BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

2 Cr 15.1-25 - Deus na História

Caros irmãos e irmãs no Salvador Jesus Cristo. Que alegria temos em nos reunir para celebrar o centenário de nossa querida IELB. Cem anos é algo que poucos conseguem comemorar e, podemos afirmar que ninguém, ou muito poucos de nós, estaremos vivos para celebrar o bi-centenário, isso se Cristo não voltar antes. Hoje é um dia em que podemos olhar para trás e ver tudo o que já passamos. Bênçãos, vitórias, momentos de tensão, derrotas, alegrias e tristezas.
A leitura do Antigo Testamento que acabamos de fazer é um relato histórico. Deus permitiu que ela ficasse registrada para a posteridade, a fim de que todos saibam o que aconteceu com seu povo, como este povo se afastou de Deus e como Deus foi ao seu encontro e outra vez lhe deu bênçãos e mais bênçãos. Ao mesmo tempo em que podemos ver as bênçãos de Deus, ao olharmos para trás também podemos observar os nossos erros, reconhecer nossas falhas e saber que, sem o amor de Deus, nós não conseguiríamos retomar o nosso rumo.
Foi isso o que aconteceu com o povo de Israel no período do Rei Asa. Eles erraram. Mas reconheceram seu erro e sua dependência de Deus e, assim, puderam voltar a trilhar os caminhos traçados por nosso Pai Celestial.
Quando, em junho de 1904 pastores e leigos da nascente Igreja Evangélica Luterana do Brasil se reuniram em São Pedro do Sul e decidiram pela criação da nossa IELB, eles, com toda certeza, não sabiam o que o futuro reservava. Eles jamais puderam imaginar que cem anos mais tarde nós estivéssemos aqui reunidos, olhando para a nossa história e comemorando o nosso primeiro século de existência.
Mas, eu também tenho certeza, eles sabiam, conheciam a fidelidade de Deus e, por isso, puderam tomar a decisão certa, votando pela formação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Eles não sabiam que nós estaríamos comemorando o centenário da IELB, mas tinham a absoluta certeza de que Deus estaria ao lado do seu povo.
Hoje, se olharmos para frente, para 2104, nós estamos na mesma situação que os fundadores da IELB. Também não sabemos onde e quem estará celebrando o bi-centenário e nem se haverá esta comemoração. Mas tal como eles, nós também podemos ter a certeza de que Deus continuará fiel, abençoando a sua igreja por todo o tempo.
Afinal, Ele é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Ele é o Deus que criou todas as coisas e que, por sua graça, mantém tudo até nossos dias. Ele é o Deus da História. E continuará sendo até o último instante, até quando Cristo voltar para reunir os salvos para a bendita vida eterna. E quando nós nos reunirmos a todos os santos nas mansões celestiais, então poderemos conhecer toda a história e toda a ação de Deus em favor da IELB, de toda a cristandade, e especialmente em seu e em meu favor.
Que Deus permita que a IELB possa comemorar ainda muitos centenários. Mas, acima de tudo, que Ele derrame seu Espírito sobre toda a sua igreja para que ela possa permanecer fiel e, assim, continue, por toda a história, desempenhando o seu papel de levar Cristo para todos, tal como a IELB fez ontem, faz hoje e quer fazer sempre. Amém.
(Mensagem proferida pelo Rev. Éder Carlos Wehrholdt, na comomemoração dos 100 anos da IELB no Distrito Paraná Leste - Junho de 2004)

Nenhum comentário: