BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sl 138.1-8 - Estudo Homilético

Salmo 138. 1-8.

1) Títulos:

Oração de agradecimento – NTLH.

Graças a Deus por sua fidelidade – ARA.

Agradecimento pela ajuda – Lutero.

2) Contextualização:

            O texto do Salmo afirma: de Davi! Comentaristas duvidam ser este salmo de autoria de Davi, mas todos admitem que os pensamentos apresentados são de Davi. Parece que o original deste salmo está registrado em 2Sm  7.18-29 quando Davi agradece a Deus pelo Reino de Israel e promessa de que sua descendência nasceriam reis.

            É um salmo de Ações de Graça! O salmista está cantando o poder e o amor de Deus a ele concedido. Por meio de sua experiência tenta induzir outros ao louvor de Deus.

3) Conteúdo do Texto:

            O conteúdo deste salmo pode ser apreciado sob três títulos:

1º Louvor e gratidão do salmista – Vs 1-3.

A) “Ó Senhor Deus, eu te agradeço de todo o coração; diante de todos os deuses eu canto hinos de louvor a ti.” Assim o salmista exalta a grandeza de Deus e zomba dos ídolos.  

B) “Por causa do teu amor e da tua fidelidade, eu me ajoelho virado para o teu santo Templo e dou graças a ti. Pois tens mostrado que o teu nome e as tuas promessas estão acima de tudo.” Deus ouve e responde oração, ao contrário dos ídolos que não ouvem nem respondem.

C) “Quando te chamei, tu me respondeste e, com o teu poder, aumentaste as minhas forças.” O salmista agradece, pois o poder de Deus se manifesta em seu governo. É pela força que vem de Deus que Davi governa ao povo de Israel.

 

2º Louvor dos reis – Vs 4-6:

A) “Ó Senhor Deus, todos os reis da terra te louvarão quando ouvirem falar das tuas promessas.” Davi se dispõe a um exemplo para os demais reis da terra. A fim d que outros reis adorem ao Senhor descubram nele o poder para governar seus povos.

B) “Eles cantarão a respeito das coisas que tu, ó Senhor, tens feito, pois grande é a tua glória.” O Senhor não é apenas o Deus de Israel. Todos os povos do mundo lhe pertencem. O seu poder se manifesta a todos.

C) “Tu estás lá nas alturas, mas assim mesmo te interessas pelos humildes, e os orgulhosos não podem se esconder de ti.”  Deus não despreza nem rejeita os humildes, também não se ilude com a ostentação dos arrogantes e orgulhosos.

 

3º Confiança na proteção divina: Vs. 7-8:

A) “Quando estou cercado de perigos, tu me dás segurança. A tua força me protege do ódio dos meus inimigos; tu me salvas pelo teu poder.” O futuro não preocupa o salmista. Ele confia plenamente na proteção do Senhor.  

B) Tu cumprirás tudo o que me prometeste. O teu amor dura para sempre, ó Senhor Deus. Não abandones o trabalho que começaste.” As promessas de Deus são seguras, nunca falham. Pode ter soluções surpreendentes, mas sempre serão em benefício de seus filhos.

4º Sugestão de Tema:

A gratidão ao Senhor, brota de um coração:

1 – Que sabe contar as bênçãos!

2 – Que divulga as bênçãos recebidas!

3 – Que confia no futuro porque este está nas mãos de Deus!

Pastor Ailton José Muller
Ijuí - RS

Nenhum comentário: