BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Lc 22.1-6, 14-34, 54-62 - O Olhar do mestre (mensagem)

Prezados irmãos e irmãs em Cristo:

O que um olhar pode causar; fazer; provocar em uma pessoa? O que será que um olhar pode provocar dentro de nós?
Quando olhamos; vemos algo perigoso (assalto, morte, briga), ficamos com medo.
Quando olhamos; vemos algo engraçado (acontecimento engraçado), temos que rir daquele fato.
Quando olhamos; vemos algo triste (acidente, morte, sepultamento), nós também ficamos tristes.
O nosso olhar; as coisas que vemos, provocam mudanças em nós.
Hoje queremos ver o que aconteceu após um olhar de Jesus; o olhar descrito nos v. 61-62, onde diz:
Baseando-nos neste texto, queremos meditar no tema: O olhar do Mestre.
Esta história, que acabamos de ler, trata de dois homens.
Um deles (Jesus, o Mestre) estava a apenas algumas horas (10 horas) de sua morte.
O outro (Pedro, o discípulo) terminava de afirmar a um grupo de pessoas; de expectadores; de curiosos, que não conhecia o homem que fora condenado à morte. Ele disse: "Eu não conheço este homem!"; "Eu nunca estive com ele!"; "Eu não sei do que vocês estão falando!"
Mas, logo após falar; afirmar estas palavras, cantou o galo - como Jesus havia dito; avisado.
Aquele prisioneiro, condenado à morte, estava passando aonde aquelas pessoas estavam assentadas, se aquacendo em um fogo, pois, provavelmente, a noite estava fria.
Jesus, o prisioneiro, apenas olhou; apenas fixou os olhos em Pedro - e não falou nada.
Pedro, aquele que poucas horas antes estava tão confiante; disposto a morrer pelo seu Mestre (que até puxou a espada e cortou a orelha direita do servo do sumo sacerdote), agora se sente envergonhado e foge dali - e chora; chora amargamente (v. 62).
Pedro chora com pesar em seu coração, reconhecendo o seu erro; reconhecendo que havia negado o Mestre.
Pedro, enquanto se aquecia naquele fogo, negou a Jesus, o seu Mestre.
Pedro quebrou a relação existente entre ele e o seu Senhor. Ele negou a sua fé.
Pedro traiu a Jesus.
Mas, quando o Salvador fixou o olhos nele, ele se deu conta do que havia dito; feito - e, então, saiu correndo para longe de todos e chorou amargamente; arrependido do que fez.
Talvez você esteja pensando que Pedro foi fraco quando negou a Jesus, pois, enquanto ele tinha uma espada na mão, ele quis defender seu Mestre. Mas, agora, desarmado; junto de outras pessoas, ele nega tudo; diz que não conhece a Jesus; não sabe quem ele é.
Mas, este episódio; história algo muito importante a nos ensinar:
Se nós fôssemos sinceros diante de Deus (e de nós mesmos), nós, na situação de Pedro, com certeza, também diríamos: "Eu não conheço este homem!"; "Eu nunca o vi antes"; "Não sei do que vocês estão falando!".
Muitas vezes nós fazemos o mesmo que Pedro fez (negamos a Jesus), dizendo: "Eu não conheço este homem".
Mas, é claro que não do mesmo modo como Pedro disse, mas, de outra forma; maneira.
Existe momentos que nós também negamos ao nosso Salvador.
Nós negamos a Jesus quando nos apegamos aos prazeres materiais (dinheiro); quando colocamos para fora o nosso ódio por outras pessoas; quando não controlamos a língua (fofocas); quando provocamos ou desafiamos outras pessoas ao pecado.
Mas, principalmente, negamos a Jesus quando deixamos de dar testemunho de nossa fé e também quando deixamos de ouvir e estudar a sua Palavra.
Por isso, nós mesmos podemos saber o quanto temos negado a Jesus.
Temos negando ao Salvador todas as semanas; todos os dias; todas as horas - será que a cada minuto? - Assim vemos que não somos igual a Pedro, mas muito pior do que ele...
Mas, vamos voltar a questão da tentação.
Podemos dividir em três parte a negação de Pedro naquela noite - e a nossa negação em nosso dia a dia:
1. Começa com uma má situação. Pedro não deveria ter se assentando junto ao fogo com aquelas pessoas desconhecidas; que queriam ver somente a morte de Jesus.
1. Assim, também nós nos expomos às tentações; nós abrimos as portas para elas e, então, não podemos mais fechá-las; não podemos evitar a traição; a negação.
2. Esquecemos que somos cristãos e queremos ser aceitos pelo mundo. Pedro esqueceu-se de Jesus para estar junto daquelas pessoas.
1. Nós não somos diferentes e sempre procuramos tomar parte em certa classe de pessoas, não importa quão más e perversas sejam; queremos estar no meio destas pessoas; viver como elas vivem, esquecendo que somos cristãos.
1. Ocorre a negação. Nesta negação fazemos coisas que traem a nossa fé; que não estão de acordo com a fé cristã. Quando negamos nossa fé, estamos pecando; transgredindo a lei de Deus.
Mas, se por um lado nós temos negado a Jesus, por outro podemos dar graças a Deus, porque assim como Jesus olhou para Pedro, assim sempre existe alguém que está olhando para nós; existe alguém que nos olha com amor.
Algumas vezes demora um pouco, então, é necessário esperar pelo olhar que em algum momento será para nós.
As vezes Jesus nos olha de outras formas.
Pode ser por uma pequena voz de nossa consciência; ou algum momento de perigo em nossas vidas; ou a voz de um guia espiritual (pastor, conselheiro); ou a advertência de um amigo; ou a palavra da esposa ou do marido, pai ou filho; ou alguma palavra da Bíblia que entra em nossos ouvidos e desperta a nossa atenção.
Jesus nos olha para avisar-nos que estamos jogando com a nossa vida, com o nosso destino eterno - e que a nossa negação lhe causa uma profunda dor.
Se este despertamento espiritual interno; se o pesar pelos nossos pecados produz arrependimento verdadeiro em nossos corações, então estamos em um novo caminho; o caminho de receber o perdão dos nossos pecados.
Então nós compreendemos que este olhar do Mestre age em nós; produz mudanças em nossa vida - assim como ele mudou a vida de Pedro, ele também pode (e quer) mudar a nossa vida.
O olhar de Jesus não foi de nojo, nem de brabeza, nem de reprovação - mas de amor.
O único poder para mostrar a Pedro o seu pecado e fortalecer a sua fé foi o olhar amoroso do Mestre Jesus.
Somente este olhar fez Pedro recordar da companhia e das palavras que a muito tempo o Mestre havia dito: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pela ovelhas" (Jo 10.11,14-15).
Prezados irmãos e irmãs, com certeza o Mestre Jesus já olhou para você alguma vez. Talvez ele esteja te olhando agora; neste momento.
Deposite a tua fé e a tua confiança somente nele, para assim ter a certeza da tua salvação eterna e para modificar a tua vida e a vida das pessoas que estão a tua volta.
Creia nele e entregue a sua vida a ele.
Confie nele e serás salvo, pois ele deu a sua vida por nós; morreu por mim e por você. Amém.

Estrema (RO)/Chap. Gaúcha (MG)
(Você sabe quem é o autor desta mensagem? Informe-nos, por favor)

Nenhum comentário: