BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Cl 3.12-17 - Sinais de Uma nova vida

    Estimados irmãos e irmãs em Cristo.
    O encontro com Cristo transforma as pessoas. Quando uma pessoa recebe a fé cristã e vive nela, ela passa a ser parte do povo de Deus e a sua vida, daí em diante, tem outra visão e outra maneira de ser vivida.
    Quando uma pessoa é governada por Cristo, seja a partir do batismo ou já quando adulto, vai haver uma grande mudança em sua vida, e em nosso texto o apóstolo Paulo mostra seis virtudes que essa pessoa transformada vai cultivar em sua vida. Podemos dizer então que, quando Cristo reina em nosso coração:

  1. Nós vestimos de compaixão, bondade, humildade, delicadeza e paciência, como diz o v. 12.
  2. Nós suportamos e perdoamos uns aos outros, como Jesus nos perdoa, como lemos no v. 13.
  3. O amor passa a ser o laço de nossa união e relação com os outros, diz o v. 14.
  4. A paz de Cristo passa a ser o que nos dirige em nossas decisões, lemos no v. 15.
  5. A nova vida, plena e transformada, vai se tornando um exemplo para os outros em tudo o que fazemos, dizemos e pensamos, diz Paulo no v. 16.
  6. Em tudo o que fazemos, Deus é louvado e glorificado, diz o v. 17.

    O v. 12 diz que Deus nos escolheu para sermos dele e nos vestirmos com as qualidades que acabamos de dizer. Mesmo que os cristãos não tenham que usar um uniforme para ser identificados, como um time de futebol ou os bombeiros, por exemplo, eles vestem algo especial.
    Além da natureza humana, pecadora, que não podemos tirar de nós, pois já nascemos com ela, nós nos vestimos com uma roupa de honra, de escolhidos de Deus, de santos e amados por Ele. Esta roupa é nossa vida cristã, onde não podemos separar teoria e prática, conviccção e vida diária, fé e obras, domingo e dias de semana, não podemos separar o que aprendemos na igreja do que fazemos na vida do dia a dia.
    Será que é fácil usar esse uniforme de cristão e cultivar as virtudes que Paulo ensina aqui?
    Não, fácil não é. Mas, o mais importante é que esse novo uniforme que nós usamos como cristãos não é mais um conjunto de obrigações e deveres, um a carga pesada de regras ou um castigo que sofremos. Esse uniforme mostra que temos o privilégio de ser salvos e escolhidos por Deus através de seu Filho Jesus Cristo, que deu sua vida por nós!
    Vestir esse uniforme, que na verdade é a santidade de Cristo, se torna uma alegria para nós, pois é mostrar ao mundo os sinais de uma nova vida que recebemos de Jesus, é mostrar que agora somos dele.
    É uma honra ser chamado e conhecido como "cristão", isto é, um seguidor e discípulo de Cristo!
    Transformados em e por Cristo e sua salvação, vamos crescer nas virtudes e qualidades cristãs, vamos servir a Deus e ao próximo, vamos mostrar a fé com ações, perdoando, ensinando e aconselhando uns aos outros, fazendo tudo isso em nome do Senhor Jesus, dando graças ao Pai por meio de Cristo.
    Esse Cristo, nosso Salvador, nos diz: meu filho, os seus pecados estão perdoados. Ele nos salva e nos perdoa quando falhamos e não vivemos sempre na prática da fé, e é exatamente o seu maravilhoso perdão que nos move a mostrar sinais de uma nova vida, uma vida de amor a Jesus e testemunho do amor dele a todo o mundo.
    Que Deus faça cada um de nós vivermos sempre assim, mostrando sinais da nova vida, vida que Ele nos deu no Batismo e que Ele alimenta em nós com a Palavra e a Santa Ceia, vida nova em Cristo, com Cristo e por Cristo! Amém.

Rev. Leandro Daniel Hubner

Nenhum comentário: