BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Êx 19.1-8a - Estudo Homilético

Perícope do 4º Domingo Após Pentecostes

Êxodo 19.1-8 a.
1 – Títulos:
A aliança feita ao pé do monte Sinai - NTLH.
Deus fala com Moisés no monte de Sinai – ARA.
Israel no Sinai – Lutero.
2 – Contextualização:
A saída do povo de Israel do Egito aconteceu em data incerta. Alguns historiadores indicam o ano de 1440 AC, outros o de 1280 AC como data provável do sucedido. Após dois meses de caminhada, o povo chega ao monte Sinai. Onde acampam por quase um ano; onde recebem o decálogo e instrução sobre a celebração correta do culto a Deus, bem como leis para administração de um povo teocrático. A perícope trata sobre a preparação do povo para encontrar-se com Deus.
3 – Conteúdo do texto:
O texto apresenta um momento histórico importante. É o momento no qual o Senhor Deus, constitui os Israelitas como sacerdotes sobre os demais povos da terra. O texto diz:
V. 1-3 "No primeiro dia do terceiro mês" Israel estava caminhando dois meses pelo deserto, até chegar ao monte Sinai; até chegar o momento do encontro com Deus.
- "Moisés subiu o monte para se encontrar com Deus." O povo estava ciente do que estava acontecendo. Sabe que decisões importantes sobre seu futuro estavam sendo tomadas. E ainda sabe que estas decisões estavam sendo ordenadas por Deus.
V. 4-6 – "Vocês viram com os seus próprios olhos" Deus está convocando todo o povo, como testemunhas de seu grande poder. Com Destaque especial para dois momentos:
1º "O que eu, o Senhor fiz com os egípcios!" O povo jamais devia esquecer as dez pragas que obrigaram o Faraó a deixá-los ir, bem como a passagem pelo Mar Vermelho e a morte do exército egípcio.
2º "Como trouxe vocês para perto de mim" Não foram os Israelitas que chegaram para perto de Deus, mas foi Deus quem os trouxe para perto dele. Deus procedeu com eles, assim como a águia, que carrega seus filhotes sobre suas asas. É uma referência à água, ao pão, à vida, à saúde que Deus lhes concedeu a fim de tornar possível esta caminhada.
Segue então uma dupla proposta da parte de Deus para o seu povo:
1º - "Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo!" Deus oferece um contrato de adoção ao povo de Israel. Fazendo-o depender de apenas uma cláusula, a saber que sejam obedientes a ele.
2º - "Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes" Aqui está dito: Israel devia tornar-se um povo de sacerdotes do Deus altíssimo para os demais povos da terra. Isto não quer dizer que Deus rejeitou os outros povos, mas tão somente, que constituiu a Israel como um povo de sacerdotes sobre os outros povos.
V. 7,8 a – "Então Moisés foi, chamou os lideres do povo e contou tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. Então todos responderam ao mesmo tempo: nós faremos tudo o que o SENHOR ordenou!" Proposta feita, proposta aceita. Moisés falou primeiramente aos lideres do povo e depois a todo povo e obteve uma resposta unânime. Nós aceitamos a proposta do SENHOR, nós vamos fazer tudo certinho, assim como Deus quer. É uma promessa maravilhosa, semelhante a que nós fizemos no dia de nossa confirmação, porém o problema está no coração humano, que é mau desde o nascimento, incapaz de guardar fidelidade por força própria. Apesar de conhecer esta fraqueza, o Senhor Deus aposta em salvar a humanidade pelo uso de pessoas frágeis, porque o seu poder se manifesta na fraqueza.
4 – Sugestão de tema:
Deus tem uma proposta para seu povo!
1 – Uma proposta de obediência! De fé!
2 – Uma proposta de salvação! Salvar os povos pela ação do povo.

 

(Rev. Ailton Muller)

Nenhum comentário: