BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Jo 13.31-35 - Mensagem para as mães

Queridas irmãs em Cristo - sim, irmãs, porque nesse início quero me dirigir às mulheres presentes a esse culto:

- para muitas de vocês, por incrível que pareça, o momento de maior glória na vida de vocês, não foi um momento de riqueza, ou de vitória pessoal, ou de um novo emprego ou casa... mas foi um momento em que vocês estavam sofrendo dor, deitadas numa cama em casa ou no hospital, num momento em que o corpo de vocês sangrou, em que a aparência de vocês ficou pálida, o suor escorreia pelo seu corpo; para outras, um momento em que estavam anestesiadas, totalmente dependentes de um médico e seus assistentes, sem nem poder ver direito o que estava acontecendo - e então, passados alguns minutos ou horas de agonia, dor, preocupação, desgaste físico e emocional, veio a glória maior quando trouxeram para perto de vocês uma coisinha pequena, toda suja de sangue, chorando assustada, mas que quando tocada por vocês, transformou-se num dos momentos de maior felicidade e na maior glória e realização para uma mulher!

- queridas mães, nesse dia especial para vocês, e tb queridos filhos, maridos, irmãos e irmãs na fé! Hoje é um dia especial para falar de amor, amor verdadeiro – amor cristão!

- mas para continuar falando de amor - não vou convidar uma mamãe para vir aqui a frente, pois por maior amor de mãe que exista, existe alguém que nos amou ainda mais e pode nos falar melhor de amor - e esse alguém é Jesus, que no texto do evangelho de hoje chama seus seguidores de "meus filhos" - "meus filhinhos" numa melhor tradução!

- esse Jesus, que após lavar os pés dos seus discípulos, num gesto para muitos humilhante, mas para Jesus, um gesto de humildade e exemplo para nós - Jesus, no momento em que um dos seus 12 seguidores mais próximos, um dos 12 escolhidos e preparados por ele para serem seus apóstolos, esse um Judas, quando Jesus diz a ele que sabe que ele é o traidor, Judas sai da sala apressadamente e Jesus sabe para onde Judas está indo - vender-se aos líderes judeus e mais tarde entregar Jesus na mão dos seus inimigos.

- mas mesmo assim, nessa hora triste, Jesus não se queixa nem se sente humilhado, pelo contrário, Jesus surpreende e fala que naquele momento, a glória maravilhosa de Deus começou a ser manifestada! 

- Sim, Jesus manifestou em si mesmo a maior glória como Filho de Deus, não num momento de poder ou riqueza ou milagre, mas no momento em que iniciou seu maior sofrimento e agonia - sua rejeição pelos seus seguidores mais próximos, no momento em que foi abandono pelo próprio Pai na cruz e se entregou à mais dolorida de todas as mortes!

- Jesus manifestou toda a sua glória como Deus que é junto com o Pai e o Espírito Santo no momento em que se sacrificou por nós - e esse é o grande ensinamento de Jesus sobre o amor - não existe amor verdadeiro sem sacrifício, sem entrega, sem doação - e as mães sabem muito bem disso!

- Jesus então diz - "filhinhos, não posso ficar mais muito tempo com vocês... mas deixo um mandamento novo, renovado para vocês - "amem uns aos outros como eu vos amei"

- Dia das Mães - apropriado para falar de amor! 
- Dia das Mães - apropriado para falar da falta de amor!

- Jesus, o amor vivo, que não só falou de amor mas viveu e deu o maior exemplo de sacrificio de amor - maior ainda que de mãe, pois a mãe recebe carinho e afeto de seus filhos, mas Jesus morreu por aqueles que o desrespeitam e pecam contra ele, morreu por aqueles que o rejeitaram,

- morreu por nós, que amamos tão pouco!

- "amem uns aos outros como eu vos amei"

- queridos irmãos e irmãs, nós temos de admitir - amamos pouco!

- amamos pouco porque somos egoístas - nas pequenas coisas pensamos sempre em nós mesmos primeiro e nos preocupamos com nossos interesses e gostos - quase nunca estamos dispostos a abrir mão de nossas vontades em favor dos outros!
 
- amamos pouco porque não gostamos nem queremos sacrifícios - preferimos nos queixar da vida e botar o defeito num monte de coisas, menos em nós mesmos que queremos amar desde que não se exija nada de nós, nenhum sacrifício!

- amamos pouco porque somos materialistas, amamos muito as coisas do mundo, e deixamos de amar as pessoas, o nosso próximo, preferimos passar por cima dos outros se isso me beneficiar; porque vemos a miséria, o sofrimento de tantos ao nosso redor, e fazemos pouco ou não fazemos nada, porque queremos primeiro resolver a nossa vida material, comprar as coisas que nos interessam, pagar as nossas contas, guardar a nossa poupança, garantir o nosso pão que muitas vezes sobra em nossa casa e falta em muitas casas perto da nossa!

- amamos pouco porque muitas vezes vemos pessoas ao nosso redor precisando de ajuda, de um conselho, de um abraço, de um ouvido atento aos seus problemas, e temos vergonha, medo de nos envolver, ou quem sabe não temos tempo ou paciência para prestar atenção aos problemas dos outros pois já temos os nossos problemas - que bom que pelo menos Jesus tirou tempo para carregar o nosso maior problema sobre seus ombros até o monte Calvário!

- amamos pouco porque vemos tantos que não conhecem a Cristo e se perdem em caminhos longe da Palavra de Deus bem na nossa frente, mas nós não estendemos a mão nem dizemos nada, amamos tão pouco que somos incapazes de colocar nas mãos dessas pessoas uma Bíblia, orar com ela, trazê-la a um culto e testemunhar nossa fé!

- e tb queridas mamães - tb andam amando pouco, porque não encaminham mais seus filhos no caminho da fé como faziam antigamente, preferem se esconder na desculpa - meu filho vai decidir o que é melhor para ele, quando mães cristãs de verdade sabem o que é melhor para seus filhos - e o melhor é sempre estar na casa de Deus, com Cristo!

AMAMOS POUCO! NÃO AMAMOS COMO CRISTO NOS AMOU!

e por isso, muitos nem sabem que somos discípulos de Cristo!

- quando éramos crianças e faziamos alguma arte ou aprontávamos alguma coisa mais séria, como era ruim o sentimento dentro de nós quando percebíamos que tínhamos deixado nossa mãe triste, como era duro ouvir o xingão da mãe quando sabíamos que estávamos errados - como nos sentíamos envergonhados!

- mas como era maravilhoso quando passado algum tempo pedíamos desculpas, às vezes até chorávamos arrependidos e então recebíamos, um abraço, um beijo, quem sabe até um colo de nossa mãe mostrando o quanto ele nos amava e que nos tinha perdoado!

- ASSIM DIANTE DE JESUS, NOS SENTIMOS ENVERGONHADOS POR AMAR TÃO POUCO E ARREPENDIDOS CONFESSAMOS ISTO DIANTE DELE HOJE - MAS AO MESMO TEMPO, COMO É MELHOR AINDA O COLO DE JESUS, QUE MAIS DO QUE NINGUÉM ESTÁ DISPOSTO A NOS PERDOAR NOS MOSTRANDO O SEU AMOR MAIS QUE VERDADEIRO, QUE FEZ O MAIOR DE TODOS OS SACRIFÍCIOS POR NÓS NA CRUZ!

- e não paremos por aí - peçamos a este mesmo Jesus - ENSINA-NOS A AMAR MAIS!

- fortalece nossa fé - enche nosso coração com o teu amor presente no perdão que recebemos e na Santa Ceia que participamos, enche nossos ouvidos e nosso cabeça com a tua Palavra para sabermos como amar mais e melhor a Deus e aos outros como Jesus nos amou!

- AMEMOS MAIS - porque o amor deve ser a marca do cristão, é através do amor que nossa fé aparece de verdade, é através do amor que seremos sal da terra e luz do mundo, é através do amor que a igreja se une e fortalece na comunhão entre os irmãos na fé e fora da igreja nos revela a glória de Deus presente em nossa vida e nos faz sentirmos bem conosco mesmos e com Deus porque o amor nos faz úteis e valiosos na vida dos outros e na sociedade!

- e a motivação para amar vem da promessa do mesmo Jesus em Apocalipse 21.1-5 - o lugar onde os que amaram a seu Salvador Jesus em primeiro lugar e seguindo o seu exemplo, reconhecendo o amor de Jesus como sua única esperança de salvação, amaram muito os outros como Jesus nos amou, esses lá estarão.

- a casa onde as mães cristãs estarão para sempre enfeitando com sua presença; o lugar onde mães cristãs querem ver seus filhos um dia também! Amém!

Rev. Rafael J. Nerbas
Parobé - RS (2004)

Nenhum comentário: