BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Rm 11.33-36 - Sermão

No Salvador Jesus, prezados irmãos e irmãs na fé!

O texto bíblico, proposto como epístola para este domingo, é um dos textos bíblicos mais chamativos! Nele o apóstolo propõe uma reflexão sobre: “As grandes riquezas de Deus” .

         Para entende-las é preciso olhar o contexto do qual brota a proposição. O apóstolo acabou de refletir: 1º Sobre o poder do evangelho, que nos transforma de pecadores em filhos de Deus. Tudo por graça, tudo motivado por sua misericórdia. 2º refletir sobre o poder do santo batismo que nos lava, ou purifica de todo pecado, e nos faz nascer como filhos do Pai Celeste. 3º Refletiu sobre a vida dos filhos de Deus que são pecadores e justos ao mesmo tempo. Pois ainda estão no mundo e pecam diariamente, mas também estão na fé e, pela fé em Jesus Cristo são perdoados diariamente. 4º refletiu sobre, como o Pai do céu está presente na vida  de seus filhos, amparando-os com seu poder, dirigindo suas vidas de tal maneira que todas as adversidades cooperam para o bem deles. 5º refletiu sobre, o amor de Deus que deseja salvar a todos,  até mesmo ao povo de Israel que crucificou o Salvador o Filho Unigênito do Pai.

         Todas estas considerações levaram a exclamar: Como são grandes as riquezas de Deus?  Que riqueza de Deus levaram o apóstolo a esta exclamação? Em nosso texto, ele menciona quatro delas:

A riqueza do conhecimento de Deus! Deus é onisciente, ele sabe todas as coisas. Nada acontece sem que ele saiba. Ele conhece os segredos íntimos de cada alma. Ele sabe o que é bom para cada filho ou filha.

A riqueza da sabedoria de Deus! Quanta sabedoria usou Deus, ao criar o mundo, ao criar o corpo humano; ao estabelecer as leis que regem o universo. Quanta sabedoria Deus continua usando para manter em funcionamento o mundo, a vida sobre a face da terra. Geração vem e geração vai, porém a fidelidade de Deus permanece. Deus sabe governar e sustentar suas criaturas.

O apóstolo reflete também sobre a riqueza das decisões de Deus!  São muitas as decisões que Deus precisa tomar. Decisões referentes ao curso da natureza. Decisões referentes à história dos povos, das nações. Decisões sobre o curso de cada vida humana. Decisões referentes à sua Igreja aqui na terra. E todas são decisões que exigem acerto em cem por cento.

E ainda o apóstolo medita sobre a riqueza dos planos de Deus!  Quantos planos tem o Senhor Deus, para com o mundo, para com a natureza, para com a humanidade? Entre os muitos planos que o Senhor Deus projetou, certamente o maior deles é: Salvar a raça humana da perdição eterna pelo sangue de Jesus. Ou, fazer de pessoas humanas seus admiradores e adoradores já neste mundo e depois por toda a eternidade no céu.

Este plano merece nossa reflexão especial. Você já parou para refletir, quem somos aos olhos de Deus? O salmista Davi o fez e chegou a conclusão: “Deus nos fez inferiores somente a si próprio” – Sl 8.5. O autor do Salmo 90, diz que “ Somos como a erva que brota de manhã, que cresce e abre em flor e a tarde seca e morre” Sl 90.5. Nós mesmos temos dificuldades para avaliar o ser humano. Quem é ele? A medicina tem dificuldades para dizer: que é vida? O cristão sabe, e isto lhe basta: nós somos criaturas muito preciosas de Deus!  Nossa vida está bem guardada nas mãos de Deus. Assim, podemos acalmar o nosso coração quando Deus nos guia por caminhos estranhos e confessar com o salmista “Nada nos faltará.” Ele é o médico do corpo e da alma! Ele perdoa todas as faltas, e por seu poder nos ergue quando caímos. Por isso, o apóstolo nos convida a meditar: “Como são grandes as riquezas de Deus!”

Para entender um pouco melhor a reflexão do apóstolo, convém também refletir sobre o quanto fica desfigurada a criatura humana que não aceita a riqueza do amor de Deus.  Basta olhar para o mundo do crime! Ali se mata, se odeia, o valor da vida cai a patamares insignificantes. E se ampliarmos o olhar para o mundo dos gananciosos vamos deparar-nos com pessoas de destaque social, roubando, enganando, escondendo a verdade, ignorando o amor ao próximo, expondo a própria vida a altos riscos porque esqueceram que a única felicidade duradoura está em Deus.

Que bom que Deus planejou algo melhor para nós! Que bom que o santo evangelho agiu e ainda continua agindo em nossa vida. Que bom que nós podemos jubilar: “Glória a Deus para sempre!”  Louvado seja Deus porque ele transformou nossas vidas! Colocou para nós objetivos maravilhosos, removeu as barreiras que nos separavam do seu amor. Que ainda hoje possa se cumprir a sentença do profeta Isaías referente aos que não crêem: “Quando os inimigos de Deus virem o grande amor que ele tem pelo seu povo, então ficarão envergonhados” Is.26.11.

Que tu e eu sejamos reflexos do amor de Deus ao mundo Amém!

Rev. Ailton José Muller
Ijuí - RS

Nenhum comentário: