BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Êx 6.2-8 - Estudo Homilético

Êxodo 6. 2-8:

1- Títulos:

Deus chama Moisés – NTLH.

Deus promete livrar os Israelitas – ARA.

Nova revelação do Senhor – Lutero.

2) Contextualização:

            Deus fala pela segunda vez com Moisés. Isso acontece depois que Moisés e Arão falaram pela primeira vez com Faraó, pedindo permissão para o povo de Israel sair do Egito. Além de resposta negativa a situação do povo piorou em muito, as suas tarefas de trabalho foram aumentadas. Moisés apresenta a situação a Deus dizendo: “Ó Senhor, porque tratas tão mal a este povo?” Parece que Moisés, a exemplo de toda pessoa humana, tem dúvidas a respeito da capacidade do Senhor de libertar o povo. Por isso, Deus se apresenta como o Senhor, como o Javé, cuja vontade e poder são irresistíveis. Portanto o texto é uma palavra de encorajamento ao líder Moisés e seu povo que em nome do Senhor vencerão.

3) Conteúdo do Texto:

Vs.2 – “Deus disse a Moisés: – Eu sou o Senhor.” Com esta palavra o Senhor lembra que ele não é uma pessoa humana cuja vontade pode ser contrariada. Mas ele é o único Senhor cuja vontade é irresistível.  

Vs. 3 – “Eu apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-Poderoso, porém não deixei que me conhecessem pelo meu nome de Senhor.” Aqui Deus promete revelar a Moisés e ao povo de Israel, muito mais poder, mais glória do que foi mostrado aos patriarcas. O Senhor se compromete com a vitória final de Israel.

 Vs. 4 – “Fiz uma aliança com eles e prometi dar-lhes a terra de Canaã, onde tinham vivido como estrangeiros.”  Aos patriarcas Deus fez a promessa, agora chegou o tempo de cumpri-la, agora eles irão habitar a terra de Canaã, e todos verão o poder do Senhor.

Vs.5 – “Agora eu ouvi os gemidos dos israelitas, que estão sendo escravizados pelos egípcios, e lembrei da aliança que fiz com eles.” Como todo  ser humano, também os Israelitas pensavam que Deus não estava reparando o sofrimento deles. Mas Deus estava ouvindo sim, e agora chegou o momento de inverter a sua sorte.

Vs.6 – “Portanto, diga aos israelitas o seguinte: “Eu sou o Senhor. Vou livrá-los da escravidão do Egito. Estenderei o braço poderoso para fazer cair sobre os egípcios um castigo horrível e salvarei vocês.”  Deus vai tomar a situação em suas mãos e com certeza a libertação acontecerá.  

Vs. 7 – “Farei com que vocês sejam o meu povo e eu serei o seu Deus. Vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor, seu Deus, o Deus que os vai livrar da escravidão no Egito.” Deus não apenas os libertará da escravidão, mas também os adotará por seu povo, um povo diferente, separado para Deus, mensageiros de Deus para os demais povos da terra.  

Vs. 8 – “Eu os levarei para a terra que jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. E eu darei essa terra para ser propriedade de vocês. Eu sou o Senhor.”” Agora chegou o tempo de cumprir a promessa! Agora Israel vai se tornar um povo, vai morar num lugar de destaque entre as nações, vai realizar o plano de Deus o Senhor.

4) Sugestão de Tema:

Deus cumpre suas promessas!

1 – No tempo por ele escolhido!

2 – Com o poder que só ele possui!

3 – A favor do povo por ele escolhido!

Rev. Ailton José Muller
Ijuí - RS

Nenhum comentário: