BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Jo 11.25-26 - Morto, mas vivo (mensagem para sepultamento)

Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? (Jo 11.25-26)
Meus queridos irmãos e irmãs no Salvador Jesus Cristo, muito especialmente queridos familiares e amigos de nosso falecido irmão Zico. Eu tenho duas notícias para lhes transmitir. Uma ruim e outra boa.
A notícia ruim é que o Zico morreu. Morreu de uma maneira violenta, num acidente de caminhão. Morreu fazendo o que mais gostava: dirigir seu caminhão pelas estradas do Brasil. E isso aconteceu lá em Rondônia, longe de seus familiares e logo quando estava iniciando sua viagem de regresso ao lar.
Zico morreu e sua falta vai ser sentida por todos nós que tivemos o privilégio de conviver com ele durante poucos ou muitos dias. Ele era um rapaz alegre, brincalhão, sempre com um sorriso no rosto. E agora, com sua morte, ele não vai mais dar apelidos, fazer suas brincadeiras, sorrir com jovialidade.
Zico morreu e seu lugar não vai ser preenchido. Sempre vai existir um vazio entre nós, pois ele não estará mais aqui. Aliás, todos nós precisamos nos dar conta de que estes são os últimos momentos que passamos ao seu lado aqui nesta vida. Dentro de poucos minutos vamos entregar seu corpo à sepultura e teremos que seguir nossas vidas sem o Zico.
Esta é a notícia ruim que eu precisava lhes transmitir. Mas eu lhes disse que tinha também uma notícia boa.
A boa notícia é que o Zico está vivo! Não, eu não estou louco e nem estou querendo fazer uma brincadeira com algo sério. Mas é preciso que todos nós saibamos que o Zico está vivo. Eu sou uma testemunha disso. A Maria, a Ednéia e tantos outros aqui também são testemunhas disso.
Ele está vivo porque conheceu o Senhor Jesus e confiou nele como seu único e suficiente Salvador. Ele está vivo porque foi batizado e, ao ser batizado, foi lavado de todos os seus pecados, foi revestido da justiça de Cristo e feito um filho de Deus e herdeiro da vida eterna.
Eu me recordo que há alguns anos o Zico foi convidado para ser padrinho do pequeno Gustavo. Antes do culto aconteceu uma reunião entre pais e padrinhos para falarmos do batismo que aconteceria em instantes. Neste encontro eu soube que o Zico não era batizado. Depois da reunião lhe falei da importância do batismo para a sua salvação eterna. E lembro que naquele dia ele me disse que quando estava na estrada sempre estava lado-a-lado com a morte.
O tempo passou e um dia o Zico voltou para dizer que queria saber mais sobre Cristo e ser batizado. Então tivemos uma série de encontros quando tive a oportunidade de apresentar o Salvador Jesus a ele e à sua noiva. Finalmente, há pouco mais de dois meses, o Zico confessou publicamente sua fé em Cristo e foi batizado.
Desde então tenho testemunhos de que ele viveu nesta fé cristã, tanto que nos momentos em que esperávamos a vinda do seu corpo, várias vezes ouvi de sua irmã de que uma de suas preocupações era chegar de viagem em tempo de participar do culto e receber o sacramento do corpo e sangue de Cristo.
Por isso, mais uma vez preciso ressaltar a maravilhosa notícia: o Zico está vivo, afinal, ele confiou naquele que disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá.
E mais, a vida que ele agora tem é muito melhor que a que nós temos. Todos nós, hoje ou amanhã enfrentaremos dificuldades, problemas, doenças e também a morte. Não temos como escapar disso. Mas a vida que o Zico tem agora não tem nada disso. Afinal, o Salvador Jesus nos diz que Deus enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Ap 21.4). A vida que o Zico tem agora é a vida da felicidade absoluta.
*******
Enquanto esperávamos a vinda do corpo do Zico, eu ouvi duas frases sendo repetidas. Uma era: Oh Deus! Por que você fez isso? E a outra era: Deus sempre sabe o que faz!
Esse momento de angústia e tristeza para todos nós, parece não se encaixar nos planos de um Deus de amor. Mas a segunda frase é absolutamente verdadeira: Deus sempre sabe o que faz! E, exatamente por isso, podemos dizer que Deus tinha um propósito na vida do Zico: chama-lo à vida eterna. E Deus também tem um propósito com a morte do Zico: mostrar para cada um de nós que também a nossa morte está cada vez mais próxima. A cada segundo, a cada minuto, hora, dia, semana nós estamos mais pertos da nossa morte.
E aí, quando Deus nos chamar, como será?
Hoje Deus está usando um momento de grande dor para nos mostrar que podemos ficar alegres com a certeza de que o Zico está na vida eterna. Hoje Deus também está usando este momento de grande dor para nos dizer que também nós precisamos nos preparar para nosso encontro com Ele. Deus, hoje, está nos dizendo que o mesmo Cristo em quem o Zico confiava é o único e suficiente salvador para cada um de nós. Hoje Deus está nos dizendo que se nós confiarmos em Cristo, ainda que venhamos a morrer – seja qual tipo de morte for – nós vamos viver eternamente. Hoje Deus está convidando cada um de nós a descansarmos nele. Ele nos diz: Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar os seus pesados fardos, e eu vou lhes dar descanso. Hoje o Salvador Jesus está nos dizendo: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
O Zico acreditou e, por isso, mesmo morto, está vivo eternamente. Que Deus permita que cada um de nós possa ter uma morte tão bem-aventurada quanto a do Zico. Uma morte na fé em Cristo. Amém.
Rev. Éder Carlos Wehrholdt
Campo Largo - PR - 11/2004

Nenhum comentário: