BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Deus se revela em Cristo para aliviar os cansados e sobrecarregados!

Mateus 11.25-30

Tema: Deus se revela em Cristo a fim de aliviar os cansados e sobrecarregados!

Introdução: Acredito que este seja um dos textos mais conhecidos e citados de toda a Bíblia. Na grande maioria das vezes este texto é usado para problemas e alívios materiais, principalmente problemas de saúde. Naquele sentido, quando temos qualquer problema, basta nós nos dirigirmos a Deus e ele irá nos dar o alívio. Claro que isto também é verdade.

Mas, vejamos em que contexto Cristo falou estas palavras. Pouco antes Cristo fala de João Batista e dele próprio, diz ele: “João Batista Jejua e não bebe vinho, e todos dizem: Ele está dominado por um demônio! O Filho do homem come e bebe, e todos dizem: Olhem, este homem é comilão e beberão! É amigo dos cobradores de impostos e de pessoas de má fama! Porém é pelos seus resultados que a sabedoria de Deus mostra que é verdadeira.”

Depois disso, justo antes das palavras do nosso texto fala e condena severamente as cidades que não receberam a sua palavra. Aí vem as palavras do nosso texto de hoje onde ele começa falando da necessidade de ser humilde e da sua comunhão com o Pai. Aí ele vem com o convite de os cansados e sobrecarregados virem a ele e lhes promete dar o descanso.

Portanto, aqui não resta a mínima dúvida que, embora não esteja errado aplicar este texto à ajuda que Deus nos dá em meio aos problemas físicos, materiais e outros, pelos quais eventualmente venhamos a passar aqui neste mundo, originalmente, dentro do contexto no qual Cristo pronunciou estas palavras, ele estava se referindo aos que estão cansados e sobrecarregados com os seus pecados e sabem que eles não conseguem resolver sozinhos o problema dos seus pecados e por isso se achegam a Deus e Deus lhes promete o alívio.

1 – A corrupção do pecado

1.1 – Em textos lidos em dois cultos recentemente tivemos referências ao pecado original. Num citamos o texto do Salmo 51.5, onde Davi diz: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe”, e no outro lemos o texto de Romanos 5.12-15 onde Paulo afirma que o pecado entrou no mundo através de Adão e que dali passou para todos os homens. E além destes textos temos ainda o texto de Romanos 8.7, onde lemos: “     O pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar!” E ainda as palavras ditas por Jesus a Nicodemos: “Importa-vos nascer de novo, quem não é nascido da água e do Espírito não pode entrar no reino dos céus”.

Portanto, pela Bíblia fica claro que todos nós nascemos em pecado e que por isso por nascimento somos espiritualmente cegos, mortos e inimigos de Deus.

1.2 – Na primeira carta aos Coríntios, capítulo 2. Versículo 14, Paulo afirma que “o homem natural não aceita as coisas do espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente”.  Com isto fica claro que este pecado com o qual nós nascemos, que nós chamamos de pecado original, nos impede de nós mesmos nos achegarmos a Deus. Pois, em vez de nos inclinarmos a Deus, por natureza o ser humano está inclinado ao mal, para fazer as coisas que são de Satanás e não de Deus.

2 – Crentes em Cristo também são pecadores

2.1 – Mas vamos adiante. E quando já somos cristãos, ainda corremos o risco de cairmos da fé? E ainda continuamos fazendo coisas erradas?

Mesmo que muitas pessoas e igrejas pensem e afirmem o contrário, nós, baseados em Efésios 2.8,9, que diz: “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vê de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie”, e Gl 3.11: “É claro que ninguém é aceito por Deus por meio da lei”, afirmamos que: assim como a fé é um presente de Deus, também o céu é um presente de Deus. Assim como nada fazemos para chegarmos à fé, também nada fazemos para chegarmos ao céu. Tudo é presente de Deus, sem o nosso merecimento. Deus nos dá a fé, e igualmente o céu de graça, mediante a fé em Cristo Jesus como nosso Salvador.

2.2 – Apesar de sermos cristãos, nunca seremos santos. Como o apóstolo Paulo, queremos fazer o bem, mas tropeçamos, fazemos o mal que não gostaríamos de fazer. Por isso, dependemos totalmente de Deus para continuarmos na fé. É Deus quem nos dá a fé e é Deus quem nos mantém nesta fé até o fim. Sem a força de Deus não chegaríamos à fé, e sem a força de Deus também não conseguiríamos permanecer na fé em Cristo. E isto é absolutamente necessário nós reconhecermos. É a isto que Jesus se refere quando ele diz: “Eu te agradeço porque tens mostrado aos que não são instruídos aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, Pai, isso foi feito pela tua própria escolha e vontade”. Aos que se acham e consideram sábios e instruídos (fortes e preparados na fé; santos e não mais pecadores), Cristo há de abandonar, pois eles não mais reconhecem a necessidade de Cristo na sua vida. Eu preciso me sentir fraco, para que Cristo possa me ajudar. Eu preciso sentir minha incapacidade diante de Deus, para ele me socorrer. É exatamente isto que Cristo quis dizer no seu sermão da montanha quando ele disse: “Bem-aventurados os que são espiritualmente pobres, pois o reino do céu é deles!”

2.3 – Lutero chama isso de simultaneamente justo e pecador. Eu sou justo, porque Deus me perdoa pela fé em Cristo Jesus, mas continuo sendo pecador, pois continuo fazendo coisas erradas. Por isso continuo precisando do perdão obtido por Cristo Jesus. E isto vale para todo mundo. Inclusive para o pastor. Não é porque ele é pastor que ele agora é santo. Ele é um pecador como todos os demais, necessitando do perdão dos outros e do perdão de Deus em Cristo Jesus. Se nós queremos achar defeitos em alguém isto é fácil, pois todos são pecadores, mas Cristo nos ensinou a orar, e nós oramos diariamente: “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores!”

3 – O Convite de Cristo: Vinde a mim

3.1 – Com o seu convite: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, na verdade, Cristo convida a todos, mas aquele que se acha auto suficiente, sábio e entendido, que não sente a necessidade de recorrer a Cristo,  que se acham capazes de se salvar por conta própria, aos que não reconhecem os seus pecados e a necessidade de Cristo os perdoar; aos que não reconhecem que a fé é um dom de Deus e acham que podem se decidir e dedicar com as suas próprias forças a Cristo, este infelizmente se perderá. Cristo quer que deixemos de lado todo o nosso orgulho, nosso egoísmo, nossa sabedoria, nosso conhecimento e nossa confiança em nós mesmos, e quer que recorramos unicamente a ele.

3.2 – Mas as palavras finais do nosso texto de hoje nos intrigam: “Os deveres que exijo de vocês são fáceis, e a carga que ponho sobre vocês é leve.” Olhando este texto por cima, parece que ele quer dizer que seguir a Cristo é ter uma carga, um jugo a levar pela vida.

A verdade é que todos os homens seguem a um Senhor: ou a Cristo ou a Satanás. Lógico que nos dois caminhos encontraremos problemas e dificuldades. E o que o texto quer nos assegurar que seguir a Cristo é ter deveres fáceis a cumprir na minha e cargas leves a carregar na vida. Com estas palavras Cristo quer deixar bem claro que seguir o caminho dele é mais fácil e melhor do que seguir a satanás.

3.3 – Portanto, o descanso do qual Cristo fala no nosso texto de hoje e que ele nos assegura é a paz de consciência diante da certeza do perdão dos nossos pecados. E este perdão nos assegura o descanso eterno, a salvação eterna, a vida eterna junto com Cristo lá nos céus.

3.4 – Desta maneira nós somos libertados da escravidão do pecado. Pela fé ganhamos forças para vencer as tentações para o pecado e assim servir a Cristo com alegria e com boa disposição, sabendo que isto é o melhor para nós.

Conclusão: Certa vez alguém me citou esta passagem querendo com ela mostrar que a Bíblia afirma que os que estudaram teologia não são de Cristo, que os pastores pertencem todos ao diabo, que é errado se estudar teologia, que cristãos somente são as pessoas simples, humildes e de pouco conhecimento bíblico. No entanto, ter conhecimento da palavra de Deus não significa ser orgulhoso e arrogante. Mas pode significar exatamente o contrário: quanto mais conhecemos a palavra de Deus mais iremos ver a nossa incapacidade de nos salvar por conta própria e o quanto os nossos pecados ofendem a Deus e o quanto necessitamos de Cristo para ser o nosso salvador.

Humildade não tem nada a ver com conhecimento. Existem pessoas com muito conhecimento que são extremamente simples e humildes, e existem pessoas com pouco conhecimento que são extremamente orgulhosas e arrogantes.

Lembremo-nos sempre de que Cristo aceita os humildes, os pobres de espírito, e de que a estes ele dá o alívio, e que os devemos que ele exige de nós são fáceis de serem seguidos e a carga que ele põem sobre nós é leve de ser carregada. Conscientizemo-nos disto. Amém.


Rev. Milton Buss Leitzke

Nenhum comentário: