BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Rm 8.35-39 - Somos Campeões! (Sermão)

Tema: Em Cristo somos mais que campeões!  LDH, 27.07.08
    Estimados irmãos e irmãs em Cristo.
    Em poucos dias vai começar mais uma Olimpíada, desta vez em Pequim, na China. Milhares de atletas vão competir e tentar ser campeões em vários esportes, ou pelo menos ganhar medalhas de prata ou bronze. Muitos vão correr, nadar, saltar, jogar futebol, vôlei, basquete, remar, atirar e competir em muitos esportes, mas poucos vão vencer. Nós vamos torcer por nossos atletas, esperando que tragam muitas medalhas para o Brasil, e de preferência que sejam campeões.
    Nossa epístola de hoje também fala de campeões, de vencedores. O versículo 37 diz: LER. Paulo não está falando de futebol ou esportes, mas nos garante que em Cristo somos mais que campeões!
    Em Cristo, ensina Paulo, somos mais que campeões. Primeiro, porque Cristo já competiu e venceu por nós. Nos esportes muitos competem, mas apenas poucos são campeões. E o que impede um atleta de ser campeão? Podemos dizer que a falta de preparação física, a falta de concentração, uma técnica inferior, etc. E o que impede uma pessoa de ser campeã na vida espiritual, isto é, de ser salva?
    O que impede a pessoa de ser salva é o seu esforço próprio, sua autojustificação, isto é, tentar salvar-se com suas próprias forças e boas obras. Em outras palavras, a falta de fé em Cristo é o que separa a pessoa de Deus e a impede de ser salva.
    Para vencer e ser campeão, o atleta depende de seu próprio esforço e do que ele pode fazer na competição. Mas uma pessoa, para ser salva, depende do que Deus faz por ela, e Deus dá a vitória através de Cristo, que competiu e venceu por nós.
    Assim, queridos irmãos e irmãs, em Cristo somos mais que campeões, porque Cristo já competiu e venceu por nós! Não necessitamos buscar salvação em nossos próprios esforços e boas obras, porque em Cristo somos mais que campeões!
          Em Cristo somos mais que campeões. Segundo, porque Cristo nos dá de graça o prêmio – a salvação eterna. Os prêmios humanos são passageiros: medalhas, troféus, títulos, fama e dinheiro – tudo isso passa, tudo acaba. Mesmo os melhores atletas, por exemplo, têm contados seus dias de glória e celebridade, e os poucos que continuam famosos, não podem levar nada junto consigo quando chega a hora da morte.
    Por isso, quando nos agarramos aos prêmios humanos, que o mundo nos oferece, não podemos alcançar o prêmio eterno. Se não colocamos o tesouro da salvação em primeiro lugar, como Jesus mostra na parábola do tesouro escondido, perdemos a coroa da vida eterna, o prêmio que só Deus pode nos dar. Esse prêmio divino é eterno: vida completa e duradoura com Cristo. Quando nós, arrependidos, tristes pelos nossos pecados e desejosos de uma nova vida, pedimos e tomamos para nós o perdão divino, através da fé humilde e que confia somente em Cristo, recebemos assim o prêmio eterno.
    Muitas vezes, porém, os sofrimentos, os cuidados da vida, a morte e as angústias, o egoísmo e a preguiça, além do desejo de nos salvar por esforços próprios, nos desviam do prêmio da salvação.
    É necessário cada um de nós fazer sempre uma análise: se eu deixei de ser um cristão ativo em minha igreja, se me afastei do culto, onde Jesus vem a nós na Palavra e na Santa Ceia, será que o culpado de estar me separando do amor de Deus não sou eu mesmo? Paulo diz que nada pode nos separar do amor de Deus e da vitória que temos em Cristo. Apenas nós mesmos podemos fazer isso, por falta de amor à Palavra e ao Sacramento, por orgulho e falta de perdão ao próximo, por não aceitar às vezes a repreensão de Deus em nossa vida.
    Mas, diz Paulo, em Cristo somos mais que campeões. Ele mesmo sofreu perseguição, fome, perigos, sofrimentos e muito mais por causa de Jesus. Ainda assim, ele mesmo nos anima, dizendo: LER vv. 35-39.

    Assim, irmãos, podemos estar certos de que em Cristo, e somente nele, somos mais que campeões. Porque Ele venceu a morte, o diabo e todo o mal por nós; porque Ele nos dá de graça o prêmio – a salvação e vida que dura para sempre.
    Vamos, pois, estar sempre firmes na fé em Cristo Jesus, através do contato constante com a Palavra de Deus e a Santa Ceia, porque sozinhos estamos perdidos e condenados, mas em Cristo somos mais que campeões! Amém.

Rev. Leandro Daniel Hubner

Nenhum comentário: