deve estar pronto a fazer sacrifícios pessoais. Isso pode significar deixar para trás o que nós chamamos conforto e segurança, tanto em nossas vidas quanto na igreja para mostrar o amor de Cristo e proclamar o reino de Deus. Para fazer o trabalho de Cristo, nós, provavelmente, seremos desafiados a fazer algo que nunca fizemos antes: ajudar pessoas a quem nunca pensamos em ajudar; contar sobre o amor de Deus a quem nós sempre tivemos medo de contar; falar com alguém que não sabemos quem é e nem sobre o que falar; arriscar nossa reputação ajudando alguém que todo mundo julga ser um perdedor, alguém que não merece dó nem piedade.
O chamado para seguir Jesus significa arriscar, sair corajosamente por causa do amor de Cristo por todos.
Um segundo homem responde ao chamado de Jesus com outra promessa: Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai. Este parece um pedido bastante razoável. Este homem tem uma sensação de responsabilidade humana. E não é só isso. Ele sabe o que a lei requer dele – ele deve assistir o envelhecimento de seu pai e cuidar para que ele tenha um enterro formal. Até mesmo o sumo-sacerdote podia interromper seus trabalhos para cuidar de seus deveres familiares.
E mais uma vez Jesus diz que segui-lo é a prioridade mais importante que temos. Os melhores atletas do mundo estão agora voltados para um único objetivo: ganhar uma medalha – preferencialmente de ouro. O que Jesus disse a este discípulo foi: deixe aqueles que não tem nenhum interesse em me seguir que enterrem o morto. Você vá e anuncie o Reino de Deus. Em outras palavras, Jesus diz que não importa o que a pessoa tenha na terra, nada é mais importante que sirva como desculpa para deixar de obedecer ao chamado de Jesus. Nada pode nos impedir de ouvir, responder e obedecer Jesus. Ele não aceita as desculpas que muitas vezes nós apresentamos: quando eu me aposentar... quando as crianças crescerem...quando eu tiver um pouco mais de tempo livre... depois que quitarmos a casa... 
Jesus está nos chamando agora. Pode ser que nem haja uma amanhã para nós. Ele está chamando cada um de nós a fazer agora mesmo o trabalho que ele nos deu como igreja e como membros da igreja. Cristianismo é uma questão de prioridade.
Não há lugar para lealdades contraditórias quando seguimos com Cristo! É isso que Jesus informou ao terceiro candidato ao discipulado que disse: eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família. Vejam que este terceiro candidato impõe uma condição: eu vou, mas primeiro...
É mais ou menos como se um atleta dissesse ao seu treinador: eu vou treinar, mas primeiro vou comer estes seis pães de nata e este delicioso bolo de chocolate que minha mãe preparou. Depois eu vou dar uma entrevista para a TV e depois vou a cabeleireiro. E logo em seguida vou treinar... Eu tenho certeza de que o treinador dela não ficaria nenhum pouco impressionado com este tipo de compromisso.
Jesus não está interessado num discipulado indiferente, indeciso ou condicional. Jesus só está interessado na aceitação incondicional de seu chamado. É importante observarmos que Jesus não está dizendo que nós devemos negligenciar nossas famílias, cônjuges, ou trabalho, ou ainda usar nossa devoção e atividades de igreja como desculpa para não estarmos em casa com nossas famílias. O que Jesus está dizendo é que quando você coloca o cristianismo como objetivo principal, então você será um melhor pai, mãe, avô, filho, patrão ou empregado.
Os atletas precisam dar prioridade ao seu treinamento e seguir as instruções do treinador com dedicação e perseverança se querem ganhar medalhas de ouro. Mas muito mais importante que as medalhas de ouro é o chamado para seguir Jesus. Quando nós somos chamados para segui-lo, então precisamos cuidar de nossas prioridades. 
Vejam que o verdadeiro conflito que enfrentamos quando Jesus nos chama não é um conflito entre o que amamos e o que devemos odiar. O conflito está entre o que nós amamos. Dar prioridade entre o que amamos e o que odiamos é fácil. Difícil é dar prioridade a Jesus em detrimento a pessoas e coisas que usamos.
Ao pensar em nosso cristianismo, vemos que precisamos reordenar nossas prioridades, colocando as primeiras coisas primeiro. Isso significa eleger o que é mais importante entre um grande número de coisas importantes. Mas não é isso que Jesus está dizendo. O chamado para seguirmos Jesus é a prioridade das prioridades. Nada é mais importante do que isso.
Quando o discipulado ou cristianismo é a primeira prioridade em nossas vidas, então todas as outras prioridades estarão em seu lugar correto. Quando nós realmente dedicamos nossa vida ao seguir Jesus, ao responder ao seu chamado, nós também maravilhosamente percebemos que todas as outras coisas encontram o seu real lugar entre nossas prioridades e podemos dar conta de cada uma delas.
Aqui é o ponto em que precisamos parar e analisar nossas vidas ao ouvir Jesus falar sobre a importância de atendermos ao seu chamado. Eu me sinto incomodado quando Jesus vai tão direto ao ponto e me fala sobre a necessidade de uma total e incondicional lealdade a ele?
Também aqui precisamos responder algumas perguntas sobre o chamado de Jesus: Como é o meu seguir Jesus? Ao ouvir o seu chamado, que tipo de resposta eu dei? Com que freqüência eu ofereci um monte de desculpas esfarrapadas ao invés de obedientemente seguir Jesus?
Nossa natureza luta contra o nosso seguir Jesus com todo coração, alma e mente. Muitas vezes nós invertemos nossas prioridades e colocamos Jesus em último lugar. Por isso, diariamente nós precisamos ir a Jesus em arrependimento e confessar o nosso fracasso ao apresentar desculpas esfarrapadas como sendo coisas mais importantes do que o nosso Salvador. Diariamente nós precisamos experimentar o perdão que Jesus nos dá para todos os nossos pecados. Diariamente nós precisamos de um relacionamento renovado pelo amor sem fim que Jesus tem por nós.
E como nós somos perdoados, podemos outra vez ouvir o chamado de Jesus e segui-lo com compromisso e dedicação, numa resposta ao que o próprio Jesus fez e diariamente faz por nós.
Se um atleta pode fazer sacrifícios pessoais, reordenar suas prioridades e dedicar-se com afinco aos treinamentos para ganhar uma medalha nas Olimpíadas, então nós, com toda certeza, também podemos fazer isso por um prêmio muito maior: a vida eterna.
Que cada um de nós possa responder ao chamado de Jesus com confiança por causa da fidelidade com que Ele mesmo nos ajuda a realizar nossas tarefas, sejam elas grandes ou pequenas, espetaculares ou muito simples. Ele pode e quer nos usar para chamar outros para que também sejam seus seguidores. Ele deu o Espírito Santo para trabalhar em, e através de, todos aqueles que respondem ao chamado para seguir Jesus, e por isso nós também somos seus instrumentos em levar Cristo para todos. Amém.
(Você sabe quem é o autor desta mensagem? Informe-nos, por favor)

Nenhum comentário: