BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Rm 5.6-11 - Estudo Homilético

Perícopes do 4º Domingo Após Pentecostes

3º Leitura: Romanos 5.6-11
1 – Títulos:
- Aceitos por Deus – NTLH.
- A justificação pela fé e a paz com Deus – ARA.
- Paz e certeza da salvação futura – Lutero.
2 – Contextualização:
Este texto apresenta um resumo de tudo que o apóstolo disse, até aqui, sobre a justificação pela fé. Num estilo poético ele diz da certeza que tem aquele que foi justificado, da certeza de entrar na vida eterna. Aqui o apóstolo abre um parêntese em sua exposição doutrinária, para num momento devocional, refletir e apreciar os efeitos produzidos pela justificação. Justificação motiva a santificação, a gratidão, a um viver como amigos de Deus.
3 – Conteúdo do texto:
Ele diz o que significa, que somos justificados pela fé, ou aceitos por Deus:
V. 6 "De fato, quando não tínhamos força espiritual..." Adão e Eva, bem como sua descendência não sofreram a morte física ao pecar, mas a morte espiritual. Assim mortos espiritualmente as criaturas humanas não podem fazer absolutamente nada para ganhar a vida eterna.
- "Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus." A mesma verdade é dita em Gálatas 4.4, com as palavras: "Quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho." Deus escolheu o tempo para mandar ao mundo o seu Filho, Jesus, e por seu intermédio promover a solução da humanidade. Não compete a nós sabermos: porque não antes, ou porque não mais tarde! Tudo neste mundo acontece conforme planejado por Deus.
V. 7 – "Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis." Ou "por um justo" - ARA. Todos amam sua vida. Dificilmente vamos encontrar uma pessoa que esteja disposta a sacrificar a própria vida em favor de alguém outro, nem mesmo se isto for a favor de uma pessoa boa. O texto admite a possibilidade:
- "Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa." Apesar de raro, pode acontecer um gesto altruísta, no sentido de alguém sacrificar a sua própria vida em favor de um amigo, de um familiar querido.
V. 8 – "Mas Deus mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado." Deus fez o que nenhum ser humano seria capaz de fazer; a saber: morrer por um morto, por um inimigo, por alguém que não lhe obedece. Esta é a grande prova de amor de Deus.
V. 9 – "E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus." É certo que todos merecemos o castigo eterno. Mas é igualmente certo que Deus nos ama, que Deus nos aceita, que Deus retirou de nós o castigo merecido e transferiu para Jesus, nosso substituto. Deus nos declarou isentos de culpa, livres do castigo.
V.10 – "Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E,agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo." Não fomos nós que nos tornamos amigos de Deus, mas Deus nos transformou em amigos seus. Mais uma vez, a Bíblia destaca, que Deus é o autor de nossa salvação, nós fomos beneficiados com a garantia da salvação eterna.
V.11 – "E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus." A salvação preparada e oferecida por Deus tem dois objetivos: 1º Conceder ao cristão absoluta certeza do perdão e da vida eterna; 2º prover a alegria pela salvação, baseada na verdade, se Deus nos adotou por amigos, que faremos como amigos de Deus?
4 – Sugestão de tema:
Nós somos amigos de Deus!
1 – Amigos com a salvação garantida!
2 – Amigos que estão alegres falando de seu amigo!
3 – Amigos em crescente amor por aquele que os amou primeiro!

 

(Rev. Ailton Muller)

Nenhum comentário: