BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Mt 16.13-20 - Estudo Homilético

Mateus 16.13-20

1) Títulos

A afirmação de Pedro – NTLH.

A confissão de Pedro – ARA.

A confissão de Pedro – Lutero.

2) Contextualização:

Com este texto, Mateus começa a descrever o desfeche final da vida de Jesus. A partir deste momento ele passa a falar sobre a necessidade de Jesus sofrer, morrer e ressuscitar. Até este episódio, Jesus apenas se revelou como sendo o Messias, como sendo o enviado do Pai para buscar  salvar o que estava perdido, mas agora passa a mostrar aquilo que era preciso fazer para salvar a humanidade. Estudiosos da Bíblia dizem que a esta altura dos acontecimentos só faltavam sete semanas para a páscoa dos judeus na qual Jesus foi morto. Este é um dos textos mais ricos de toda Escritura Sagrada, infelizmente por muitos mal compreendido.

3) Conteúdo do texto:

Vs.13 – “Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos: – Quem o povo diz que o Filho do Homem é?”

Jesus está avaliando o conhecimento dos discípulos. Se bem que ele sabia perfeitamente a condição de fé deles, mas era preciso verbalizar este conhecimento. A pergunta de Jesus é feita com base, num título atribuído ao Messias, a saber “Filho do Homem” Dn. 7.13. O título compreende a idéia, o descendente da mulher que esmagará a cabeça da serpente.

Vs. 14 – “Eles responderam: – Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.”  A avaliação do povo, não era das piores, visto que o consideravam um profeta de Deus, portanto, bem melhor do que a avaliação dos fariseus, que o tinham por “Belzebu”.

Vs. 15 “– E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? – perguntou Jesus.” Aqui é importante observar o que Jesus pergunta aos doze, não em particular a Pedro. Portanto, a reposta não pode ser interpretada como uma convicção particular de Pedro, mas como uma resposta que define a opinião de todo o grupo.

Vs.16 – “Simão Pedro respondeu: – O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.” A resposta compreende dois tópicos: 1º Jesus é o Messias, o Salvador prometido no AT e ansiosamente aguardado por Israel; 2º Jesus é o filho do Deus vivo. Este é um avanço considerável na compreensão da origem do salvador. Ele não é um homem especial, mas é o Filho de Deus.  

Vs. 17 – “Jesus afirmou: – Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu.”  Conhecer a Jesus, crer nele, receber dele o perdão dos pecados, e permanecer nele até o fim, é um presente exclusivo do Pai. Pedro recebeu este presente e por isso Jesus o declara como sendo uma pessoa feliz.

Vs. 18 – “Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.” Jesus compara Pedro com uma rocha, não porque Pedro era um personagem extraordinário, mas porque recebeu o dom da fé por meio de uma concessão graciosa do Pai. Logo a edificação da igreja não é atribuída à capacidade de Pedro, mas a revelação do Pai.

 Vs.19 – “Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.”

Aqui Jesus concede pela primeira vez o oficio das chaves para sua Igreja. Quem olha o presente texto, isolado do contexto, pode chegar a conclusão de que ele foi dado somente a Pedro. Para acabar com qualquer dúvida a esse respeito, Jesus, na noite da páscoa repete esta ordem dando a toda a Igreja – João 20.23.  

Vs.20 – “Então Jesus ordenou que os discípulos não contassem a ninguém que ele era o Messias.”   Não sabemos o porque desta ordem. Porem é certo que Jesus considerou inoportuno o momento para tal divulgação. Faltava pouco tempo para sua morte e ressurreição, a partir da qual todos saberíamos que ele é o Messias.

4) Sugestão de Tema:

Quem é o Filho do Homem?

1 – Quem diz o povo que eu sou?

2 – Que dizem vocês quem eu sou?

3 – O que o Pai nos revelou?

4 – Como nos consolamos com o ofício das chaves!

Rev. Ailton José Muller
Ijuí - RS

Nenhum comentário: