1) TÍTULOS:
Hino de gratidão – NTLH.
A Misericórdia de Deus – ARA.
Louvor a Deus pela Natureza e História – Lutero.
2) CONTEXTUALIZAÇÃO:
É um salmo de gratidão! Ou uma antífona litúrgica. Cantado nas grandes festas do antigo testamento. Entre outros salmos de louvor, recebia o título de: "O Grande Hallel". Era cantado ao final da ceia da Páscoa. "Em cerimônias realizadas no Templo, A segunda linha de cada verso (O seu amor dura para Sempre) era cantado pelo povo, em resposta à primeira linha, cantada por um sacerdote." O canto ao amor de Deus, certamente tem por base o perdão de pecados por Jesus Cristo".
3) CONTEÚDO DO TEXTO:
O texto exalta o amor de Deus, como sendo duradouro, imutável, de valor eterno.
Vs1. "Dêem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre." Esta é a tese principal defendida ao longo do salmo. Deus é bom. Nele não há maldade, nem injustiça.
Vs 2. "Dêem graças ao mais poderoso de todos os deuses; o seu amor dura para sempre."
Estas palavras são uma confissão de fé! Não há deus além do Senhor, ele é o Altíssimo, o Senhor dos senhores.
Vs3. "Dêem graças ao mais poderoso de todos os senhores; o seu amor dura para sempre." É uma reafirmação do versículo 2. O Senhor nosso Deus é a autoridade máxima sobre todo o universo.
Vs 4. "Somente o Senhor faz grandes milagres; o seu amor dura para sempre." Fazer milagres é a especialidade do nosso Deus. Tudo quanto existe, é obra milagrosa do seu amor.
Vs 5. "Pela sua sabedoria, ele fez os céus; o seu amor dura para sempre." O salmista agora enumera os grandes milagres de Deus. Aqui refere o universo e os corpos celestiais criados para servir ao ser humano.
Vs 6. "Ele pôs a terra sobre as águas profundas; o seu amor dura para sempre." Sabe-se hoje que dois terços do globo terrestre é água, e assim mesmo cada um dos elementos (terra e água) permanecem no seu respectivo lugar.
Vs 7. "Ele fez o sol e a lua; o seu amor dura para sempre." Dando a cada um a sua própria função.
Vs 8. "Fez o sol para governar o dia; o seu amor dura para sempre." Além dos benefícios próprios, elas servem para marcar dias, meses, estações e anos.
VS 23. "Quando fomos derrotados, Deus não esqueceu de nós; o seu amor dura para sempre." Na vida do povo de Deus não acontecem somente vitórias, também ocorrem derrotas, mas em toda e qualquer situação, o amor d Deus se manifesta.
Vs 24. "Ele nos livrou dos nossos inimigos; o seu amor dura para sempre." Estas palavras reforçam o versículo 23, e acrescentam que as vitórias foram obtidas pela ajuda do Senhor.
Vs 25. "Ele dá comida aos seres humanos e aos animais; o seu amor dura para sempre." Em quanto Deus é o Senhor do universo, não faltará o pão nosso de cada dia. Este é um compromisso solene do Criador com suas criaturas.
Vs 26. "Dêem graças ao Deus do céu; o seu amor dura para sempre." Esta exortação final, retoma a convocação inicial e lembra que render graças a Deus é tarefa nossa. Deus providencia as necessidades para nosso corpo e alma deixando para nós o reconhecimento que se expressa pela gratidão.
4. SUGESTÃO DE TEMA:
O seu amor dura para sempre!
1. Só ele faz milagres.
2. Só ele é o Criador.
3. Só ele é o protetor.
Rev. Ailton José Muller
Nenhum comentário:
Postar um comentário