BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Liturgia dos 104 anos da IELB

01. Abertura - Orquestra Sacra da ULBRA

02. Saudação

03. Hino Inicial – Fortalece (HL 298)
(Coro)
1. Fortalece a tua igreja, ó bendito Salvador!
Dá-lhe tua plena graça, vem, renova seu vigor.
Vivifica, vivifica nossas almas, ó Senhor!
Vivifica, vivifica nossas almas, ó Senhor!
(Todos)
2. Vem, concede por bondade,
em perfeita comunhão,
A pureza na doutrina, a constância na oração.
Purifica, purifica nossas mentes, ó Senhor!
Purifica, purifica nossas mentes, ó Senhor!
(Todos)
3. Dá amor, fé e esperança ao rebanho, ó bom Jesus,
A pregar teu Evangelho e viver na eterna luz.
Santifica, santifica nossas vidas, ó Senhor!
Santifica, santifica nossas vidas, ó Senhor!

04. Invocação a Deus
P – O culto cristão é o serviço do Deus Triúno
C – Deus nos serve em sua Palavra, e nós o servimos em fé e amor.
P – Iniciamos este momento de Culto em nome da Santíssima Trindade:
TODOS – Em nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

05. Confissão de Pecados
P – Querido Deus, confesso a ti meu pecado
C – Confesso minha desconfiança, que me afasta do teu amor.
P – Confesso minhas dúvidas, minha contradição, minha indecisão. Perdão, Senhor.
C – Reconheço que nem sempre lembro de agradecer por tantas coisas boas que colocas em minha vida. Perdão, Senhor.
P – Por isso, a ti me dirijo, porque tu tratas o pecado com perdão. A dúvida, com confirmação. O medo, com paz ao coração.
C – Dá-me teu perdão e um coração sempre agradecido e confiante. Peço-te, Senhor, fortalecimento da fé e vontade renovada de praticar o bem.
P - Peço em nome e por amor de Jesus,
TODOS - Nosso amado Salvador, Amém.

06. Absolvição
P – Quando um sacerdote diz para a congregação “teus pecados estão perdoados’, não é uma atitude de quem perdoa outros porque não tem pecados. O sacerdote, pecador como todos, o faz porque Jesus mandou perdoar. Isso quer dizer que o que você vai ouvir agora é como se o próprio Deus abrisse o céu e lhe dissesse de viva voz, para que não haja dúvida nenhuma de que o perdão nos é estendido gratuitamente, por causa de Cristo. Portanto, se a sua confissão foi feita em verdadeiro arrependimento e fé, com alegria e certeza digo: Eu perdôo todos os seus pecados, em nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

07. Canção – Hoje é tempo de louvar

Hoje é tempo de louvar a Deus.
Em nós agora habita o seu Espírito.
Então é só cantar, e a Cristo exaltar.
E sua glória encherá este lugar.
::Vem louvar (sim vem louvar):: (2x)
No meio dos louvores Deus habita.
É seu prazer cumprir o que nos diz.
Então é só cantar, e a Cristo exaltar.
E sua glória encherá este lugar.
::Vem louvar (sim vem louvar):: (4x)

08. Intróito – Sl 146
P - Aleluia! Que todo o meu ser te louve, ó SENHOR!
C - A vida inteira eu louvarei o meu Deus, cantarei louvores a ele enquanto eu viver.
P - Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém.
C - Quando eles morrem, voltam para o pó da terra, e naquele dia todos os seus planos se acabam.
P - Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no SENHOR, seu Deus, o Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe!
C - O SENHOR sempre cumpre as suas promessas; ele julga a favor dos que são explorados e dá comida aos que têm fome.
P - O SENHOR Deus põe em liberdade os que estão presos e faz com que os cegos vejam.
C - O SENHOR levanta os que caem e ama aqueles que lhe obedecem.
P - O SENHOR protege os estrangeiros que moram em nossa terra; ele ajuda as viúvas e os órfãos, mas faz com que fracassem os planos dos maus.
TODOS - O SENHOR será Rei para sempre. Ó Jerusalém, o seu Deus reinará eternamente. Aleluia!

09. Oração
P - Senhor Jesus, em tuas mãos estou e deste lugar seguro, não quero abdicar. Somente em ti confio, e desta fé, jamais quero me privar. Agradeço-te por seres meu; meu Salvador, meu Redentor, meu Amigo maior. Agradeço-te por seres de todos: Salvador de todos, Redentor de todos, Senhor de tudo e de todos. Ilumina minha mente, conduz o meu passo; faze-me sentir o amor do teu abraço. Quero viver em teus princípios, hoje e até o fim. Faze, por isso, tua morada dentro em mim.
C - Amém.

10. Hino – Santa Bíblia (HL 247)
(Coro)
Santa Bíblia, meu prazer, meu tesouro deves ser.
És verdade lá dos céus, a Palavra de meu Deus.
Tu me dizes o que sou, donde vim e aonde vou.
(Vozes Femininas)
Repreendes meu andar e me exortas sem cessar;
Alumias o meu pé, fortaleces minha fé;
És mensagem deste amor que me tem o Salvador.
(Vozes Masculinas)
Nunca podes enganar, é divino o teu falar;
És socorro na aflição quando sofre o coração.
Observando o teu dizer, o pecado irei vencer.
(Todos)
Sei de ti que viverei e com Cristo reinarei.
Nele tenho remissão e perfeita salvação.
Santa Bíblia, meu prazer, meu tesouro deves ser.

11. Leituras Bíblicas
Rm 6.1-11
Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais?
É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele?
Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte.
Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.
Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos unidos com ele por uma ressurreição igual à dele.
Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado.
Pois quem morre fica livre do poder do pecado.
Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele.
Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele.
A sua morte foi uma morte para o pecado e valeu de uma vez por todas. E a vida que ele vive agora é uma vida para Deus.
Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus.

Mt 10.37-42
- Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor.
Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar.
Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira.
- Quem recebe vocês está recebendo a mim; e quem me recebe está recebendo aquele que me enviou.
Quem receber um profeta, porque este é profeta, terá uma parte da recompensa dele; e quem receber uma pessoa boa, porque ela é boa, terá uma parte da recompensa dela.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem, apenas por ser meu seguidor, der ainda que seja um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente receberá a sua recompensa.

12. Confissão de Fé - Credo Apostólico
TODOS - Creio em Deus PAI, todo-poderoso, Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único FILHO, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo. Nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno. No terceiro dia, ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus pai, todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no ESPÍRITO SANTO, na santa Igreja Cristã – a comunhão dos santos -, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

13. Momento das Crianças – Jesus Procura
Onde você está? Onde você está?
O bom pastor te chama, ele te ama, quer te salvar.
Quero te encontrar pra comigo no céu morar.
Quero te encontrar pra comigo no céu morar.
Procura daqui, procura dali,
Procura de cá, procura de lá,
E não se cansa de procurar,
Sempre está pronto a te ajudar.
Jesus amoroso é o caminho que te leva ao céu.
Jesus amoroso quer, ele quer só te salvar.
Procura daqui, procura dali,
Procura de cá, procura de lá,
E não se cansa de procurar,
Sempre está pronto a te ajudar. Achou!

Crianças vão para a Escola Bíblica

14. Orquestra e Coro – Jesus alegria dos homens - J. S. Bach
É Jesus, minha alegria,
meu prazer, consolo e paz.
Ele, as dores, alivia,
E minh’ alma satisfaz.
É Jesus, meu sol fulgente.
Meu tesouro permanente.
Eu, por isso, seguirei,
E jamais o deixarei.

15. Mensagem

16. Hino Congregacional - (HL 440)

Com preces nos lábios a ti nós chegamos,
As nossas veredas cobriste de amor.
Mil graças rendemos, jamais te deixamos,
Ó fonte da vida, socorro na dor.
Ó tu, Pai eterno, do trono celeste
Prospera os caminhos do povo de Deus.
Dá forças divinas a quem elegeste,
E glória e vitória na luta dos teus.
Confiamos em ti, pois em tantas tormentas,
Em ventos agrestes socorres os teus.
Nos grandes perigos, só tu nos alentas,
Senhor, nosso Deus, ó Senhor, nosso Deus.

17. Oração Geral

18. Ofertório (Todos cantam)
“Cria em mim ó Deus, um puro coração e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um voluntário espírito. Amém“ (Salmo 51.10-13)

19. Liturgia de Instituição da Santa Ceia
P – O Senhor seja convosco.
C – E com o teu espírito.
P – Levantai os vossos corações.
C – Levantemo-los ao Senhor.
P – Demos graças ao Senhor nosso Deus.
C – Assim fazê-lo é digno e justo.
P – É verdadeiramente digno, justo e do nosso dever que, em todos os tempos e em todos os lugares, te demos graças, ó Senhor, santo Pai, onipotente e eterno Deus, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Portanto, com os anjos e arcanjos e com toda a companhia celeste, louvamos e magnificamos o teu glorioso nome, exaltando-te sempre, cantando:
C - “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos. Os céus é a terra estão cheios de sua glória. Hosana, Hosana, Hosana nas alturas! Bendito, bendito, bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana, Hosana, Hosana nas alturas.

20. Pai Nosso
TODOS - Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder, e a glória, para sempre. Amém.
21. Palavras da Instituição
P - Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e o deu a seus discípulos dizendo: “Tomai, comei, isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto, em memória minha”.
E, semelhantemente também, depois da ceia, tomou o cálice e, tendo dado graças, o entregou, dizendo: “Bebei todos deste. Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós para a remissão dos pecados. Fazei isto quantas vezes o beberdes, em memória minha”.
P - A paz do Senhor seja convosco para sempre
TODOS – Amém.

22. Agnus Dei (HL 205)
Digno és, ó Cordeiro, de todo louvor
Graças nós rendemos por teu amor
Teus são os poderes e os tronos também
Para todo sempre, amem, amém.
Tua seja glória e o domínio também
Para todo o sempre, Amém, Amém
Glória nas alturas, na terra também
Glórias aleluia! Amém, Amém

23. Distribuição – (Orquestra e Coro)

24. Ação de Graças
C - Ó Senhor, nosso Pai Celestial, a ti rendemos graças porque nos proporcionaste este presente que salva. Por isso, pedimos que nos fortaleças a fé em ti, e que esta fé torne-se cada vez mais ativa no amor. Em nome de Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém.

25. Palavra
Do Pastor Presidente da IELB
Do Reitor da ULBRA
Agradecimentos e Recados

26. Orquestra e Coro – Aleluia de Haendel
Hallelujah!
Aleluia!
For the Lord God Omnipotent reigneth, Hallelujah!
Porque o Senhor Deus Onipotente reina, Aleluia!
The kingdom of this world his become.
O reino do mundo se tornou Dele
The kingdom of our Lord and of His Christ.
O reino do Senhor e do Seu Cristo.
And he shall reign forever and ever.
e Ele reinará eternamente.
King of kings – forever and ever, Hallelujah!
Rei dos reis, Aleluia!
And Lord Of Lords – forever and ever, Hallelujah!
E Senhor dos senhores, Aleluia!
And He shall reign forever and ever
Ele reinará eternamente
Forever, and ever, forever and ever
Para sempre e sempre
Hallelujah!
Aleluia!

27. Oração e Benção
P – Senhor Deus, estamos por deixar este culto que em tu nos assististe.
C - Agradecemos-te por mais esta oportunidade. Ajuda-nos para que o culto iniciado aqui continue em nossa vida, alegrando-nos por conhecermos Cristo como nosso Salvador e dando testemunho de nossa fé, demonstrando sempre o grande valor que nossa alma tem diante de ti. Faze de nós tuas testemunhas nesta sociedade, aproveitando bem as oportunidades que tivermos. Em nome de Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém
P - “O SENHOR te abençoe e te guarde!
O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti!
O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”. (Números 6.24-27)
TODOS - Amém!

28. Ofertas + Coro e Orquestra – Jerusalém
Jerusalém. Jerusalém.
A nova vida à todos nós a esperar.
Jerusalém, Jerusalém,
Cidade santa onde vamos habitar.
Não há lua nem estrelas pra te iluminar.
No entanto brilhas, com todo esplendor,
Porque Cristo é tua luz.
Quem doar a sua vida, recompensa então terá,
Para todo sempre, na casa do Pai,
Com o Cristo reinará.

29. Hino Final - Santo (HL 146)
(Coro)
Santo! Santo! Santo! Deus onipotente,
Cedo de manhã, cantaremos teu louvor.
Santo! Santo! Santo! Trino Deus clemente,
És um só Deus, excelso Criador!
(Coro)
Santo! Santo! Santo! Clamam os remidos,
Entoando salmos diante do Senhor.
Honra, glória e bênção rendem reunidos
Ao Deus de eterno, infindo e grande amor.
(Coro e Congregação)
Santo! Santo! Santo! Deus, que és majestoso,
Reinas com poder sobre a terra, céus e mar.
Desde todo o sempre foste, ó Deus glorioso;
Tua grandeza nunca irá findar.
(Coro e Congregação)
Santo! Santo! Santo!  Deus que és sempre vivo,
Tuas obras louvam teu nome com fervor.
Santo! Santo! Santo! Justo e compassivo,
És um só Deus, supremo Criador!

Culto celebrado na ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS), em junho de 2008

Nenhum comentário: