BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mt 9.35-10.8 - Estudo Homilético

Perícopes do 4º Domingo Após Pentecostes

4º Leitura: Mateus 9.35-10.8
1 – Títulos:
- Jesus tem pena do povo. Os doze apóstolos. A missão dos doze apóstolos. – NTLH.
- Jesus ia por toda parte fazendo o bem. A seara e os trabalhadores. As instruções para os doze – ARA.
- A grande colheita. A escolha dos doze apóstolos. O envio dos discípulos – Lutero.
2. Contextualização:
Após o relato de vários milagres nos capítulos oito e nove o evangelista inicia informações sobre uma nova fase de atividades, fazendo assim uma transição para o capítulo dez. O qual inicia com a escolha dos doze apóstolos, motivada pela situação desoladora do povo, seguido pelo segundo discurso de Jesus. , registrado por Mateus. Neste discurso Jesus trata especialmente sobre estratégias missionárias para os apóstolos. Jesus propõe uma atividade missionária voltada exclusivamente para o povo judeu. Só mais tarde, após a rejeição do Reino pelo povo judeu, Jesus os manda ir a todos os povos da terra – Mt 28.19.
3. Conteúdo do texto:
O texto apresenta uma justificativa para o envio dos apóstolos ao povo judeu. Jesus constatou que "o povo estava aflito e abandonado, como ovelhas sem pastor." E contém igualmente uma proposta, no sentido de mudar a situação deplorável das ovelhas abandonadas. A solução é: "Vão e anunciem: o reino de Deus está perto."
V.35 – "Jesus andava visitando todas cidades e povoados." Os recursos para uma atividade missionária de maior impacto são precários. Que poderia fazer um missionário sozinho, andando a pé para atingir um povo todo? Jesus está consciente desta morosidade, por isto propõe uma dinâmica mais eficiente, a saber, convocar pessoas que o ajudem na obra.
V.36 – "Jesus ficou com muita pena daquela gente...estavam aflitos e abandonados como ovelhas sem pastor." Esta constatação é antes de mais nada uma crítica severa aos sacerdotes e levitas, colocados por Deus como pastores deste rebanho. Eles deviam alimentar o povo com a água e o pão da vida, porém se tornaram omissos em seu dever. Jesus ficou com pena do povo. Com o mesmo sentimento de compaixão que Deus teve ao mandar Jesus ao mundo com a missão de salvá-lo. Movido pelo sentimento de compaixão, Jesus adota três medidas concretas para reverter a miséria espiritual de seu povo:
Primeira: V.37 e 38: - "Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores." Jesus manda orar, manda o povo clamar a Deus por missionários fiéis e consagrados, missionários que apascentam as ovelhas com os verdes pastos da Palavra;
Segunda: V. 1-4: "Jesus chamou os seus doze discípulos..." Ele tinha um circulo maior de discípulos, agora, porém destaca entre doze que deveriam participar no ministério da pregação da Palavra. Diz o texto: "lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas enfermidades" Que significa isto? Significa que o Diabo é expulso pela pregação da palavra! Onde se fala do amor de Deus pelo ser humano, o Diabo necessariamente precisa fugir. A pessoa que ouve a palavra, recebe o dom da fé e a paz da alma. Outra atribuição dos apóstolos é: "Curar todas enfermidades" A enfermidade é sintomática. Ela acontece por causa do pecado. Ela avisa de que a morte está a caminho. Para mostrar que o pecador realmente está perdoado, Jesus manda remover também seus sintomas.
Terceira: V.5-8 "Jesus enviou esses doze homens." Lutero ao comentar este texto destaca: "Ninguém pode pregar sem ser chamado." Os doze apóstolos foram chamados diretamente por Deus. Jesus lhes faz as seguintes recomendações:
1º "Não vão aos não-judeus." Com este empreendimento missionário Jesus quer atingir somente ao povo judeu.
2º "Procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel" Deus escolheu o povo de Israel para ser "um reino de sacerdotes," para todos os povos da terra. Por isto, eles deviam ser os primeiros a saber que o reino do céu está perto.
3º "Vão e anunciem isto: "O reino do céu está perto" Israel precisava saber que o tão esperado Messias chegou; que Deus visitou a seu povo, portanto, recebei a salvação de vosso Deus; consolai o meu povo.
4º "Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios." Conforme as profecias de Is 35. 5,6 estes sinais deveriam acontecer como indicativo de que o reino de Deus chegou.
5º "Vocês receberam sem pagar, portanto, dêem sem cobrar" A mensagem de Deus é de graça. Ninguém paga nada pelo conteúdo da mensagem de Deus. Aqui não se fala dos honorários do pregador.
4 – Sugestão de tema:
Deus se compadece de seu povo!
1 – Por isso mandou Jesus ao mundo!
2 – Por isso manda seus mensageiros a todos os povos!
3 – Por isso lhes oferece o seu reino gratuitamente!

(Rev. Ailton J. Muller)

Nenhum comentário: