BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Is 55.1-5 - Estudo Homilético

1) TÍTULOS:

Deus oferece salvação a todos – NTLH.

Graça oferecida gratuitamente a todos – ARA.

Convite para aliança da graça de Deus com Israel – Lutero.

2) CONTEXTUALIZAÇÃO:

      O texto pressupõe que o povo de Israel está no cativeiro da Babilônia. A este povo reduzido à escravidão, o profeta dirige um convite. E um convite da parte do Senhor Deus, é um convite para que o povo volte para Sião, volte para Deus, onde serão recebidos por graça, seus pecados serão perdoados e nada lhes faltará.

3)CONTEÚDO DO TEXTO:

O texto apresenta um convite irresistível, um convite abrangente, destinado a todos os povos.

Deus oferece salvação a todos

Vs 1. O Senhor Deus diz: "Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça. Este é um chamado evangélico. Deus oferece leite e vinho, elementos que simbolizam a essência da vida, a fonte da força para o viver. Deus quer ser novamente a fonte de vida para seu povo. "Tudo é de graça", está ao alcance de todos, ninguém precisa morrer. Deus é a força da vida.

Vs 2. Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas. Deus oferece o pão da vida gratuitamente. O profeta lamenta que muitas pessoas gastam seu dinheiro com algo que não é comida. Isto é, desperdiçam, tempo, energia, recursos na prática do mal, enquanto Deus oferece de graça o reino eterno.  

VS 3. Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi. Deus propõe renovar a aliança com seu povo. Deus quer realizar as promessas feitas a Davi. A saber, que de sua descendência virá o Rei, cujo reino não terá fim. Isto é: o rei Jesus, o salvador da humanidade.

Vs 4. Eu fiz Davi chefe e líder dos povos, e por meio dele viram o meu poder. A liderança de Davi, a salvação que virá de sua descendência não se restringe ao povo de Israel, mas a todos os povos da terra.

Vs 5. E agora vocês darão ordens a povos estrangeiros, povos que vocês não conheciam, e eles virão correndo para obedecer-lhes. Isso acontecerá porque eu, o Senhor, seu Deus, o Santo Deus de Israel, tenho dado poder e honra a vocês." Israel deve voltar a ser uma nação de sacerdotes. Eles deveriam ministrar a todos os povos da terra o convite gracioso de Deus. A salvação vem de Israel, mas não é sua exclusividade, Cristo é para todos.

4. SUGESTÃO DE TEMA:

O Convite gracioso de Deus!

1 – É para Israel e os demais povos.

2 – É um convite sem restrições, absolutamente de graça.

Rev. Ailton José Muller

Nenhum comentário: