BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Rm 12.1-8 - Alcançados pela misericórdia de Deus, Servimos ao Senhor

Alcançados pela misericórdia de Deus, servimos ao Senhor
1 – Prestando culto racional, cuidando e preservando nosso corpo;
2 – Usando os nossos dons para o bem comum;

Introdução

            O que é culto? Por que viemos ao culto?

            Um culto genuinamente cristão é quando se aceita e se recebe alegremente o que Deus faz para e por nós. Isso é claro por meio da Palavra e do Sacramento. Sendo isso o culto, quando nós cristãos estamos reunidos em torno da Palavra e do Sacramento, apenas recebemos aquilo que Deus nos dá na sua Palavra e no Sacramento, perdão, vida e salvação. Esse perdão, vida e salvação nos é dado por Deus, devido a sua misericórdia por nós pobres e miseráveis pecadores. Por falar em misericórdia, lembremos que o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos, nos capítulos 1 até o 11 fala sobre a misericórdia de Deus. E no v. 1 do cap. 12 solicita: “..., por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. ...

Paulo aponta para aquilo que Deus mostrou em seu filho Jesus Cristo, sua misericórdia. O Filho veio para nos salvar e o Espírito Santo através do evangelho veio nos tornar membros da família de Deus. E é uma boa notícia saber que somos alcançados pela misericórdia de Deus. Por isso nesse momento os convido a reflexão no tema: Alcançados pela misericórdia de Deus, servimos ao Senhor. Como?

            1 – Prestando culto racional

            Deus em Jesus Cristo mostrou sua misericórdia, seu amor pelo pecador que estava sujeito a condenação eterna. O próprio apóstolo Paulo no capítulo 5 diz: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Esse é o nosso Deus misericordioso. É esse Deus, ou por amor a esse Deus, que nos amou tanto, que somos convidados a SERVIR. E esse servir pode ser feito através do nosso oferecer-se como sacrifício vivo. O que é esse oferecer-se como sacrifício vivo?

            Oferecer-se como sacrifício vivo, consiste na verdadeira adoração como diz a NTLH, ou culto racional como diz a RA. O culto racional do qual o apóstolo Paulo nos fala para prestarmos como sacrifício vivo é o culto oferecido de mente e coração. Esse culto de mente e coração não é somente a reunião das pessoas dentro do templo, em torno da Palavra e do Sacramento, vai além dessas paredes, esse culto racional está presente no lar, no trabalho, no dia-a-dia. Nosso culto diário, ou nosso adorar diário, como diz Paulo pode e precisa ser realizado através do cuidar do nosso corpo, “portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). Quando criancinhas fomos alcançados pela misericórdia de Deus, que por meio de sua Palavra ligada a água nos renovou e regenerou pelo batismo. E por essa renovação e regeneração fomos feitos mordomos de Deus. E como mordomos de Deus, exercemos nossa mordomia pelo cuidar bem do nosso corpo.

(Se quiser acrescentar - Corpo – Conforme os textos Pv 23.21; 21.17; Dt 21-18-21; Lc 16.19; 21.34; 15.13, o que causa prejuízo ao corpo. Por que usar bem nosso corpo? Lc 15.31. O que nos encoraja a usarmos bem nosso corpo? Js 1.9; 24.17. Como o cristão pode usar bem o seu corpo, aonde quer que ele esteja?

            Alcançados pela misericórdia de Deus, servimos ao Senhor. Como? Prestando Culto racional, cuidando e preservando nosso corpo;

            O apóstolo Paulo sabe que muitos gregos, leitores e ouvintes da carta, foram educados conforme o pensamento platônico. Sendo assim, o corpo era considerado um estorvo constrangedor. O slogan da época era: “o corpo é uma tumba”. É o fim de tudo. Muitos hoje, pensam que o corpo é apenas uma passagem, e assim vamos de corpo em corpo. Outros usam o corpo como uma ferramenta de trabalho, o usam para ganhar dinheiro. Outros destroem seus corpos com excesso de trabalho, ou até mesmo com excesso de lazer, vícios, etc. Para alertar sobre o uso do corpo, Paulo que o uso correto do corpo é parte da adoração a Deus. Prestamos culto racional, de coração e mente, cuidando bem do nosso corpo, e de todos aqueles que nos cercam, alimentando, educando. Em Rm 3.13 - 14 Paulo diz: “...da língua deles saem mentiras perversas, dos lábios saem palavras de morte,...A boca deles está cheia de terríveis maldições.” O corpo criado para a glória de Deus foi contaminado pelo pecado, por isso, a língua que deveria confessar o nome de Jesus, acaba prejudicando o próximo pelo seu falso testemunho, por mentiras e calúnias. Os lábios que deveriam cantarolar hinos a Deus, amaldiçoam seu próximo. A boca que ao se abrir deveria pronunciar bênçãos, acaba desejando mal ao próximo para que o outro seja prejudicado. O corpo sofre por causa do pecado, mas é justamente para nos resgatar do pecado que Deus Pai enviou seu Filho, e nos alcançou com sua misericórdia. Por isso Paulo pergunta: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? ...Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8. 35, 37).

            Em Jesus Cristo fomos alcançados pela misericórdia de Deus e assim servimos ao Senhor. Pela misericórdia de Deus, sou membro da sua família, sou capacita através do reunir-me em torno da Palavra e do Sacramento para me oferecer como sacrifício vivo a Deus, prestando culto racional, de mente e corpo, vivendo e demonstrando minha fé dentro do meu lar, no meu trabalho, na minha escola, na rua, no futebol, na pescaria, no passeio, etc.

            Deus Pai enviou seu filho Jesus por amor a mim. Jesus morreu pela minha alma, mas também pelo meu corpo que no céu será majestoso e glorioso. Honremos a Deus prestando culto racional usando bem o nosso corpo.

Alcançados pela misericórdia de Deus, servimos ao Senhor. Como?

            Usando nossos dons para o bem comum;

            Muitas são as conseqüências do pecado sentidos no corpo. Doença e a própria morte. Muitas outras coisas ruins são ocasionadas por nossa irresponsabilidade e por não querermos abandonar uma vida de pecado. O corpo muitas vezes sofre por doenças contagiosas por uma vida sexual desenfreada. Outras vezes sofre pelo câncer devido à vida de fumante. Outras vezes o corpo sofre de cirose pelo uso exagerado e desenfreado de bebidas alcoólicas, etc.

            Paulo quando fala do prestar culto racional a Deus pelo cuidar do nosso corpo, quer abranger duas coisas: o cuidar do nosso corpo físico, e também quer alertar para que o corpo de Cristo, a igreja, não sofra devido ao comodismo, ao individualismo e egocentrismo com respeito aos dons dispensados pelo próprio Deus.

            Esse corpo alvo do amor de Deus, alcançado pela misericórdia de Deus para a vida eterna, também foi abençoado com dons, assim é a nossa compreensão do terceiro artigo do Credo Apostólico: “Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, ...”. Dons que são distribuídos para o bem comum de todas as pessoas, para um melhor SERVIR no e do corpo de Cristo. Sim! A igreja é o corpo de Cristo, Jesus Cristo é o cabeça desse corpo, ou seja, ele é o guia. E é em torno dele, sua Palavra, seu corpo e sangue que a igreja está reunida.

            Paulo ataca o individualismo e o egocentrismo. Pois essas duas atitudes acabam por nos afastar das pessoas, e nos faz agir sem gratidão àquele que derramou sobre nós ricos dons. Os dons nos foram distribuídos para aproximação e crescimento e para que todos individualmente e propositalmente auxiliem o bem estar de todos. E essa ação em prol de todos é uma ação possibilitada pelo poder de Deus, é a graça divina efetuando em nós o querer e o realizar de Deus em palavras e ações.

            O Espírito Santo me reúne numa igreja cristã. E na igreja cristã, no culto realizado em torno da Palavra e do Sacramento, me santifica dia-a-dia através do perdão dos meus pecados, renova minha mente para viver melhor aqui neste mundo. Deus me dá tudo o que eu necessito na vida material dia após dia, e ainda me dá o suficiente para a vida espiritual no culto. E o culto iniciado em Deus por mim termina no próximo através do meu culto racional de mente e coração. Deus me capacita a viver bem nesse mundo com meu corpo, se preocupou em me dar a vida eterna de corpo e alma. E essa vida eterna é minha por causa da obra de Cristo na cruz. Fui alcançado pela misericórdia de Deus e assim posso SERVI-LO cuidando bem do meu corpo e usando meus dons em beneficio de todos.

Conclusão

            Alcançados pela misericórdia de Deus, servimos ao Senhor. Que o nosso servir seja um servir de mente e coração, nos oferecendo como sacrifício vivo a Deus, oferecendo culto diário cuidando bem do nosso corpo e não deixando de usar nossos dons para o bem comum. Amém.

 

Edson Ronaldo Tressmann.

Alto Parnaíba – MA

Nenhum comentário: