BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Sl 119.153-160 - Estudo Homilético

1º Leitura:  Salmo 119.153-160.

1 – Títulos:

Todas as tuas palavras são verdadeiras – NTLH.

Excelência da lei divina – ARA.

O prazer na lei divina – Lutero.

 

2 – Contextualização:

            O salmo 119 é uma exposição detalhada do salmo 19.7-9, cujo tema é: “A lei do Senhor é perfeita!” É composto por 22 estrofes, sendo cada qual de oito versículos. A bíblia de estudos NTLH, introduz este salmo com o seguinte comentário: “A lei não tira a liberdade, nem é negativa, ela é sempre fonte de vida, luz, sabedoria, consolo, liberdade, esperança e segurança”. A perícope em estudo destaca a veracidade da palavra de Deus, ela é desde o princípio e durará para todo o sempre.

3 – Conteúdo do texto:

            É uma oração de um servo do Senhor que está sofrendo por causa do desprezo da lei de Deus, por parte de muitos companheiros.

V.153 – “Ó Deus, olha para o meu sofrimento e socorre-me...” O salmista sabe que ninguém despreza impunemente a vontade do Senhor, por isso clama por misericórdia.

V.154 – “Defende a minha causa e livra-me...” O salmista crê que só Deus pode mudar o coração humano. Só Deus pode resolver nossas ansiedades. Por isso, apresenta a ele suas preocupações.

V.155 – “Os maus não serão salvos dos seus sofrimentos...” Maus são todos que não perguntam por Deus e sua vontade, que não crêem em suas promessas. Para estes, Deus preparou castigo eterno.

V. 156 – “Como é grande a tua compaixão, ó Senhor...” É por compaixão de meu Deus que sou seu filho, esta compaixão que agracia a todos.

V. 157 – “Tenho muitos inimigos e perseguidores...” Quem não é amigo de Deus é seu inimigo. Quem é inimigo de Deus também é meu inimigo. O salmista ora por seus inimigos, pedindo que Deus os transforme em seus amigos e lhes dê forças para testemunhar do amor de Deus.

V. 158 – “Quando olho para aqueles traidores, sinto nojo...” Em 1Co 6.14 o apóstolo Paulo diz: “Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa com o errado?”.

V. 159 – “Vê como amo os teus ensinamentos, ó Senhor! Conserva-me vivo, por causa do teu amor!” Ou: “Por causa da tua graça” Lutero. O salmista clama “por amor”, “por graça”, pois sabe “nada possuir” de valor perante Deus, que tudo é graça, é amor que vem do Senhor.

V. 160 – “Todas as tuas palavras são verdadeiras...” O Senhor Jesus confirma esta verdade ao orar em João 17.17 – “Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade.” Esta mensagem, ou palavra “dura para sempre”.

4 – Sugestão de tema:

A Palavra do Senhor é a verdade!

1) Ela exorta e corrige a quem está no erro!

2) Ela consola e orienta aos que nela crêem!

Rev. Ailton Muller

Nenhum comentário: