BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Superstição - um estudo

I - INTRODUÇÃO
Nós seres humanos, vivemos e nos movemos  em meio de toda a sorte de superstições.
Propagandas de  Jornais e de  Emissoras de Televisão nos convidam diariamente a buscarmos alívio de nossas ansiedades e frustrações; indicação  de profissões  ou fontes de renda condizentes com nosso signo enfermidades, infelicidade, situação econômica difícil  como para encontrar  uma vida feliz.
Livros especializados  nas diversas  "MANCIAS"  estão  à  nossa  disposição  nas   livrarias e bancas de revistas .
Pulseiras de grande poder mágico, são nos oferecidos, para combater o Stress e outros sintomas de fundo nervoso.
Cristais,   pêndulos,   triângulos ,  que  segundo as  propagandas ,  possuem forças   energéticas eficazes, estão expostos  nas lojas de Suvenirs  , localizadas nas cidades e ao longo das rodovias em todo país.
Jornais diagramam o horóscopo  em destaque, assim que, pela manhã, como  por oração mágica, sejamos encaminhados a bons negócios, libertos de energias negativas e encontremos vida amorosa feliz.
Nas ruas de nossa cidade, nos encontramos com crianças, entregando folhetos com o endereço de Madame X e do Professor Z  , prometendo tirar-nos de situações difíceis e embaraçosas como levar-nos a recuperar bens perdidos.
Encontramos ciganas que dizem conhecer o nosso futuro, pela leitura das linhas mestras das nossas mãos.
As esquinas das ruas , não poucas vezes, estão iluminadas por velas circundadas por vinhos de boa qualidade, cachaça, galinhas pretas, charutos etc.  nos famosos "despachos"
O rufar de tambores na vizinhança, indicam o início de mais uma sessão de Umbanda nos terreiros, onde espíritos se encorporam em pais e mães de santo, para ajudar algumas e desgraçar outras pessoas.
Governantes e Magistrados de nosso Brasil, oferecem somas generosas a Cartomantes , Necromantes, Médiuns e outros adivinhos , para obter deles conselhos.
Placas indicando benzedores, são encontradas nas cidades, vilas e interior.  Amuletos, os mais sofisticados, pendem das orelhas, braços e pescoço de homens e mulheres.
Este foi o mundo Mágico-Religioso do tempo de Moisés.  Este foi o mundo do  Reformador Lutero , que ao visitar, entre outubro de 1528 e janeiro de 1529, as cidades da Saxônia e Meissen na Alemanha, exclamou:  "Meu Deus, quanta miséria não vi ! O homem comum não sabe nada de doutrina cristã"
Sem qualquer sombra de dúvida, nós cristãos Luteranos, fazemos das palavras de Lutero, as nossas palavras
II – QUE É SUPERSTIÇÃO?
SUPERSTIÇÃO:   atitude de espírito ou pratica Magico-Religiosa baseada na crença de que certos ritos, atos, palavras, números ou objetos  são responsáveis pela felicidade ou desgraça de uma pessoas , cidade  ou país.  O termo deriva do Latim "Superstítio", que segundo Antenor Nascentes, significa : o que  resta de velhas crenças; sobrevivência de tempos antigos; cerimonia escusada.  No plural  os  romanos usavam o termo para designar expressamente  TRADIÇÕES RELIGIOSAS  NÃO ROMANAS.  portanto, superstição em nosso  uso e de acordo com sua etimologia  é  religião.
Superstição  segundo Cícero:  o termo deriva de  Superstes ou sobrevivente, no sentido de que quando não existe explicação lógica para um fato, procura-se  uma de instância , superior.  Seria por  isso talvez,  que o termo  superstitiosus  significava primitivamente  "Profeta", "Vidente"..
Diz o dicionário:  superstição  é um sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância. Por  ter medo, ou por causa da ignorância, a pessoa passa a confiar em coisas ineficazes ou tem medo de coisas sem sen
tido.
As diversas formas de superstições , resultam essencialmente do vestígio de cultos desaparecidos ou da deturpação ou acomodação psicológica de elementos religiosos contemporâneos, condicionados à mentalidade de popular.   As superstições participam da própria essência intelectual humana e não conhecemos momento Algum na história do mundo sem sua inevitável presença.
Diz o Visconde de Santo Tirso: Era supersticioso Napoleão, e era supersticioso Bismarck.  É livre  de  toda superstição qualquer jumento, o que prova que a liberdade de espírito não é compatível com o comprimento das orelhas". (De Rebus Pluribus, 158, Lisboa, Portugal; 1923)
Lutero sobre  Aberglaube: "Glauben, was Gott nicht Gesagt oder mehr glauben, als er gesagt."
Dr. Hans Horsch, (pastor e professor  ) diz:  Superstição é uma atitude de fé desvirtuada. É fé errada.
Fé invertida ou pervertida. É uma atitude de fé deficiente ,pois confia em forças irreais e dependentes da imaginação do homem."

III – ORIGEM DA SUPERSTIÇÃO NO BRASIL
Quando da descoberta do Brasil, habitavam  em nossa terra, várias tribos Indígenas. Cada uma destas tribos tinha suas próprias superstições.   Com a descoberta , vieram:  Portugueses, Italianos, Africanos, Alemães  etc. Todos estes invasores ou imigrantes, trouxeram de sua terra de origem, suas próprias crenças, seus cultos e superstições.  Com o convívio, muitas se tornaram comuns ao mesclado povo brasileiro.   De geração em geração vão aparecendo novas crendices e novas superstições.  Exemplo:  conta-se por ai que um pastor luterano teve que oficiar um  sepultamento em dia de muita chuva.  O Cemitério, de terra vermelha, estava super liso.  Quando o pastor ia jogar a terra para o "terra a terra, pó ao pó ...., deslizou  , e para não cair na sepultura cheia de água, pulou por sobre o caixão e continuou a cerimônia de outro lado, como se nada houvesse acontecido.     Quando do sepultamento  seguinte, depois da cerimônia concluída, veio um parente do falecido se queixar ao pastor : "Herr pastor hat der Übersprung heute vergessen."

IV - ALGUMAS LINHAS DE SUPERSTIÇÃO
Existem mais de seiscentas das chamadas  "MANCIAS"    não as mencionaremos todas neste trabalho. Levaríamos quem sabe um bimestre inteiro para estudá-las.  Vamos citar o que mais  nos atinge no dia a dia.
ADIVINHAÇÃO:  1- modalidades mais importantes na adivinhação:  Astrologia-(nosso signo e a posição dos respectivos astros) Cartomancia (pretensa adivinhação do futuro pelas cartas do baralho.) Quiromancia (ler a sorte e o futuro pelas linhas mestras das mãos).  Rabdomancia: (adivinhação por meio de varinha mágica).
Espelho Mágico:  Psicomancia: (adivinhação através da evocação das almas dos mortos)  Psicografia: (escrita ou  revelação dos espíritos pela mão do médium.).etc.  etc.
2- Os dois principais condicionadores da adivinhação: Sugestionar e pressentir.
OBS. Possivelmente 95 % de toda a adivinhação, são mentiras, embustes e grande fonte de renda.
AMULETOS:  (do Árabe: Hamalet - pendentes) São pequenos objetos que as pessoas usam para trazer sorte ou afastar o azar.  Amuletos podem ser medalhas; figas; pés de coelho, trevos de quatro folhas e outros objetos.  1- costume milenar.  2- O indígena usa uma unha de tigre para obter suas forças. 3- o europeu  prega uma ferradura na porta da casa, do estábulo, paiol e outros, para obter proteção contra o infortúnio. Se prestarmos atenção, veremos muitos amuletos em casas de cristãos luteranos.  São os deusinhos da proteção.
ANTROPOSSOFIA: (fundada por Rudolf Steiner)   1- Objetivo: pesquisar a natureza humana.  Despertar as forças ocultas da mente; atingir visão do mundo transcendental e das existências anteriores do indivíduo.    2- Principal doutrina: Reencarnação.  Supõe-se que a pessoa deva reencarnar a cada 800 anos.
ASTROLOGIA:  (arte de conhecer a influência dos astros na vida das pessoas e das plantas)
1- Em seu livro "Psychologie des Aberglaubens", o Dr. Schrank escreve:  "Quando o líder astrológico Werle, declara que a astrologia é quiromancia, portanto arte de adivinhar; conscientemente abandona o fundamento da ciência e se encaminha para os pantanais da superstição. Podemos ver quão perigosa ela é pelo modo em que produz sérios distúrbios psíquicos, temor da vida,, desespero e abalos nervosos em pessoas sensíveis. A astrologia paralisa a iniciativa e o poder de discernimento.  Embrutece e estimula a  superficialidade; molda a personalidade a nível de movimento subterrâneo que viceja nas trivialidades..
2- DECLARAÇÃO DA SOCIEDADE ASTRONÔMICA: (Declaração oficial pronunciada na Convenção de Bona  de 1949) "A Sociedade Astronômica, aproveitando o ensejo da Convenção de Bona, adverte  encarecidamente  o grande público sobre a propagação contínua dos males da astrologia.  A crendice de que a posição dos astros por ocasião do nascimento de uma pessoa possa influenciar a vida destas, e que o homem possa consultar os astros em questões  relativas à sua vida pública ou particular, tem sua origem  na antiga idéia astronômica de que este mundo, e com ele a raça humana, se situa no centro dos acontecimentos cósmicos.  Todavia, este conceito já desapareceu há muito.   O que hoje se apresenta como astrologia, cosmologia etc., nada mais é do que superstição, charlatanismo e negócio...   o cumprimento ocasional de algumas predições astrológicas não pode alterar a situação.  A astrologia nada mais é do que um suposto conjunto  de regras ao acaso.  Tal sistema não pode alegar que dá interpretações e prognósticos baseados cientificamente, quer sobre assuntos privados,  quer sobre assuntos públicos...".
Ciência Cristã:   (fundada por Mary Baker Eddy)  -  Faz parte dos movimentos ocultistas.  Ensino central:  A morte e as doenças podem ser vencidas pelos poderes psíquicos.
Clarividência:   indicar o que vai acontecer.  Diagnosticar enfermidades e outros acontecimentos.. Existem  essencialmente dois tipos de clarividentes:  aqueles  que tem visões   quanto ao mundo ao seu redor, parentes, amigos etc.  São avisados de mortes etc.   Existem hoje muitos luteranos que, embora não usem o titulo de clarividentes, dizem poder  prever muitas coisas ao seu redor.  O Segundo tipo é aquele que diz  saber o que vai acontecer  nas principais áreas da vida política, social e esportiva  do mundo inteiro. São os Clarividentes completos.
Curandeirismo  e  Benzedura:  1- Práticas: benzer; exorcizar; costurar; simpatias; soprar; uso de bentinhos; Massagem Mágica; Massagem com sinal da  cruz; velas acesas.(muitas vezes as velas estão em outro cômodo para disfarçar).   2 - Benzer:  tratamento por magia. A maioria dos benzedores ou benzedeiras iniciam seu ritual em nome da SS. Trindade ou simplesmente com o sinal da cruz no lugar enfermo.  3 - São procurados por todas as classes de pessoas, mais porém, pelas classes de poder econômico baixo. 4 - As pessoas buscam ajuda especialmente nos casos de cobreiro, soluço , insônia  e o famoso "sapinho" das criancinhas.  A Benzedura é muito requisitada para curar "bicheiras em animais".  5 - As (os) benzedeiras (dores) são geralmente pessoas bem humildes e de pouca  escolaridade.  Normalmente não cobram seus serviços . Pedem uma oferta  voluntária dos fregueses.
OBS.  existem muitos luteranos praticando  a benzedura.   Muitos sãos os que  a  usam.
Datas e dias significativos:  Trazem  bons ou maus fluidos. Dias : meses e anos   podem, dependendo da posição dos astros  ser de bom ou mau agouro.  Ex. Mês de agosto- mês do cachorro louco. Mês do azar.   As noivas não gostam  nem de ouvir falar em casamento neste mês.  1 de abril - azar.  Dia 13, sexta feira, dia     de azar.
Diagnóstico Ocular: (forma de superstição  proveniente da China. É de origem astrológica).
Diagnóstico ocular - reconhecer doenças pelo estudo da Íris  dos olhos.  Hoje , praticamente em todas as principais cidades do país, existem  médicos ou assim se intitulam , que dizem diagnosticar enfermidades por este processo.   Dividem a Íris do olho direito em dois setores e o olho esquerdo em círculos concêntricos para o seu estudo.
A medicina admite   existirem algumas enfermidades que tem efeito sobre a Íris dos olhos. Ex. é o reumatismo e a hepatite. Afirmar, porém, que se possa diagnosticar todas as doenças  por este processo é pura superstição.  (Esta afirmação é do Prof.Dr. Velhagen  da Faculdade de Medicina e Oftalmologia dos EUA.).      O diagnóstico ocular mistura: Quiromancia e contato mediúnico  com medicina. São muitos os luteranos que estão fazendo tratamento com este processo, em nosso distrito.
ESPIRITISMO: (A.Kardeck.  Reencarnação, Clarividência etc.)  Embora se  afirme que Espiritismo não pode ser colocado no campo da superstição, suas raízes, seus ritos estão profundamente entrelaçados  com superstição  propriamente dita.   É campo vastíssimo. Não vamos entrar em detalhes neste estudo  Por se tratar de  doutrina muito perniciosa no meio cristão, deveríamos fazer um estudo sobre o tema em ocasião oportuna aqui em nosso distrito.
FEITICISMO: (Palavra que tem sua origem no Latim "Facticius"  mágico - eficaz.
1- Objetos carregados de poderes mágicos, usados como meios de proteção contra males diversos, entre eles o    "mau olhado".   Os objetos são  chamados de amuletos  e talismãs.
2- Pulseiras mágicas (Hamalet)  brincos, cristais; pedras.  Não se pode negar que uma Igreja que vende tiras     do lençol  usado no  sepultamento de Jesus Cristo; pedaços da cruz e outros objetos sagrados, de uma forma ou de outra está propagando o  Fetichismo  com seus poderes mágicos.   OBS.  Existem muitos luteranos de nosso distrito usando os amuletos e talismãs do Fetichismo.  Entre eles está a fita que muitos colocam no seu pulso. A preocupação é:  estão usando  estes amuletos como enfeite?  Ou sua confiança no Senhor Deus  não é mais suficiente, no seu modo de ver e crer ?  
INTERPRETAÇÃO DE SINAIS:  
1- Sinais da sorte:  Ferradura; cogumelos; trevo de quatro folhas; borboletas; cacos de louça; teia   de aranha etc.
2- Gato preto:  sinal de perigo e tragédia.  É grande o número de pessoas que, ao encontrarem com um gato preto atravessando a rua à sua frente, fazem a volta por outro lugar ou desistem do seu programa, mas não passam por sobre o rastro do animal .
3- Coceira na palma da mão: Recebimento de dinheiro.    4- Perder a aliança : sinal de desgraça no casamento.  5- A chuva molhar o véu da noiva: sinal que o casamento vai derreter.  6- Derramar sal - sinal de briga e desentendimentos. 7- O relógio da casa parar ao meio dia- sinal de morte na família. 8- Defunto que permanece com os olhos abertos - sinal de que logo morrerá um parente ou familiar - para desfazer o presságio, chamar bem alto por três vezes o nome da pessoa e pedir que feche os olhos, se fechar, estará desfeito o poder.
4- Sinais de aviso; coceira no nariz - visita;  zumbido no ouvido direito- alguém falando mal - mordendo na gola da camisa ou da blusa a pessoa morderá a sua língua. Zumbido no ouvido esquerdo - alguém falando bem.; se uma faca ou tesoura caírem e ficarem com a ponta espetada no chão ou assoalho - sinal de desastre; Pio da coruja de celeiro `noite-  morte; aparecimento do pica-pau-verde- sinal de chuva;  Corvo no telhado da casa ou local de trabalho - sinal de má sorte.   ETC.  São centenas os sinais de avisos.   Você !  em quantos destes sinais acredita ?  Por que?
Oniromancia ou Onirocricia: é a arte de interpretar ou adivinhar pelo sonho. A maioria de nós se preocupa com o significado dos sonhos.  Contando-se o sonho para alguém, surgem logo interpretações, as mais diversas. EX. sonhar com enchente- aviso de infortúnio.  Sonhar com  galinhas, peixes; crianças é sempre sinal de que a sorte está para chegar. O importante é não contar o sonho, seja qual for, antes do desjejum.  Aquelas pessoas que jogam no jogo do bicho , fazem  uma ginástica mental fora do comum  para, a partir do sonho, chegar ao número da sorte.
V - O CRISTÃO LUTERANO PRATICA A SUPERSTIÇÃO ?
A Superstição está presente  em todos os lugares onde existem pessoas. Está presente entre todas as camadas sociais,  entre jovens , adultos e anciãos.  Está presente nas escolas, nos clubes e no circulo de trabalho.
Infelizmente está presente também entre o povo de Deus - a igreja.
Israel, povo de Deus, afastando se de Deus, foi contaminado  por este câncer chamado superstição. Esta afirmação fica mais clara, quando lemos Deuteronômio 4..19  "Guarda-te, não levante os olhos para o céus, e, vendo o sol, a lua e as estrelas, não sejas seduzido a inclinar-te perante eles, e dês culto àqueles, cousas que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo dos céus."
A voz de Deus ergue-se contra a Babilônia por causa da prática da superstição: ISAÍAS 47.12  "Deixaste estar com os teus encantamentos e com a multidão das tuas feitiçarias em que te fatigaste desde a tua mocidade; talvez possas tirar proveito, talvez com isto inspirar terror."  
Vivemos hoje  como no tempo da Babilônia, o mundo da  magia.  Velhas religiões da Grécia, da Índia, da África , estão como que retornando em roupa nova.  Satanás é pintado por elas como figura simpática.  Satã é adorado pela maioria  destas igrejas".  Os sacramentos são sexo e drogas.
O cristão Luterano, convive com este mundo de promiscuidade religiosa.  Convive com os descrentes e pagãos.  Embora "Não seja do mundo" Jo.17.14,  convive com o mundo e facilmente acontece o envolvimento do cristão com o pagão.  Os cristãos facilmente absorvem os costumes dos descrentes o que deveria ser o contrário.  O Povo de Israel foi envolvido e absorveu, aprendeu os costumes, hábitos e práticas não condizentes com sua "Adoção de filhos de Deus"
Sabemos que não somente o Joio mas as ervas daninhas, os espinheiros crescem no meio do trigo. Vocês já repararam  os parasitas  que se agarram às árvores?  Cipós bem finos, parecem inofensivos diante da estatura e força da árvore.  Mas ela vai sugando, sugando  sua seiva e vigor.  A grande árvore perde suas folhas, os galhos secam porque o  tronco está morto.   Assim são os parasitas da superstição. Uma vez agarrados ao coração do cristão, sugam lhe a fé, a confiança em Deus e quando menos espera, está morto espiritualmente.  Muitos cristãos acham que são fortes  e inabaláveis. Não há perigo de que qualquer superstiçãozinha derrube a fé e confiança em Deus.  A estes escreve o Apóstolo Paulo  em I CO. 10.12  "Aquele ,pois, que pensa estar em pé, veja que não caia".
Com a superstição o Diabo  vai sufocando a fé. Enfraquece a confiança no Senhor. Quem aqui presente ousaria afirmar: uma pitadinha de droga não faz mal ? Assim  são as drogas da Superstição : cartomantes, benzedores, adivinhos, horóscopos, amuletos cristais de energia positiva etc. Tornam-se nossos deuzinhos e o nosso Deus verdadeiro perde o lugar em nós.  Superstição é pecado contra o I e II Mandamentos da Lei de Deus.
Jesus Cristo que já nos chamou e libertou de tais trevas, adverte aos Luteranos :  I PE.5.8 " Sede sóbrios e vigilantes.  O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;  RESISTI-LHE FIRMES NA FÉ,.."  
Diz com muita propriedade o Dr. Geibel :  "Quem fechar a porta da fé, pela janela receberá a superstição. Quem enxotar  os anjos de Deus, será atormentado pelos  fantasmas do diabo".
Aos cristãos Luteranos recomenda o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios  6.12,13 "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não e contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes . Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis." Ler em casa V.14-18.
É bom sabermos e entendermos como,
VI - O  REFORMADOR LUTERO EXPLICA O 1º MANDAMENTO
"Não terás outros deuses diante de mim". Isto é: consideraras somente a  MIM  como teu  Deus.  Que significa isto  e como se deve entendê-lo ? Que significa ter um Deus, ou,  que é Deus.  Resposta:  Deus designa aquilo de que se deve esperar todo o bem e em quem devemos refugiar-nos em toda apertura.  Portanto, ter um Deus outra cousa não é senão confiar e crer Nele de coração.  Repetidas vezes já disse que apenas  o confiar e crer de coração faz tanto Deus como ídolo.  Se é verdadeira a fé e a confiança, verdadeiro também é o teu Deus.
Inversamente, onde a confiança é falsa e errônea, aí também não está o Deus verdadeiro.  Fé e Deus não se podem divorciar. Aquilo, pois, a que prendes o coração e te confias, isso, digo, é propriamente o teu Deus".     (Livro de Concórdia, 1981,  p. 394.)
Então te pergunto cristão Luterano:  Quem é o teu Deus ?  Você o conhece ?  Conhece a sua doutrina, os seus Mandamentos?   Não ?  então comece a   ler e estudar a Bíblia hoje mesmo antes que seja tarde.  É  na Palavra de Deus que encontramos a resposta certa quem Ele é e o que Ele Fez e faz por  você e o que Ele espera de você, enquanto está no mundo.
VII - A BÍBLIA  FALA  MAIS  SOBRE O ASSUNTO:
Meus irmãos querem se preparar bem, com bom conhecimento Bíblico sobre a questão da  Superstição para  ser uma TESTEMUNHA DE DEUS   no meio em que vive.  Então  estudem e meditem sobre estas passagens Bíblicas:  Preciso ter medo dos que praticam a superstição ? Romanos 8.38,39 página 188 N.T;  É  o Senhor quem nos ajuda e socorre:  Salmo 46 todo, com destaque para os versículos 10 e 11.;   Ver Ex. 20. V.3 e 6; Alguém te convida para  buscar auxílio  em qualquer forma de superstição -Leia  DT.13.1-3 /  pág.207 AT. Você ainda tem dúvida se deve ou não ir após  estas superstições ? Leia de novo ; Dt.18.10-12 pag. 213 AT. Leia Também:  Lv.19.31: Ex. 20.7; At.13.10; Mt.6.24; Cl.2.15; I Co.8.6; I Pe.2.9ss; Ap.21.8; Sl.115.4-8.  
Não entendendo bem, fale com seu pastor. Ele te orientará.
VIII - QUAL É  O  MEU  TESTEMUNHO  DIANTE  DESTAS CRENÇAS ?
Tenho certeza, que todos nós aprendemos  alguma cousa pelo trabalho apresentado até aqui. Aprenderemos mais até ao final do estudo.   Você aprendeu por exemplo que a superstição é um câncer que se torna incurável, se não for estirpado logo de inicio. Que a superstição  é como erva daninha,  espalha suas raízes, entrelaçando as com as raízes de nossa fé. Logo você não saberá mais distinguir fé verdadeira de fé falsa, de fé errada, de fé invertida.  Bom, aí vem a morte da fé verdadeira e nos encaminhamos para a perdição, o que é desastroso.  Então chegou a hora de você entrar em ação para combater o mal em sua vida e na vida das pessoas que estão ao seu redor.   E você pergunta :  Como vou testemunhar ? O que vou dizer ?  Relendo  a palestra, você descobrirá muitas passagens Bíblicas que falam do assunto.  Procure compreender seu sentido. Fale com as pessoas do seu Deus , Deus Todo-Poderoso, criador do Céu e da Terra e de tudo que neles há. Do seu  Deus  que pode e tem o desejo de  ajudar, consolar, confortar e livrar  te das angústias.  Mostre por outro lado o erro da superstição, abrindo a sua Bíblia com as pessoas e mostrando as provas Bíblicas  citadas no estudo. Mas você ainda se acha incapaz ?  Então leia  Êxodo 4. 10 e 12 , página 65 do AT.  Se você se preparou devidamente, se você  orou a Deus, vai e fala. "Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar".    TESTEMUNHE A SUA FÉ , REPREENDA O ERRO E DEIXE O RESTO PARA O ESPÍRITO SANTO.  ELE  FARÁ O QUE VOCÊ NÃO PODE FAZER.
IX – CONCLUSÃO
Para iniciar esta última parte, quero citar  palavras que o pastor e Prof. Erni W.Seibert escreveu em sua mensagem de Cinco Minutos com Jesus, programa 8.055:  " A pessoa supersticiosa, por medo, ou por ignorância, altera a sua vida  por causa destas crenças".  e  "... passamos a acreditar em criaturas, em vez de confiar no Criador."   Na mensagem 8.056 falando da  sorte ou azar, ele diz : "Como o futuro sempre é desconhecido, as coisas boas ou ruins que acontecem, são atribuídas à sorte ou ao azar. A Bíblia nos ensina que o futuro pertence a Deus. E a Bíblia também ensina que quem confia em Deus, não precisa temer o futuro. Deus cuida daqueles que nele confiam."
A nossa preocupação deve ser: libertar-nos, pelo poder e confiança em Deus, de toda sorte de superstição.  Saber que a superstição não é   "coizinha sem importância" mas, que são laços com os quais o próprio Satanás nos quer amarrar.   Que precisamos nos revestir mais e mais da  Armadura de Deus.
Ter certeza e confiar plenamente de que o Senhor nos ouve e quer nos amparar e auxiliar em toda a angústia e tribulação que passamos aqui na terra, e, que devem servir para nos firmar na confiança e fé verdadeira.  O Senhor ordena que o invoquemos:  Mateus 7.7;  Sl.50.15.
É preciso você lembrar-se de que Deus "...nos trata como a filhos" HB.12.7  Filhos de Deus não precisam temer as artimanhas do diabo mas sim estar alertas, prevenidos "de olho" para não serem enredados.
Creia firmemente nas palavras do teu Deus e Salvador " Não temas, porque eu te remi;  CHAMEI-TE PELO TEU NOME, TU ÉS MEU".
Rev. Samuel  Verdin
Jaraguá do Sul, Santa Catarina  – Brasil.

Nenhum comentário: