BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mt 10.34-42 - Estudo Homilético

Mateus 10 34-42.

1 – Títulos:

Espada em vez de paz. As recompensas – NTLH.

As dificuldades. As recompensas – ARA.

Inimizades por causa de Jesus – Lutero.

2 – Contextualização:

            Jesus está enviando seus discípulos para evangelizar o povo de Israel. A perícope traz advertências sobre dificuldades que surgirão e também promessas de bênçãos do céu. Jesus diz para os discípulos que a mensagem “do reino de Deus” não proporciona uma paz incondicional entre os ouvintes, ao contrário traz consigo muitas lutas. Porque a fé é um dom individual, não de grupos familiares. Por isso os discípulos não deveriam estranhar quando seu ministério causar divisões entre famílias e provocar perseguições.

3. Conteúdo do texto:

            O texto orienta sobre angustias e contrariedades que todo pregador da palavra de Deus precisa suportar. O Senhor Jesus também lembra, o consolo, a benção que Deus preparou para servos fiéis de sua palavra.

V.34 “ não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer paz, mas espada.” Estas palavras de Jesus parecem negar a profecia de Is 9.6 que chama o messias de “O príncipe da paz!”  ou, o canto dos anjos na noite de natal, que em Lc 2.14 proclamaram: “Paz na terra!”   É preciso entender que Jesus trouxe a paz de consciência, o perdão dos pecados, mas não a paz social. A mensagem do “Reino de Deus” traz muitas lutas e sofrimentos entre aqueles que o aceitam e os que o rejeitam.

V.35 “Eu vim para  pôr os filhos contra os pais, as filhas contra as mães e as noras contra as sogras.” O fator causador destas divisões é a fé no salvador Jesus. A fé é um dom individual. Ninguém pode crer pelo outro. A fé abra a porta do céu. A falta de fé abra as portas do inferno. Não existe meio termo.

V.36 “E assim os piores inimigos de uma pessoa serão seus próprios parentes.” A fé em Cristo não é um patrimônio familiar, não é transmitido por vínculos sanguíneos, mas unicamente pelo ouvir da palavra. E quem crer em Jesus “não pode deixar de falar daquilo que tem visto e ouvido.” At 4.20.

V. 37 “Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que a mim não merece ser meu seguidor.” Aqui Jesus destaca o primeiro mandamento que ensina amar a Deus acima de todas as coisas. Jesus não diz que o cristão, não deve amar seu pai ou sua mãe, ele apenas coloca o amor a Deus acima de qualquer sentimento humano. Na mesma linha de pensamento ele continua: “Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que a mim não merece ser meu seguidor.” Assim Jesus conscientiza os discípulos de que ele não é apenas um mestre humano, mas o verdadeiro Deus que precisa ser honrado do mesmo modo como o Pai.

V. 38 “Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar.” Ou “quem não toma a sua cruz” ARA. Aqui temos a primeira referencia que Jesus faz sobre a sua morte de cruz. Uma morte horrível, aplicada apenas a grandes criminosos. Portanto, Jesus quer seguidores decididos, que amam a Deus acima de todas as coisas, que não recusam quando ameaçados, que enfrentam a própria morte por amor a vida verdadeira.

V. 39 “Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira!” Quem busca a realização de sua vida neste mundo não é de Cristo e não terá a vida verdadeira. Porque Cristo e seu reino não são deste mundo.

V. 40 “Quem recebe vocês está recebendo a mim... e aquele que me enviou!” Que promessa extraordinária: ouvir um pregador da palavra de Deus é a mesma coisa que ouvir o próprio Senhor Jesus, e mais como ouvir o próprio Senhor Deus! Que responsabilidade o Senhor Jesus coloca sobre os ombros de seus mensageiros, a saber: falar tão somente aquilo que Deus falou.

V. 41 “Quem recebe um profeta, porque este é profeta, terá uma parte da recompensa dele.” O profeta de Deus, ou o pregador da palavra de Deus é portador de bênçãos divinas, e por onde passa deixa sinais destas bênçãos. Parece que Jesus está falando com base em Is 52.7 “Como é bonito ver um mensageiro...”.

V. 42 “...quem der ainda que seja um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente receberá a sua recompensa.” Jesus reforça: nenhum gesto de colaboração com o ministro da palavra, por insignificante que seja, não passará desapercebido aos olhos de Deus, ele recompensará a todos.

4. Sugestão de tema:

A difícil, mas gratificante tarefa de pregar a palavra!

1) Porque a palavra provoca divisões!

2) Porque a palavra oferece consolo da parte do Senhor!

3) Porque a palavra traz benção para quem a prega e para quem a ouve!

Rev. Ailton Muller

Nenhum comentário: