BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Mt 9.35-10.4 - Jesus Precisa de Trabalhadores

Jesus precisa de trabalhadores! (Mt 9.35-10.4)

Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

De vez em quando ouvimos notícias de que faltam trabalhadores em alguns lugares do Brasil e em algumas áreas de trabalho. Isso porque, apesar de muita gente estar desempregada, há trabalhos em que falta gente especializada naquela área, falta mão de obra qualificada. O Brasil precisa de trabalhadores cada vez mais preparados.

Em nosso evangelho de hoje, também vemos alguém procurando trabalhadores – Jesus precisa de trabalhadores! Ele diz: A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita (v.37-38).

Jesus precisa de trabalhadores! Vamos ver por que, para que e quem são esses trabalhadores que Jesus quer.

O evangelho diz que Jesus ia aonde o povo estava, pregando e curando. Vendo toda aquela gente, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor (v. 36). Este é o porque de Jesus precisar de trabalhadores – porque Ele tem compaixão das ovelhas sem pastor, isto é, das pessoas aflitas e abandonadas.

As ovelhas sem pastor acabam morrendo, pois sozinhas não conseguem encontrar água e comida saudáveis, não conseguem se livrar de carrapatos, espinhos e bicheiras, e não podem se defender dos  lobosl e dos ladrões.

Assim é o povo aflito e abandonado, sem o pastor Jesus: não consegue encontrar sozinho a água e o pão da vida, não consegue se livrar dos pecados e tentações, e não pode se defender dos falsos profetas e ladrões de almas, a serviço do inimigo de Deus, o diabo.

Jesus olha para essas pessoas com compaixão, isto é, com profundo pesar e amor por elas. Foi assim que Ele olhou para nós, que também éramos ovelhas perdidas, como diz Pedro (1Pe 2.25), pessoas sem força espiritual e inimigas de Deus, como Paulo mostra na espístola de hoje. Por nós e por todas as pessoas do mundo, todas ovelhas sem pastor, Ele deu sua vida na cruz, mostrando que seu amor é verdadeiro e não apenas de palavras (1Jo 3,18).

Jesus precisa de trabalhadores! Porque tem compaixão das ovelhas sem pastor. E, para quê? Para levar às ovelhas perdidas o seu Reino.

Morrendo na cruz e ressuscitando, Jesus abriu as portas do seu Reino de salvação para todas as ovelhas perdidas. Enquanto estava aqui no mundo fisicamente, Ele mesmo anunciava seu Reino às pessoas aflitas e abandonadas. Mas, ao mesmo tempo, escolheu e treinou doze homens para continuar anunciando sua salvação ao mundo depois de sua volta para o céu.

Jesus precisa de trabalhadores para levar às ovelhas perdidas o seu Reino. Ele mesmo disse que a colheita era e é grande, ou seja, há muita gente perdida, aflita e abandonada no mundo, gente que não conhece o caminho da salvação e por se agarra em falsos deuses, em superstições, crenças absurdas, cultos duvidosos e mestres enganadores. Por isso Jesus diz: Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita (v.38).

Jesus precisa de trabalhadores para levar o seu Reino a toda essa gente – billhões de pessoas que não seguem o único Pastor verdadeiro e caminham rumo à morte eterna.

E quem são os trabalhadores que Jesus precisa? Sem nenhuma dúvida a resposta que a Bíblia dá é: nós, os que já fomos chamados por Ele e tornados amigos de Deus por meio de sua morte na cruz, como diz Paulo em Rm 5.

Assim como chamou os discípulos e os enviou com sua autoridade para pregara o Evangelho da salvação, Ele agora envia a cada um de nós que foi batizado e, por isso, é salvo e segue o Bom Pastor Jesus. Cada um – crianças, jovens, adultos, idosos, não importanto nosso grau de estudo, nossa profissão, classe social, raça ou tempo de vida cristã que temos.

Jesus precisa de trabalhadores! Quem? Nós! Você, estimado irmão e irmã, foi chamado à fé salvadora pelo Evangelho (Rm 1.17) e agora é convocado por Jesus a serum mensageiro do seu Reino para as pessoas aflitas e abandonados ao seu redor, que Deus coloca em seu caminho no dia a dia.

Quanta gente existe na sua família, na sua escola, trabalho, vizinhança e relacionamentos que são como ovelhas sem pastor, precisando que alguém olhe para elas com compaixão e leve a elas o Bom Pastor Jesus? Se você observar bem, verá que são muitas pessoas.

Jesus precisa de trabalhadores! Diferentemente das empresas, Jesus não exige especialização ou muito estudo para sermos seus trabalhadores. Isso Ele só exige de quem Ele chama para ser pastores e mestres na Igreja. Dos cristãos em geral, chamados de sacerdotes do Rei, Ele precisa apenas que se disponham a ser seus trabalhadores, que se alegram pela salvação que receberam de graça e, assim, queiram servir a Deus com alegria, cantando louvores e agrandecendo a Ele por seu amor que é fiel e eterno, como lemos no Salmo 100.

Jesus precisa de trabalhadores! Porque ele tem compaixão das ovelhas sem pastor; para levar às ovelhas perdidas o seu Reino.

Para isso Ele conta com você e eu, pessoas que Ele salvou e tornou amigos de Deus. Que possamos ser atingidos profundamente pelo amor de Jesus e, então, por mãos a obra, sendo os trabalhadores de Cristo para levar, com palavras, ações e vida cristã a sua salvação a todos! Amém.

(Rev. Leandro Daniel Hübner)

Nenhum comentário: