BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Jo 13.34-35 - O DNA do cristão é o amor (Mensagem)

Estimadas mães, pais e filhos, irmãos em Cristo.

Quando uma criança é roubada da verdadeira mãe, como no caso daquele rapaz um tempo atrás em Goiânia, vem a questão: que é a sua mãe: a que a criou, mesmo a tendo tirado da mãe biológica, ou a mãe que a gerou e deu à luz? Neste caso, quando o exame de DNA comprova quem é a mãe biológica, geralmente esta é considerada a mãe de fato.

Por outro lado, quando uma criança fica órfã ou é abandonada pela mãe biológica, se considera a mãe adotiva como a verdadeira mãe.

Podemos dizer que, hoje em dia, nem mãe se falsifica com perfeição, pois o teste de DNA é prova infalível de maternidade ou paternidade. Mas, quando não há desconfiança ou não há dinheiro para se fazer o teste de DNA, uma falsa mãe pode se passar por verdadeira para sempre.

Assim também acontece com muitas outras coisas hoje em dia. Quase tudo é falsificado ou copiado: roupas, calçados, CDs, alimentos, bebidas, cigarros, aparelhos eletrônicos, relógios, etc. E, acreditem, se falsificam hoje até igrejas e cristãos!

Sim, meus irmãos, há pessoas que afirmam ser discípulos autênticos ou até pastores de Jesus, quando na realidade são cristãos falsos, como joio (inço) semeado no meio do trigo, como diz Jesus.

Como podemos saber então quem é cristão verdadeiro e quem é falso? Qual é o "DNA" do cristão? Qual é a marca que faz a diferença? 

Um estudioso da Bíblia {Rodolfo H. Blank, Juan, p. 411, Editorial Concórdia} diz que "hoje em dia muitos crêem que a verdadeira marca que distingue o filho de Deus dos filhos do inimigo é a posse de certo dom espiritual como o dom de língua ou o dom de curar. Mas os dons espirituais, diferente dos frutos do espírito, podem ser imitados e falsificados. Na história das religiões vemos que falar em outras línguas e curar existem em quase todas as religiões e até em cultos notoriamente satânicos. Jesus Cristo afirma aqui {Jo 13.35} que os verdadeiros filhos de Deus serão reconhecidos por seu amor. O inimigo pode imitar e falsificar muitos poderes espirituais. Como Jesus diz em Mt 7.22,23: Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!"Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!" "

A única coisa que o inimigo não pode imitar é o amor verdadeiro. Os verdadeiros discípulos de Jesus são conhecidos por seu amor, fruto de uma fé verdadeira em Jesus Cristo, que é o amor encarnado. Assim, o DNA do cristão é o amor! 

Sim, meus irmãos, o DNA do cristão é o amor. Mas, não é qualquer amor:
- não é o amor só de palavras; 
- não é o amor a cargos ou títulos na igreja;
- não é o amor ao poder e à fama, a recompensas ou reconhecimento;
- não é o amor ao dinheiro e à prosperidade;
- não é o amor a si mesmo, ao seu corpo e ao seu prazer;
- não é o amor ao próprio bem-estar e saúde;
- não é o amor fingido e interesseiro.

O DNA do cristão é o amor de Cristo na vida de seus discípulos. É o que ele diz no evangelho de hoje: vv. 34-35.

A novidade neste mandamento de Jesus é que esse amor está baseado no próprio exemplo que Ele nos dá com sua humilhação, sacrifício e morte. É como Jesus diz em Jo 15.12-13: LER. E foi isso que Ele fez – deu a vida por todos nós, que nem éramos seus amigos, pois nosso pecado nos torna inimigos de Deus desde o nosso nascimento.

No seu amor, Cristo nos salvou e escolheu. Ele também diz em Jo 15.16-17: LER.

O DNA do cristão é o amor. É o amor de Cristo vivido diariamente por cada cristão, como diz o apóstolo Paulo: Assim já não sou em quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim  (Gl 2.20).

Assim, para saber se você é um cristão legítimo ou um falso, basta analisar a sua vida e perguntar-se: 
- vivo como Cristo viveu, sempre amando a Deus e aos outros? 
- É Cristo que vive em mim, ou não é Ele quem guia meus pensamentos, palavras e ações? 
- Quando tomo qualquer decisão, penso em Cristo e no que Ele acha melhor, ou penso só em mim mesmo?

Geralmente os filhos se parecem com a mãe e o pai. E mesmo que seja um filho adotado, ele se parece com os pais no jeito de falar, de andar, comportar-se e agir. Ele aprende imitando os seus pais. Diz-se que a fruta não cai longe do pé. 

Assim, se o DNA do cristão é o amor, ele vai se parecer com aquele que lhe dá o amor e é seu Pai de amor. Se não, se percebe que ele não é cristão, cedo ou tarde. Então, para ajudar um pouco mais em nossa análise de vida, escutem o que Paulo diz em Gl 5.19-26, onde ele mostra os frutos de quem não é filho de Deus e de quem é: LER.

O DNA do cristão é o amor, o amor de Cristo em sua vida. Temos esse amor porque fomos adotados pelo Pai celestial através do sacrifício de Jesus por nós, como lemos em Gl 4.4,5: Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou  seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.

O DNA do cristão é o amor de Cristo em nós, dado a nós no Batismo, na Palavra de Deus e na Santa Ceia. E assim como uma mãe quer dar sempre o melhor para seus filhos, Deus quer o melhor para nós, como afirma Paulo: E, para mostrar que vocês são seus filos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: "Pai, meu Pai."Assim vocês já não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos (Gl 4.6-7).

Que todos nós, pais, filhos e mães, aproveitemos as oportunidades de sermos alimentados com o amor de Cristo pela Palavra e Sacramentos, e que possamos em cada dia mostrar ao mundo o nosso DNA espiritual - o amor de Cristo em nossas vidas! Amém.

Rev. Leandro D. Hübner
Dionísio Cerqueira - SC

Nenhum comentário: