BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Rm 8.35-39 - Estudo Homilético

1) TITULOS:

O amor, que é nosso por meio de Cristo – NTLH.

As provas e a certeza do amor de Deus – ARA.

Esperança e certeza – Lutero.

2) CONTEXTUALIZAÇÃO:

Esta é a conclusão da sessão 5.1-8.39 na qual o apóstolo analisa a vitória que Cristo Jesus dá aos que estão unidos com ele. Em todo universo, não existe nada que seja capaz de separar-nos do amor de Deus. A ênfase desta tese acontece especialmente no capítulo oito, que inicia com as palavras: "Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus" Tudo indica que Paulo, ao escrever este texto, tem em mente o salmo quarenta e seis: "Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição." Portanto, Paulo encerra esta sessão com um hino de triunfo e de louvor.

3) CONTEÚDO DO TEXTO:

Vs 35. Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Esta é uma pergunta muito oportuna para o momento. A igreja estava vivendo um momento de perseguição e de execuções violentas por causa da fé em Cristo. Assim muitos perguntavam: poderá a igreja subsistir em tal situação? - Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? O apóstolo está falando de sofrimentos reais, de fatos que já aconteceram, ou que ainda vão acontecer. Com respeito ao último sofrimento: "Morte", no original está "espada", e o sentido é: "morte violenta."

Vs 36. Como dizem as Escrituras Sagradas: "Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro." Aqui o apóstolo está citando o Salmo 44.22. E nos lembra que os cristãos da antiga aliança também foram perseguidos. Porém, pelo poder de Deus suportaram as aflições e saíram vitoriosos.

Vs 37. Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Aqui o apóstolo lembra duas verdades: primeira, que Deus preparou uma vitória completa para sua igreja; Segunda, que tudo quanto Deus faz por sua igreja tem um só motivo: Seu amor! Logo, se Deus nos ama, se Deus está comprometido com nossa vitória, nada poderá impedi-la.

Vs 38. "Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus":  Se no VS. 35 a pergunta é, a respeito de quem nos poderia separar do amor de Deus, aqui está a afirmação de que nada nos pode separar deste amor. Depois da afirmação, o apóstolo levanta uma nova série de situações: "nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro;" O apóstolo contrapõe três valores negativos à três positivos: morte e vida; anjos maus e anjos bons; coisas do presente e coisas do futuro. Portanto, poderes negativos de procedência maligna à poderes positivos de origem divina. É evidente que poderes positivos, jamais irão afastar-nos de Deus.

Vs 39. "nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor." Esta é a consoladora verdade ensinada neste texto. O amor de Deus é eterno. No que depender de Deus jamais se retirará de alguém. Apenas pessoas humanas são capazes de abandonar a Deus e nunca o inverso. O amor de Deus é nosso por Cristo Jesus.

4 – SUGESTÃO DE TEMA:

Guardados pelo poder de Deus!

1 – Podemos suportar as perseguições!

2 – Podemos suportar as tentações!

Rev. Ailton José Muller

Nenhum comentário: