BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 31 de julho de 2008

O Pastor e sua Tarefa ( sermão)

Tema: O pastor e sua tarefa.

    Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

    Nesta mensagem de despedida como pastor de vocês, quero falar sobre qual é a grande tarefa de um pastor, de onde ele tem autoridade para ela, o que ele quer alcançar com isso e qual deve ser a atitude dos membros da igreja em relação ao seu pastor. Para isso, vou usar muitos versiculos bíblicos.

    Primeiro: qual é a grande tarefa de um pastor na igreja? Vejamos:

  • Em Ml 2.7 Deus diz: Os sacerdotes devem ensinar a verdade a meu respeito, e todos devem pedir conselho a eles para saber o que é direito, pois os sacerdotes são os mensageiros do SENHOR Todo-Poderoso.
  • Em Cl 1.25,28-29, Paulo diz: E Deus me escolheu para ser servo da Igreja e me deu uma missão que devo cumprir em favor de vocês. Essa missão é anunciar, de modo completo, a mensagem dele. Assim nós anunciamos Cristo a todas as pessoas. Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levarmos todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo. É para realizar essa tarefa que eu trabalho e luto com a força de Cristo, que está agindo poderosamente em mim.
  • Em 1Co 1.23a e  2.2 Paulo diz: Mas nós anunciamos o Cristo crucificado. Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz.
  • Em 2Co 4.5 ele diz: Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus.
  • E ainda em Rm 10 14b-17 Paulo diz: E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se naõ forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: "Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!" Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: "Senhor, quem creu na nossa mensagem?" Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

    Segundo: de onde o pastor tem autoridade para sua tarefa?

  • Em Lc 10.16 lemos: Jesus disse aos discípulos: quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou.
  • Em Gl 1.9-10 Paulo diz: Se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada! Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo.
  • Em 1Ts 2.3-4, lemos: Aquilo que anunciamos a vocês não se baseia em erros ou em má intenção; e também não tentamos enganar ninguém. Pelo contrário, sempre falamos como Deus quer que falemos, porque ele nos aprovou e nos deu a tarefa de anunciar o evangelho. Não queremos agradar as pessoas, mas a Deus, que põe à prova as nossas intenções.
  • E ainda em 1Co 4.1-2 Paulo diz: Vocês nos devem tratar como servidores de Cristo, que foram encarregados de administrar a realização dos planos secretos de Deus. O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel ao seu Senhor.

    Terceiro: o que o pastor quer alcançar com seu trabalho? Ouçam:

  • Em 2Co 5.19-21 Paulo afirma: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos. Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele.  Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus
  • Em Fp 1.9-10 lemos: O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa.
  • E ainda em 2Co 6.1-2 Paulo diz: Não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam. Escutem o que Deus diz: "Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação." Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo.
  • Também em Ef 4.11-14 lemos: Foi ele quem "deu dons às pessoas". Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados.
       

 Quarto: qual deve ser a atitude dos membros com seu pastor?

  • Em 1Ts 5.12-13 lemos: Irmãs e irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros.
  • Em Hb 13.17 está escrito: Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.
  • Em Hb 12.25 lemos: Portanto, tenham cuidado e não recusem ouvir aquele que fala. Aqueles que recusaram ouvir a pessoa que entregou a mensagem divina na terra não puderam escapar. Por isso muito menos escaparemos nós se rejeitarmos aquele que do céu nos fala.
  • E ainda Pedro e Tiago nos dizem: Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos (1Pe 2.2). Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática (Tg 1.22).

    Em resumo, meus irmãos e irmãs, a tarefa do pastor é pregar toda a Palavra de Deus – a Lei para apontar o pecado, e o Evangelho para dar o perdão de Cristo – e administrar os Sacramentos. Sua autoridade vem de Cristo e sua Palavra, não dele mesmo. Seu objetivo é levar as pessoas à fé em Jesus e guiá-las nesta fé até o fim, para que sejam salvas. E a atitude dos membros deve ser de ouvir e respeitar o pastor como mensageiro de Deus, aprender e praticar a Palavra de Cristo por ele ensinada, ficar firmes na fé em Jesus e levar essa fé a todas as pessoas que puderem nesta vida.
    É isso que procurei fazer nestes sete anos em que fui pastor nesta paróquia. Certamente tive muitas falhas, pois sou pecador também. Com alegria vi muitas pessoas serem atingidas e transformadas pela Palavra de Cristo, que hoje são consagradas a Deus. Com tristeza vi outras pessoas desprezando a Palavra e Sacramentos, não vivendo como pessoas guiadas pelo ES de Deus. Com fraquezas e defeitos, procurei cumprir minha maior missão entre vocês: semear a Palavra de Deus a cada semana, a cada pessoa, em cada culto, reunião, visita e estudo bíblico.
    O próximo pastor de vocês terá a mesma missão. E esta paróquia irá crescer cada vez mais em fé, testemunho, ofertas, trabalho e evangelismo quanto mais vocês ouvirem a Palavra anunciada pelo pastor e, junto com ele, trabalharem para levar Cristo para todos, com palavras e vida cristã!
    Quero concluir esta mensagem final a vocês com as palavras do apóstolo Paulo em Cl 3.12-17: LER.
    Amém! 

Rev. Leandro Daniel Hubner

SERMÃO – Despedida da PEL Cristo Rei

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa a mensagem gostei