BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

RM 11.33-36 - Estudo Homilético

Romanos 11. 33-36

1) Títulos:

Louvor a Deus – NTLH.

- A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos – ARA.

- Hino de louvor aos maravilhosos caminhos de Deus – Lutero.

2) Contextualização:

Este texto é uma doxologia a predestinação graciosa para salvação. Deus rejeitou a Israel, mas deixou aberta a porta para o arrependimento e a fé. Deus também abriu o caminho da salvação para todos os povos. Que motivos teve Deus para proceder desta maneira? Este assunto Paulo debate nos capítulos nove, dez e onze desta epístola, chegando a conclusão num hino de louvor, no qual ele exalta a grandeza do conhecimento, da sabedoria e das decisões amorosas de Deus. Deus escolhe, chama, concede a fé, tudo baseado m motivos que a razão humana desconhece.

3) Conteúdo do Texto:

Vs. 33 – “Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos?”  Com estas palavras, o Senhor Deus derruba por terra toda sabedoria humana. Quem é o ser humano para entender o seu Criador? Já no capítulo nove verso vinte o apóstolo pergunta: “Mas quem é você, meu amigo, para discutir com Deus? Será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez: “Por que você me fez assim?” Com estas palavras Deus coloca a cada criatura humana em seu devido lugar. Somos apenas criaturas de Deus, não os criadores do universo. Caso pudéssemos entender a Deus, então ele seria alguém igual a nós e não o nosso Criador. Deus não nos fez para entendê-lo, mas para crer nele  em sua Palavra, para amá-lo e servi-lo.   

Vs. 34  35 “Como dizem as Escrituras Sagradas:

“Quem pode conhecer a mente do Senhor?

Quem é capaz de lhe dar conselhos?

Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dele algum pagamento?”

Aqui o apóstolo está citando Isaías 40.13,14. A grande pergunta para a nossa reflexão é: Será que pessoas humanas podem contribuir com algo para aumentar o poder, ou a sabedoria de Deus? O que sabe o ser humano, que Deus não soubesse? Nestes termos o apóstolo medita sobre a riqueza, ou profundidade da sabedoria divina. É em consonância com tal sabedoria que Deus decide a quem chamar, como chamar, a quem salvar, a quem condenar. Cabe ao ser humano admirar, adorar, glorificar a grandeza de Deus, nunca tentar compreendê-la, ou julgá-la pela sabedoria humana.    

Vs. 36 – “Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!”  Aqui Paulo pensa no Sl 19.1: “O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram.” Cada pessoa, cada animal, cada planta, cada metal, cada elemento da criação provam a sabedoria de Deus. O mundo é de Deus! Apesar de sermos administradores do mundo por ordem de Cristo, não nos compete dissecar os mistérios da criação, mas cabe-nos glorificar o seu criador, admirar o seu poder e sua sabedoria, e assim acalmar nosso coração inquieto com a verdade: nós temos um grande Deus.

4 – Sugestão de Tema:  

Deus quer ser conhecido por suas criaturas:

1 – Como sendo grande em riqueza;

2 – Como sendo grande em sabedoria;

3 – Como sendo grande em decisões.

Rev. Ailton José Muller
Ijuí - RS

Nenhum comentário: