BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sl 100.1-5 - Estudo Homilético

4º Domingo após Pentecostes
1º Leitura: Salmo 100.1-5
1 - Títulos:
- Hino de louvor! Salmo de louvor – NTLH
- Hino de ingresso no templo! Salmo de Ação de Graças – RA
- Celebrem o Senhor! Salmo de louvor! – Lutero
2- Contextualização:
Este salmo pertence a um conjunto de seis salmos (95-100), considerados: Salmos litúrgicos, que tem um tema em comum: "Alegria pela adoração a Deus!" "Ele é o supremo governante da criação e o Deus da aliança com a humanidade. Era cantado no culto do AT por ocasião das ofertas de gratidão e também como oração da manhã.
3- Conteúdo do texto:
V.1-3 – Cantado pelas pessoas, ao entrarem no templo para o culto. São convites pra o louvor... "Cantem hinos a Deus!" " Adorem o Senhor com alegria!" " Venham cantando até a sua presença!" Também são lembrados os motivos da adoração- " O Senhor é Deus" " Ele nos fez" "Somos o seu povo"!
V. 4-5 – Aqui temos a saudação dos levitas, acolhendo o povo que vinha para o culto. "Entrem pelos portões do Templo com ações de graça, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos." E acrescenta a justificativa para o louvor. "O Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim."
OBS: Lutero o considera um salmo messiânico. Justifica sua tese baseado nas seguintes afirmações do texto- "O Senhor é Deus"! e " nós somos o seu povo, o seu rebanho!"
4- Sugestão de Tema:
Nós adoramos a Deus:
1- Porque ele nos fez!
2- Porque ele nos trata com amor!

 

(Rev. Ailton Muller)

Nenhum comentário: