BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Superstição: uma idolatria que despera interesse

SUPERSTIÇÃO: UMA IDOLATRIA QUE DESPERTA INTERESSE

INTRODUÇÃO
Você sabia que é um supersticioso por natureza?
O que você entende por superstição?

DESENVOLVIMENTO
A natureza humana é idólatra e supersticiosa. Ela foge da verdade de Deus, do verdadeiro culto e temor a Deus e promove confiança em suas próprias obras e cultos. No curso da História, muitos têm caído neste erro. Podemos dizer que somos supersticiosos por natureza, pois superstição é pecado e somos pecadores por natureza (cf. Sl 51.5).
O Dicionário da Bíblia Almeida define superstição da seguinte maneira: "crendice ou prática resultante de ignorância, medo do desconhecido ou confiança em MAGIA".
O Dr. Hans Horsch, (Pastor e Professor) diz: "Superstição é uma atitude de fé desvirtuada. É fé errada. Fé invertida ou pervertida. É uma atitude de fé deficiente ,pois confia em forças irreais e dependentes da imaginação do homem."
Podemos definir superstição como um tipo de idolatria que desperta o interesse dos jovens, adultos e também das crianças. E este interesse é despertado onde há falta de conhecimento bíblico, pois as pessoas mais supersticiosas são justamente aquelas que não têm conhecimento bíblico.
E isto é uma artimanha que o astuto inimigo (o diabo) usa para desviar a confiança que o povo de Deus tem em Cristo e em Sua Palavra, para algo que vem do maligno. É confiança na criatura em vez do Criador. Sendo a superstição um tipo de idolatria, o diabo estará induzindo você a pecar contra o Primeiro Mandamento: "Eu sou o SENHOR teu Deus, não terás outros deuses diante de mim", do qual dependem os outros nove. E quanto a isto Deus nos adverte severamente (cf. Lv 26.1; Dt 5.8; Dt 16.21,22; Dt 13.6-8; Is 8.19).
Alguém também definiu a superstição como: "a fé que anda no caminho proibido". É a fé desviada. Ela é idolatria tanto pelo número de coisas a observar e temer como pela ação de adorar e confiar em objetos em lugar do Criador. Podemos, por isso, afirmar que a fé nos une a Deus, enquanto a superstição nos afasta de Deus e nos aproxima de Satanás.
Por incrível que pareça, quanto mais o homem tem progredido, mais ele se mete em feitiçarias e superstições. Jornais e meios de comunicação em geral, trazem o horóscopo, receitas de simpatias, etc. Nos carros e residências vemos amuletos, talismãs, figas, meia lua, pata de coelho, cavalo marinho, ferradura, espada de São Jorge, pirâmide, chá de arruda plantado perto da porta, etc. São objetos usados para atrair "o bem e afastar o mal".
Por outro lado, há aquelas coisas que são consideradas como as que "dão azar".  São elas, por exemplo: passar embaixo de escada; saltar da cama com o pé esquerdo; número 13; entrar por uma porta e sair por outra; casar em Agosto; gato preto; varrer o lixo para fora de casa à noite, etc. Para os supersticiosos tais coisas devem ser evitadas, pois causam um grande azar.

TIPOS DE SUPERSTIÇÃO E O PERIGO PARA AS PESSOAS
Vários são os tipos de superstição à "disposição" das pessoas, principalmente nos meios de comunicação, como jornais, revistas e outros. É preciso estar a tento. Na própria Bíblia encontramos exemplos desse tipo de idolatria (ler Dt 18.9-12). Lembremos os mais comuns em nossos dias:
O horóscopo é uma superstição das mais praticadas. Confiança nos astros. Será que Deus deu poder para astros decidirem sobre o futuro das pessoas? Além do mais, quantas pessoas neste mundo possuem o mesmo horóscopo? Será que acontece com todos igualmente aquilo que é "predito" no horóscopo do dia? Certamente não.
O medo do número 13; o medo da Sexta-feira 13 (principalmente se a mesma cai no mês de Agosto); muitas coisas não são feitas no mês de Agosto, como por exemplo: casar, mudar-se de uma casa para outra, etc.
Medo de gato preto. Casa e vida protegidas por uma ferradura, ou pelo chá de arruda. Os famosos jogos de carta do baralho cigano, tarô, búzios, despachos, benzeduras, etc...
A superstição também está presente no mundo religioso, dentro de igrejas que querem se dizer cristãs. Em alguns programas religiosos vemos que supostos líderes religiosos mandam as pessoas colocarem um copo d'água sobre a televisão, ou uma peça de roupa, ou galhos de determinada planta ou uma rosa ou algum outro objeto, para que depois da oração que será feita, a pessoa deverá beber aquela água, ou usar aquela roupa, guardar o galho daquela planta ou a rosa ou outro objeto porque assim todos os seus problemas desaparecerão e a pessoa está protegida dos perigos.
Depositar a confiança nestas coisas é afrontar ao Deus Todo-Poderoso. É diminuir e limitar o poder e a ação de Deus na vida das pessoas. Quando isto acontece, o diabo se alegra, pois é mais um que ele desvia da fé e arranca das mãos de Deus.

CONSEQÜÊNCIAS DA SUPERSTIÇÃO
O castigo de Deus: Deus proíbe tais práticas e ameaça seriamente quem as pratica (cf. Lv 19.31; Lv 20.6,27; Dt 18.9-14; 1 Cr 10.13,14 e tb. 1 Sm 28.7,8).
A perda da fé: Cada passo dado neste caminho, deixa a alma sempre mais distante da presença de Deus. O supersticioso sempre tem medo, é inquieto e infeliz, pois, quem afasta-se de Deus, aproxima-se de Satanás. Além disso, lhe recomendam mil coisas a fazer a fim de sentir-se protegido (cf. Sl 73.27; Is 8.19; 1 Tm 4.1).
Idolatria: Ali não se busca em Jesus a paz da alma e toda a proteção, mas em todas as práticas citadas anteriormente. O supersticioso, portanto, peca contra o 1º Mandamento (cf. Ex 20.2,3; Sl 37.5).
Cegueira espiritual: O supersticioso escuta, mas não ouve as coisas de Deus. Está surdo para a Palavra de Deus. A mensagem divina não lhe toca mais e Deus se retira com as suas bênçãos (cf. 2 Co 4.3,4).

COMO FUGIR DESTE PERIGO?
Primeiramente precisamos lembrar que, se a superstição é estratégia de Satanás para desviar o cristão da verdadeira fé, Jesus, o Filho de Deus, é aquele que veio para destruir as obras diabo (cf. 1 Jo 3.8). E Cristo deseja livrar todos os que estão envolvidos pela superstição.
Quando a pessoa reconhece que a prática da superstição é uma idolatria, um pecado sério, ele se volta a Deus e percebe que Cristo está pronto a ajudá-lo, perdoar-lhe e guiá-lo pelo caminho certo. Então confia somente em Jesus, pois sabe que somente Ele pode nos livrar e salvar de qualquer mal (cf. 1 Jo 1.9; Is 43.1b; Mt 11.28; Am 5.14).

QUESTÕES PARA DEBATE
1. O que leva alguém a ser supersticioso? Falta de conhecimento bíblico, insatisfação de estar ou ser de uma religião, problemas de doenças, desespero, propagandas de curas, etc...
2. O que dizer para um colega ou alguém que está tentando nos levar à superstição?Supersti

Nenhum comentário: